Ser Fiador...

boas malta,

um amigo está interessado em comprar carro mas acho que por ser ainda novo e querer pagar o carro as prestações pediram-lhe um fiador, ligou-me para ver se eu podia-lhe fazer o favor, custa-me dizer-lhe que não mas que consequencias isso me pode trazer?

aconselham, não aconselham?
 
se ele se lembrar de não querer pagar as prestações tens de pagar tu...

isto depende do contrato que faça, mas por norma têm todos a mesma base de efeito
 
pois a ideia que tenho é mesmo essa. mas como disse está a custar um bocado dizer que não, vou ver se arranjo uma desculpa válida, aceitam-se sujestões :p
 
Não açeites...

Nunca se sabe o dia de amanha... hoje é teu amigo do peito.. amanha não sabes...

E podes sempre dizer que o facto de seres fiador, isso é encarado como um " encargo" caso um dia precises de empréstimo para ti...

Não é bem assim, mas não foge muito do que os bancos pensam no momento de pedires empréstimo...
 
Já estive numa situação parecida...

Se de facto for "amigo" vai entender a tua resposta negativa...

Por mais que se pense, custa sempre dizer que não, mas é uma responsabilidade muito grande, e se já entre familiares as coisas podem azedar, entre amigos ainda pior... e depois tudo piora.

É uma situação complicada de gerir, mas repito, se de facto é "amigo", vai acabar por compreender...
 
Diz-lhe para pedir a um familiar mais velho, tu ainda és novo e podes querer comprar mais coisas as prestações e o banco pode criar-te dificuldades...
 
obrigado ;)

ainda mais nesta altura que tenho andado a planear o futuro, eu sempre fui um pouco contra os emprestimos (fora a casa que agora dificilmente alguem aos 30/40 anos tem dinheiro para a pagar sem recorrer ao banco)
mas carros, férias e afins sou um bocado contra. se não há dinheiro para um de 10.000€ compra um de 5.000€
 
Resume-se a:
Fiador = principal pagador em caso de incumprimento.
Apenas tu podes avaliar até que ponto estás disposto a arriscar, mas sem dúvida vai ficar registado na Central de Responsabilidades de Crédito (Banco de Portugal) e se necessitares de algum financiamento entretanto é tido em linha de conta.
 
É uma situação complicada , e é sempre difícil dizer que não mas para este caso de ser fiador tem de ser mesmo que não pois já vi tanta miséria a custa disso jasus , e depois não sei como está agora mas aqui a uns anos quando a pessoa deixava de pagar só iam pedir ao fiador quando já estavam 4 ou 5 prestações em atraso.
 
Obrigado a todos ;) sim em principio vou me por mesmo fora do assunto, há amigos que se fosse preciso até o c* dava por eles mas também não é o caso...
 
Back
Top