Selo dos carros importados...

apenas tens que pagar os selos referentes a data em que o carro passou para teu nome , mais nada anterior a isso nao importa quem seja o dono nao os tens que pagar apenas pagas quando o carro passou para teu nome .

eu tive o mesmo problema e informei-me bem .
 
apenas tens que pagar os selos referentes a data em que o carro passou para teu nome , mais nada anterior a isso nao importa quem seja o dono nao os tens que pagar apenas pagas quando o carro passou para teu nome .

eu tive o mesmo problema e informei-me bem .

Lamento trazer más noticias e quem te informou, não o fez com a informação completa.

Vejam o artigo 22º do código do IUC.

Se é certo que o devedor é o proprietário à data em que o imposto é devido (no 1º caso o selo é devido no mês relativo à data da matrícula em Portugal, ou seja, data da emissão da matricula e não a data da 1ª matrícula. No 2º caso é devido até ao fim do trigésimo dia após a emissão da matrícula em 2008 e depois no mês de novembro de 2009 e seguintes) o problema é que o veículo responde pelos impostos que der origem e não estiverem pagos, ou seja, pode ser apreendido e vendido em hasta pública (no limite, como é óbvio)...

Na prática o que o funcionário de finanças disse foi o que descrevi...
 
Last edited:
Amigo Tdi... como aqui já foi dito, actualmente o "Selo" IUC está associado á propriedade do bem á data, e não ao bem em si.
Logo, o teu amigo só será responsável pelo "Selo" IUC do ano apartir do qual ele é o proprietário do veículo, sendo que o selo vencido no passado será devido pelo dono á data em questão.

Quanto ao que o vsantos69 disse, não posso confirmar... nem contradizer.
Mas suponho que não seja tanto assim... visto que a "penhora" ao ser feita será ao devedor, e como o carro transitou de dono não puderá ser alvo de penhora.

Mas informa-te a esse respeito nas finanças, expondo estas duvidas.

Espero ter-te esclarecido.
Abraço!
 
Last edited:
Quanto ao que o vsantos69 disse, não posso confirmar... nem contradizer.
Mas suponho que não seja tanto assim... visto que a "penhora" ao ser feita será ao devedor, e como o carro transitou de dono não puderá ser alvo de penhora.

Mas informa-te a esse respeito nas finanças, expondo estas duvidas.

Espero ter-te esclarecido.
Abraço!

A questão não está na penhora está no facto de a falta de pagamento do imposto poder dar apreensão do veículo. Ao ir a um Serviço de Finanças fazer o pagamento do último ano do "selo" e existir outro ano anterior por pagar pode ser requerido à policia (GNR ou PSP) a apreensão do veículo.

Quanto à penhora, a questão deve ser vista de outro prisma, ou seja, é claro que a dívida é de quem detinha o veículo à data em que devia ter sido pago, se o anterior dono não pagar e não tiver património para satisfazer o pagamento, o veículo pode vir a responder pela dívida mesmo já pertencendo a outrem. A este processo chamasse reversão contra possuídores ;(
 
Amigo vsantos69...

Como disse não tenho certezas, portanto não posso discordar do que dizes ;)!
Sei que em relação aos bens imóveis as dívidas podem passar de dono com a transição de propriedade, sobre bens móveis desconheço a legislação fiscal
 
Lamento trazer más noticias e quem te informou, não o fez com a informação completa.

Vejam o artigo 22º do código do IUC.

Se é certo que o devedor é o proprietário à data em que o imposto é devido (no 1º caso o selo é devido no mês relativo à data da matrícula em Portugal, ou seja, data da emissão da matricula e não a data da 1ª matrícula. No 2º caso é devido até ao fim do trigésimo dia após a emissão da matrícula em 2008 e depois no mês de novembro de 2009 e seguintes) o problema é que o veículo responde pelos impostos que der origem e não estiverem pagos, ou seja, pode ser apreendido e vendido em hasta pública (no limite, como é óbvio)...

Na prática o que o funcionário de finanças disse foi o que descrevi...

caro colega , eu comprei um vw golf de 92 e o ultimo selo pago foi de 99 mas eu passei para meu nome em 2007 . nas finanças apenas paguei o selo de 2007 e o o antigo proprietario nao recebe IRS enquanto nao liquidar a divida foi o que me disseram nas finanças . o mesmo aconteceu na inpecçao e apenas paguei a desse ano mais nada
 
caro colega , eu comprei um vw golf de 92 e o ultimo selo pago foi de 99 mas eu passei para meu nome em 2007 . nas finanças apenas paguei o selo de 2007 e o o antigo proprietario nao recebe IRS enquanto nao liquidar a divida foi o que me disseram nas finanças . o mesmo aconteceu na inpecçao e apenas paguei a desse ano mais nada

Até 2007 era diferente, os veículos só pagavam imposto se encontrados a circular, era o chamado imposto de selo sendo o seu nome correcto imposto sobre veículos. Após 2007, ano em que entra em vígor o IUC, passa a ser sempre devido o imposto pelo proprietário desde que a matricula esteja em vígor.
 
Caros amigos eu comprei o meu argolas em Junho do ano passado, sendo o carro de Maio de 1997, andei sem selo porque o stand onde o comprei nao o tinha ou nao me entregou, tirei o este ano em Agosto por esquecimento e so paguei o montante(131€) sem problemas, e é importado, a Julho de 2001...
 
Last edited:
Caros amigos eu comprei o meu argolas em Junho do ano passado, sendo o carro de Maio de 1997, andei sem selo porque o stand onde o comprei nao o tinha ou nao me entregou, tirei o este ano em Agosto por esquecimento e so paguei o montante(131€) sem problemas, e é importado, a Julho de 2001...

Agora não existe a figura do selo, apenas tem que se ter comprovativo do pagamento...

Provavelmente pagaste o selo sem problemas porque os anteriores estavam pagos, é possivel ;)
 
Last edited:
Qual o motivo dos carros importados pagarem tanto de selo?
Tendo em conta que já sao portugueses , nao faz sentido ..
 
boas pessoal eu tenho uma audi b7 de 2006/12 importada touxe eu da alemanha e o selo de 2011 estava por pagar o valor e 217 euros
comprei o de 2012 e nao paguei o que esta caido, o que acontece se for chamado as finanças levo so a declaraçao de venda e compra
e eles vao ver a data da compra do carro que foi em 20 de agosto ano passo,e esse selo caido devia ser pago ate 6 janeiro de 2011
como adqueri a viatura em agosto nao tenho pagar dividas de outros so tenho responsabilidade a partir da data da compra do carro o resto passa me ao lado abraço pepole

nota isto que disse estive na parte do contencioso nas finanças e foi que eles disserao ate data nepia
 
Last edited:
boas pessoal eu tenho uma audi b7 de 2006/12 importada touxe eu da alemanha e o selo de 2011 estava por pagar o valor e 217 euros
comprei o de 2012 e nao paguei o que esta caido, o que acontece se for chamado as finanças levo so a declaraçao de venda e compra
e eles vao ver a data da compra do carro que foi em 20 de agosto ano passo,e esse selo caido devia ser pago ate 6 janeiro de 2011
como adqueri a viatura em agosto nao tenho pagar dividas de outros so tenho responsabilidade a partir da data da compra do carro o resto passa me ao lado abraço pepole

nota isto que disse estive na parte do contencioso nas finanças e foi que eles disserao ate data nepia

Boas tardes, isto com as finanças tudo é possivel , veja se o Imposto de Circulação que pagou se é referente a 2011 ou a 2012.
 
Back
Top