Selo dos carros importados...

Ora bem, um amigo meu comprou a semana passada um carro de janeiro de 2002, importado para portugal no inicio do ano mas só o matriculou a meio deste ano.

Acontece que quem importou o carro não pagou/comprou o selo do ano de 2008, ou seja do ano corrente que deveria ter sido comprado logo em Janeiro.

A duvida é, quando chegar a janeiro novamente ele terá de comprar o selo, nessa altura só paga o de 2009 ou vai ser obrigado a pagar os que estão em atraso tambem???

O carro ainda não está em nome desse meu amigo, mas acho que isso pouco importa, ele pro ano pra poder comprar o selo tem de ter o carro em nome dele portanto nessa altura tenho quase a certeza que o vão fazer pagar os 2 selos ou não?
 
Eu tambem acho que sim, alguem consegue mesmo confirmar isto?

É que se assim for convem ele ir ter com quem lhe vendeu o carro e exigir esse dinheiro, é que são 178€ deste ano e em 2009 mais cerca de 190€...LOL
 
Não me parece que tenha que pagar os dois selos. o imposto unico de circulação é pago pela propriedade, como em 2008 o carro não estava emnome dele, as finanças vao ir para cima do proprietário á data de obrigatoriedade de compra do "selo". Assim na base de dados das finanças quem esta em divida é o anterior proprietário. e no caso deste carro ele vai pagar o iuc no mes em que o matriculou em Portugal e nao no mes do carro. se ele passar o carro para o nome dele antes desse mês aí provavelmente irá ter de pagar o selo se só passar depois ou nesse mês só pagara o de 2009.
 
Resumindo, imaginando que o carro foi matriculado em Agosto de 2008.

Se ele meter o carro em nome dele até agosto de 2009 terá de pagar os 2 selos.

Se esperar que passe o mes de Agosto para mudar o carro pa nome dele já só paga 1 selo certo?

Não tem muitas hipoteses não, ou anda ilegal ate lá ou paga 2 selos po ano.
 
É assim, o o IUC só e cobrado 90 dias apos a matricula em Portugal.

Ou seja, o o carro já esta matriculado ha mais de 90 dias o IUC é devido pelo actual proprietário.

ou seja, a obrigaçao de pagar o imposto é do actual proprietário independentemente de ser stand ou nao, pois com o novo diplima Lei 22-A/2007, a viatura é considerada sempre em circulação.
 
pois, so que o actual proprietario (no DUA) é o stand, mas como ja o entregou e tem a declaração de venda assinada não sabemos se não vai querer fujir com o rabo á seringa...

Outra coisa, o carro com o selo em divida o meu amigo consegue regista-lo em nome dele e fazer o respectivo seguro?
 
sim consegue regista-lo e fazer o seguro. Depois de estar registao em nome dele vai passar a constar como proprietario nas finanças, nessa altura deverá ir á sua pagina ou entao as finanças e verificar a situaçao do iuc.
 
em principio não vai ter problemas nenhuns com isso pois o prazo de pagamento para o "selo" desse carro já passou e o proprietário não o pagou. o problema é entre o antigo proprietario e as finanças.

imagina que compras um carro nacional e o dono nunca pagou iuc. a responsabilidade desses pagamentos não é do carro nem tua. é do dono da viatura na altura de pagamento do imposto as dividas são pessoais e não do carro.

dai que vais ver na pagina das finanças com o teu nº de contribuinte e não com a matricula do carro.
 
tambem penso que em principio nao vai ter problemas com isso... mas se tiver de pagar, para alem dos 178€ do ano passado e dos 190€ do ano que vem tambem vai faltar pagar as multas por pagar fora de prazo, que com sorte nao passaram de 15€...mas podem chegar penso que a 3X o valor do selo...
 
Já agora aproveito o tópico para expor uma situação: Um colega de trabalho comprou uma B7 importada que foi legalizada e matriculada este mês de Dezembro de 2008. Sendo o carro de Agosto de 2005, ele ainda tem de pagar o selo correspondente ao ano de 2008, ou pagará só o selo em Agosto de 2009 correspondente ao próximo ano??? :roll:
 
migsan disse:
Já agora aproveito o tópico para expor uma situação: Um colega de trabalho comprou uma B7 importada que foi legalizada e matriculada este mês de Dezembro de 2008. Sendo o carro de Agosto de 2005, ele ainda tem de pagar o selo correspondente ao ano de 2008, ou pagará só o selo em Agosto de 2009 correspondente ao próximo ano??? :roll:

este paga ja e o outro so pro ano...

eu comprei o meu carro em novembro do ano passado, paguei na altura 175€ e so tornei a pagar este ano 178,70€ :evil: :evil:
 
Eu estou com um problema similar.
O imposto deveria ter sido pago em Maio eu comprei o carro dp dessa data ou seja em junho chegou agora o livrete e lá fui ás finanças para pagar o imposto de circulação unico diz o tipo das finanças que o antigo dono está em falta de pagamento do ano anterior, ou seja para eu poder pagar o deste ano tenho de pagar com multa o do antigo proprietário e depois tb ainda pago multa por comprar fora de prazo em meu nome, mas eu disse-lhe que so tenho o carro agora e não anterior a Maio e ele diz-me que não interressa tenho que pagar os 2 mais as respectivas multas(15 eurios) Será que é assim mesmo? claro não falta ninguem a dizer que so devemos pagar o que é nosso mas como contornar isto de o fdp não me quer vender o deste ano?Onde nos podemos ir queixar?Desde quando tenho que pagar dividas dos outros?Se alguem souber como dar a volta a isto fico -lhe agredecido.:)
 
uma opinião minha ...todos os contribuintes devem ter a sua senha das finanças.
eu pessoalmente para pagar os impostos das minhas viaturas nao quero opinioes de
ninguem,tenho o meu portal...onde pago todas as minhas dividas perante o fisco.
É claro que na data da matricula o proprietario do veiculo é o que tem de pagar o respectivo imposto de circulação para um ano,se não o fizer as respectivas multas recaim sobre ele....mesmo que venda a viatura passado um mes depois dessa data.

abraço...


ave5.gif








felixal1li6.gif
 
Back
Top