Segmentos ou turbo, como saber?

Boas!
Tenho reparado que o meu argolas anda-se a esticar no consumo de óleo, pois em 4 mil km anda a beber sensivelmente 0.5l. A meu ver acho que é um consumo bem exagerado, no entanto ele esta com 220 mil e com oleo 5W30. Mas a tudo isto posso dizer que a egr baba óleo e a uma emenda de um tubo que se encontra do lado direito do motor que verte também um bocadinho de óleo, já tentei solucionar mas continua na mesma. E o turbo nas 1700/1900 rpm ja se ouve uma griladela. Mas a minha duvida persiste, eu nao sei se é mesmo o turbo que bebe o óleo ou se o problema esta no motor, tenho muitos cuidados com o carro, por qualquer que seja a distancia da viagem tenho sempre o cuidado de nao desligar logo o carro e de nao puchar por ele a frio e anda sempre bem assistido com revisões a tempo e horas e sempre bom material. Como saber de onde vem o problema? Ah e que eu repare não vejo fumo a sair da traseira so as vezes com a luz dos carros e durante a noite quando piso a fundo depois de andar a pastra e que vejo um pouco de fumo, nao sei de onde vem o consumo de oleo.

Ah e ja agora é um a4 130 cv avf.

Cumps,
b3rtaci
 
Será que não tens para ai nenhuma fuga que não dês conta? Eu no meu caso, o meu A3 perde o óleo pela junta da tampa das válvulas, podes ter uma fuga ai em algum sitio e ele perde-se também.
O turbo a grilar já começa a ser mau sinal .. :s
 
Segmentos podes ver é abrir a tampa do oleo e tirar a vareta do oleo, se sair vapor pode ser mau sinal
 
Segmentos podes ver é abrir a tampa do oleo e tirar a vareta do oleo, se sair vapor pode ser mau sinal

Boas!

Isso em quase que tirar a vareta e ver isso quanse todos o fazem.


Ah esqueci-me de salientar que o carro esta a puchar mt bem pega sempre bem tanto frio como quente.
 
Não acredito que seja seguementos... Porque nao experimentas um 5w40?

Vê o turbo, pode estar a dar um bocado de passagem de óleo...
 
Será que não tens para ai nenhuma fuga que não dês conta? Eu no meu caso, o meu A3 perde o óleo pela junta da tampa das válvulas, podes ter uma fuga ai em algum sitio e ele perde-se também.
O turbo a grilar já começa a ser mau sinal .. :s


Não, nao tenho nenhuma fuga as unicas que eu tenho e que sao bem visiveis como eu disse é na egr que baba oleo e num tubo que se encontra do lado direito do motor, um tubo que vai ai ic e onde tem uma emenda, ai verte tb um pouco de oleo...

- - - - - - - - - -

Não acredito que seja seguementos... Porque nao experimentas um 5w40?

Vê o turbo, pode estar a dar um bocado de passagem de óleo...

Sim é uma ipotse experimentar esse, eu gosto deste porque é um bom óleo e como é um óleo indicado para carros com filtro de partículas logo ainda melhor o óleo é pois menos ter de "cinzas" tem logo menos sujidade no motor. Eu tambem nao me acredito que seja o motor e ja experimentei fazer isso com o carro na temperatura de trabalho normal tirar a vareta e ver se sai muito ou pouco fumo como dizem, sai algum e um ou outro salpico de oleo, mas penso que isso seja normal, vou ver num de um colega meu que tem uma ibiza 130 a ver se faz o mesmo, mas so no fim de semana. No entanto eu tambem aponto para o turbo, mas por outro lado tambem me deixa a desejar a situação do motor pois era uma carro que ate aos 190 mil km só fazia cidade a bem dizer nomeadamente a cidade de braga e isso é um bocado mau para o desgaste dos motores... :(
 
Last edited:
Não, nao tenho nenhuma fuga as unicas que eu tenho e que sao bem visiveis como eu disse é na egr que baba oleo e num tubo que se encontra do lado direito do motor, um tubo que vai ai ic e onde tem uma emenda, ai verte tb um pouco de oleo...

- - - - - - - - - -



Sim é uma ipotse experimentar esse, eu gosto deste porque é um bom óleo e como é um óleo indicado para carros com filtro de partículas logo ainda melhor o óleo é pois menos ter de "cinzas" tem logo menos sujidade no motor. Eu tambem nao me acredito que seja o motor e ja experimentei fazer isso com o carro na temperatura de trabalho normal tirar a vareta e ver se sai muito ou pouco fumo como dizem, sai algum e um ou outro salpico de oleo, mas penso que isso seja normal, vou ver num de um colega meu que tem uma ibiza 130 a ver se faz o mesmo, mas so no fim de semana. No entanto eu tambem aponto para o turbo, mas por outro lado tambem me deixa a desejar a situação do motor pois era uma carro que ate aos 190 mil km só fazia cidade a bem dizer nomeadamente a cidade de braga e isso é um bocado mau para o desgaste dos motores... :)

Se tu dizes que tens óleo na tubagem do IC eu aponto para o turbo a começar a ganhar folgas e esta a deixar passar óleo .. Veda em condições a EGR primeiro e depois verifica o turbo ..
 
Sim é uma ipotse experimentar esse, eu gosto deste porque é um bom óleo e como é um óleo indicado para carros com filtro de partículas logo ainda melhor o óleo é pois menos ter de "cinzas" tem logo menos sujidade no motor. Eu tambem nao me acredito que seja o motor e ja experimentei fazer isso com o carro na temperatura de trabalho normal tirar a vareta e ver se sai muito ou pouco fumo como dizem, sai algum e um ou outro salpico de oleo, mas penso que isso seja normal, vou ver num de um colega meu que tem uma ibiza 130 a ver se faz o mesmo, mas so no fim de semana. No entanto eu tambem aponto para o turbo, mas por outro lado tambem me deixa a desejar a situação do motor pois era uma carro que ate aos 190 mil km só fazia cidade a bem dizer nomeadamente a cidade de braga e isso é um bocado mau para o desgaste dos motores... :)

Salpico só mesmo no sitio onde se coloca óleo e mesmo assim uma coisa de nada porque na vareta não pode e fumo não pode sair digo eu ;)
 
escolhe um oleo de marca, para o teu motor (pd) tens que usar um oleo especifico, se não pode dar aumento de consumo e dar-te cabo das cablagens dos injectores
 
E é esse mesmo óleo que eu uso no meu carro e especifico com a norma correcta e o recomendado pela castrol. Vocês é que me podiam ajudar com essa situação da vareta, experimentem vocês nos vossos carros ja com a temperatura de trabalho atingida ( aprox 90º). Eu fiz o teste hj a noite onde contem com uma lanterna pois era num local uum pouco escuro e com a lanterna verifiquei que sai um pouco de vapor e meti um lenço de papel a tapar o buraco +/- por 3/5 segundos e contei que tinha uma ou 2 pingas de óleo.
 
com 220 mil a usar 5w30 deve ser normalíssimo gastar óleo pk esse motor de novo já não tem nada,usa o 5w40 e depois vês como se porta
 
Back
Top