Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

  1. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Nos últimos tempos, o IQ foi alvo de umas pequenas reparações.

    Primeiramente, o motor de arranque decidiu entregar a alma ao criador e colou. O motor "rodava" mas o carreto não avançava.
    Meti mãos à obra e coloquei um suplente que tenho, que era do 6k do meu pai:
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    No entanto e apesar de funcionar, faz um barulho estranho. Decidi mandar reparar o que supostamente será o original do IQ: levou carreto, embraiagem e escovas.

    Aqui o "original" já no sitio:
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    Noto que o carro pega bem melhor, mesmo a quente (quando as velas não ligam, chegava a estar uns 5 segundos com o motor de arranque a "rodar" até pegar).

    Entretanto solucionei também algo que já andava a adiar há uns tempos, por saber que era algo trabalhoso e chato apesar de relativamente simples: substituir o interruptor de chave da ignição.

    Anteriormente, já tinha dado sinais de mau funcionamento quando ligava a chave (só ligava ao fim de insistir umas vezes). Verifiquei a ficha e os terminais, dei uma limpeza no que consegui e ficou melhor. Porém, por vezes tinha que pressionar a ficha para que accionar o motor de arranque (posição 2). Na altura, andei a ver na Internet o custo do interruptor (relativamente barato, menos de 10€) mas principalmente como seria a sua montagem/substituição... Retirar volante, retirar a fechadura da coluna da direcção completa, utilizando um "saca", porque o parafuso que fixa o interruptor só está acessível pela "parte de dentro", enfim, um belo pincel :rolleyes: Nessa altura, com a ajuda do meu pai, colocamos provisoriamente um "botão auxiliar" para accionar o motor de arranque quando o interruptor não funcionasse, escondido na zona da caixa de fusíveis/ficha OBD por baixo do volante (que fica tapado com a "gaveta"):

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    Nos últimos tempos, e principalmente com o calor, era quando o interruptor mais "falhava". A última "partida" era, apesar de funcionar bem a meter a trabalhar, não voltava para a "posição 1". Ou seja, tinha que rodar a chave um pouco para trás, de forma a que, por exemplo, o rádio e ligasse e ter médios no carro! Isto porque ao supostamente não "voltar" à posição 1, nada disso funcionava. Ocorreu-me até que pudesse ter sido algo relacionado com isso que fez o motor de arranque colar, ou seja, que o mesmo tivesse ficado a funcionar até queimar. Não pude confirmar isso, porque a situação ocorreu com a minha Maria e ela não me soube explicar... Enfim o_O

    Interruptor de substituição adquirido:

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    Mãos à obra! Retirar os plásticos do quadrante e da zona da caixa de direcção para ter o máximo de espaço para trabalhar, desligar fichas, retirar o volante, retirar os comutadores dos piscas/escovas limpa pára-brisas... E depois o que mais me preocupava: retirar a fechadura da coluna da direcção!

    Esta foi a única foto que tirei e apenas porque aguardava a chegada do meu pai, que me trouxe um saca de duas pernas para extrarir a bucha estriada:
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    Com a ajuda de uma chave de bocas de 27mm, de forma a "prender" a bucha e fixar as pernas no saca, lá saiu a fechadura da coluna da direcção... E em 2 minutos o interruptor novo estava no sitio e testado!

    Toca a montar tudo no sitio, felizmente sem complicações e tudo a funcionar :D
    Aproveitei e reparei os encaixes/apoios do "botão da buzina" do volante: um deles, eu sabia que estava partido e já tinha sido supostamente reparado, o outro partiu ao desmontar...

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    Aqui o interruptor que retirei, que é claramente visível onde está danificado e curiosamente é da mesma marca do que comprei:

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    Outrora já deveria ter sido substituído, sem dúvida...
    Veremos nos próximos tempos se aprova :cool:

    Lá mais para o Inverno, logo colocarei as 4 velas novas Beru :)
     
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  2. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Ainda sobre o final de 2023...

    No inicio de Dezembro, com o tempo a começar a ficar mais frio, decidi avançar com a montagem das velas incandescentes BERU GN857 que tinha adquirido há uns tempos:

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    Após a habitual "luta" para a montagem das mesmas sem retirar os tubos dos injectores e afins, concluiu-se que o IQ andava com uma vela OK, duas queimadas... A outra não sei o estado em que se encontra, porque ao retira-la deixei-a cair e ficou presa entre o suporte da bomba injectora e o bloco, num sitio de acesso bem difícil Ainda "lutei" para a tirar durante uns 40 minutos, até que acabei por desistir...o_O

    As poucas fotos que tirei:
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    Ao apertar as velas no sitio, acabei por trilhar um pouco os tubos de retorno dos injectores. Como ainda eram os mesmos que vinham no IQ e tinha aqui um bocado de tubo novo e de boa qualidade, acabei por substituir os 3 tubos de retorno:
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    Notei logo um pegar bem mais leve e fácil, quer a frio quer a quente. 4 velas novas, motor de arranque arranjado também recentemente, só tinha que ser assim :)
     
    zefern gostou disto.
  3. madlima29

    madlima29

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    Está mal montado
     

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