S.O.S

pratinhol disse:
Eu sou associado da DECO, liga para lá que és bem esclarecido.
Penso que em compra a particular, o negócio só é desfeito se provares que houve má fé por parte do vendedor particular, ou seja sabia que havia uma certa avaria e não te avisou no acto da compra. ;)
A compra a um particular não são as mesmas regras da compra a um profissional.

Nem mais ficas logo a saber...
 
Amigo... desculpa mas tens que estar enganado...LOLOL

Tão o homem vendeu-te a carrinha a funcionar... não te disse que tinha mudado a correia... de que o culpas tu?!?!

Querem ver que ele tambem te tem que alertar para o facto de teres que mudar o oleo?!

Se em vez da correia, tivesse sido o motor a gripar por falta de oleo...ais culpa-lo por não ter mudado o oleo a tempo?!?!?

Tás a brincar certo?!?!

É que nem penses numa coisa dessas... mas tudo bem.. vai la pra tribunal..lolol que depois ves quem se safa melhor...lolololol
 
koolboy disse:
Eu vou dar a minha opinião...tendo a culpa ou não do vendedor que eu não percebo nada de leis,acho que na compra de uma carrinha com 185000km a um particular devias fazer logo uma revisão, pois por norma aos 180000km devia ter mudado a correia...como o vendedor anterior não te provou que tinha mudado automaticamente era da inteira reponsabilidade do comprador ou seja tu...agora se ele te desse uma factura a dizer que mudou e agora rebentasse achio que a culpa era do vendedor ;) ;) ;) ;) mas a minha questão é a seguinte será que não foi mudada aos 90000km :?: :?: :?: :?: :?: será que aguentava tanto uma correia, principalmente a do alternador que chega por volta dos 100000km e começa a ficar todas cortada :?: :?: :?: :?: :?:

Completamente de acordo, quando se compra um carro a um particular, tem que se fazer certas perguntas e a distruibuição é essencial.
Mesmo que ele de boca te responda que foi mudada nunca é de fiar, mas estas situações vais aprendendo ao longo da vida, por isso é que sempre bom levar o pai, ou um mecanico que está mais habituado a estas coisas, antes de fazer negócio. ;)
 
Pc_WinBoard disse:
Amigo... desculpa mas tens que estar enganado...LOLOL

Tão o homem vendeu-te a carrinha a funcionar... não te disse que tinha mudado a correia... de que o culpas tu?!?!

Querem ver que ele tambem te tem que alertar para o facto de teres que mudar o oleo?!

Se em vez da correia, tivesse sido o motor a gripar por falta de oleo...ais culpa-lo por não ter mudado o oleo a tempo?!?!?

Tás a brincar certo?!?!

É que nem penses numa coisa dessas... mas tudo bem.. vai la pra tribunal..lolol que depois ves quem se safa melhor...lolololol

É a tua opinião...mas LEI é LEI. Repara, se a correia tinha que ser mudada de 90 em 90.000, por exemplo, ele tinha ke a ter mudado aos 180.000, se não a mudou ocultou esse facto. Não tinha que ser eu a adivinhar se ele a tinha mudado ou não. Mas acho que não vale a pena estar com esta discussão tipo, "sexo dos anjos"
 
SANDMAN2 disse:
É a tua opinião...mas LEI é LEI. Repara, se a correia tinha que ser mudada de 90 em 90.000, por exemplo, ele tinha ke a ter mudado aos 180.000, se não a mudou ocultou esse facto. Não tinha que ser eu a adivinhar se ele a tinha mudado ou não. Mas acho que não vale a pena estar com esta discussão tipo, "sexo dos anjos"

vai pouca margem desde os 180000km...levas agora para tribunal e ele diz que te dissse para mudar pois ainda não tinha mudado...neste caso é a tua palavra contra a dele...o que eu fazia nesse caso era falar com o proprietario anterior a ver se dividiam a despesa a metade ;) ;) ;) ...mas tudo a bem...que vai para tribunal vais perder tempo e perder a questão...e se for a bem podes ter metade do concerto pago...esta é a minha opinião ;) ;) ;)
 
Bem, parece que esta questão é o exemplo perfeito do senso comum e do bom senso, ou seja, pelo senso comum, a correia devia ter sido mudada aos 180 mil. O bom senso, diz que devias ter assegurado se a correia tinha sido realmente mudada.
No caso de dúvida ou de certeza de não ter sido trocada, não devias ter feito a compra sem regularizar esta questão, que na minha opinião é dos elemento de manutenção do motor que considero mais rigorosos.
Por exemplo, se por lapso se andar mais 5 ou 10 mil Kms sem trocar o óleo, é pouco provável que o motor gripe por causa disso, mas ao invés, se uma correia de distribuição está preparada para fazer 90 mil, esticar mais 5 ou 10 mil já é correr bastantes riscos.

No meu caso em particular, comprei a carrinha com 135 mil e na semana a seguir que a fui buscar, foi directa para a oficina trocar tudo o que era correias, polis, esticadores, filtros, etc. Foram cerca de Mil €€ de material e mão de obra. Podia até ter trocado aos 90 mil e ainda estar tudo em condições, mas como não tinha certezas disso, resolvi trocar tudo e fiquei descansado.

E mais, caso tivesse tido algum problema relacionado com a intervenção, já estava ao abrigo da garantia da oficina.

Mas pronto, cada qual tomas as decisões que acha serem as mais correctas.
 
SANDMAN2 disse:
É a tua opinião...mas LEI é LEI. Repara, se a correia tinha que ser mudada de 90 em 90.000, por exemplo, ele tinha ke a ter mudado aos 180.000, se não a mudou ocultou esse facto. Não tinha que ser eu a adivinhar se ele a tinha mudado ou não. Mas acho que não vale a pena estar com esta discussão tipo, "sexo dos anjos"


por lei tambem nao te podem assaltar a casa ou roubarem-te o carro!!!
 
SANDMAN2 disse:
Mas acho que não vale a pena estar com esta discussão tipo, "sexo dos anjos"

Pões aqui um S.O.S. a pedir a nossa opinião, mas como não vai de encontro aos teus interesses respondes assim. :evil:
Nem vale a pena pensares em tribunais, o erro é teu, é a minha opinião.
 
SANDMAN2 disse:
É a tua opinião...mas LEI é LEI. Repara, se a correia tinha que ser mudada de 90 em 90.000, por exemplo, ele tinha ke a ter mudado aos 180.000, se não a mudou ocultou esse facto. Não tinha que ser eu a adivinhar se ele a tinha mudado ou não. Mas acho que não vale a pena estar com esta discussão tipo, "sexo dos anjos"

Vou-te dar o meu exemplo que é mais ou menos idêntico, se bem que o desfecho e diferente. Comprei o carro a um stand. por um preço mais baixo e sem garantia, ou seja, tal como o carro entrou de retoma no stand saiu para as minhas mãos, até o lixo no interior vinha. Quando o levantei a primeira coisa que fiz foi perguntar como estava de revisões, ao que o vendedor prontamente liga ao anterior proprietário e este lhe diz que a correia tinha sido mudada a pouco tempo.

Qual não é o meu espanto que começo a andar com o carro e o mesmo não me aqueçe, falei com o meu mecânicoe ele diz-me que o problema seria o termoestato e que achava muito estranho terem-me trocado a distribuição e não terem trocado o mesmo, visto que para o trocar no meu caso a distribuição tem de sair fora. Depois de se abrir o motor vimos que realmente a correia tinha sido trocada, mas os tensores, bomba de água e termostato eram os mesmos.

Tu até me podes chamar burro por ter comprado o carro num stand sem garantia, mas eu prefiro poupar una tostões na compra e chegar ca fora e gastar os mesmos tostoes numa revisão feita por minha ordem, do que comprar um carro com a revisão feita pelo próprio stand, pois conheço casos de aldrabiçes feitas nessas oficinas que nem é bom pensar. ;)
 
pratinhol disse:
Pões aqui um S.O.S. a pedir a nossa opinião, mas como não vai de encontro aos teus interesses respondes assim. :evil:
...acho que não é preciso acrescentar mais nada além disto...
...fazer outros julgamentos de valor, são escusados...
Prevenir é o melhor remédio...e em coisas usadas, especialmente carros é essencial. E prevenção, foi tudo aquilo que não tiveste...
Tu dizes que quem vendeu teve má fé com essa coisa da correia.
Quem vendeu, vai dizer que tiveste má fé, a não te teres prevenido e deixado isso rebentar, para o prejudicar...
Foste desleixado, e agora, queres pedir responsabilidades a onde se calhar elas não existem.
 
Um particular não está obrigado por lei a dar garantia.
As pessoas jurídicas é que devem obedecer a garantia legal de 2 anos, (salvo acordado em contrário).

O Particular não pode é vender ocultando defeitos que o veículo apresenta.
Aqui sim podes apresentar queixa... até pode ser burla.

No teu caso a correira partiu após 5 mil kms da venda...
Podia durar 1000kms, seria a mesma coisa.

O Vendedor não tem qualquer responsabilidade, porque no momento da venda não havia defeito.
Não confundir defeito com desgaste.
 
Caso encerrado, liguei pro Centro de Arbitragem do sector automovel, onde me disse um jurista, que realmente entre particulares nao há garantias (eu tambem nunca disse que havia), o que existe é a possibilidade de acusar o vendedor (particular) de ter omitido que a correia não tinha sido mudada. Só tenho de provar o defeito em causa, considera-se defeito porque a correia já não assegura o normal funcionamento do veiculo e tenho duas testemunhas que corroboram o facto de ele não me ter dito nada. Eu faço mea culpa de nao me ter prevenido e não ter mudado a correia, mas paciencia... agora é tempo de minimizar os danos.
 
SANDMAN2 disse:
...o que existe é a possibilidade de acusar o vendedor (particular) de ter omitido que a correia não tinha sido mudada. Só tenho de provar o defeito em causa, considera-se defeito porque a correia já não assegura o normal funcionamento do veiculo e tenho duas testemunhas que corroboram o facto de ele não me ter dito nada.

É um 1.9 TDI? (Se sim, muda a correia de 90mil em 90 mil)
Se compras-te o carro com 180 mil kms e ele tem agora 185 mil kms, quer dizer que era tu a mudar a distribuição.
O vendedor não tem de alertar para as manutenções devidas.
Se tu perguntas-te: "mudou a correia?" e ele respondeu "Sim!" -> Tens toda a razão
Se tu não perguntas-te, assume-se o plano de manutenção normal... neste caso serias tu a mudar.
 
Na minha opinião volto a insistir no que o pessoal do forum já esclareceu:

Tu é que devias ter mudado logo a distribuição na carrinha, é de senso comum, que, ao comprar um veículo usado com essa kilometragem é mais que óbvio que se deve fazer uma inspecção e devida revisão desses componentes de maior desgaste.

Dificilmente irás conseguir sacar algo (€€) do vendedor, a não ser que ele seja boa pessoa e vá na cantiga.
Imagino que seja ingrato dares uma porrada de €€ por um carro e ao fim de 5mil km dar o berro, logicamente que te sentes injustiçado, o melhor que fazes é deixares de parte tribunal advogados, etc. será dinheiro gasto em vão e a carrinha continua parada a precisar de reparação, investe mais é o teus €€ na reparação e o resto que se lixe, são "acidentes de percurso", todos nós os cometemos, custamos é por vezes a admiti-los! ;)

Boa sorte!
 
Back
Top