Richard Burns, 5 anos de saudade


Irá completar no dia 25/11/10, 5 anos em que o mundo desportivo ficou mais pobre após a perda de um dos "filhos" mais queridos.

Nós amantes do desporto motorizado, somos muitas vezes confrontados com a morte de muitos pilotos, que apesar de não os conhecermos pessoalmente, sentimos muitas vezes que os conhecemos para além do plano físico, é por eles que fazemos muitos quilómetros, que ficamos muitas horas sem dormir só para os ver passar apenas por breves momentos a todo o "vapor" mesmo à nossa frente. Eles não sabem quem nós somos, mas sabem que estamos lá para eles. Sabem que estamos lá para os apoiar.

Foi com enorme dor e pesar que naquele dia de Novembro me deparei com a noticia da morte do Richard Burns. A dor e o sentimento de injustiça ainda hoje me acompanha, sempre que me lembro de quem FOI e de quem É Richard Burns.
Eu nunca tive o privilégio de conhecer o Richard Burns enquanto homem comum, apenas o conheço enquanto piloto, mas aqueles que o conheceram pessoalmente, falam de um homem honesto, carinhoso, divertido, amigo dos seus amigos e grande HOMEM de família.

A carreira dele todos nós podemos consultar no Wikipédia, mas eu não vim prestar um tributo ao piloto, não, eu vim antes, prestar um tributo ao homem de família, ao amigo e à pessoa fantástica que ele era.

Por isso, e já quase com lágrimas nos olhos, eu aqui neste meu cantinho à beira mar plantado, AGRADEÇO do fundo meu coração as recordações de me deste, as alegrias que me ofereceste, e o exemplo de coragem e paixão que me deixaste.

Até ao dia em que nos iremos conhecer;

OBRIGADO POR TUDO HERÓI. OBRIGADO.
In Autosport.

Richard Burns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Burns 250px
Richard Burns (esquerda) no checkpoint final do Rali da Grã-Bretanha de 1999. Registros no Campeonato Mundial de Rali Nacionalidade Inglesa Anos de atividade 19902003 Equipes Subaru, Mitsubishi, Peugeot Ralis mundiais 104 Campeonatos 1 (2001) Vitórias 10 Pódios 34 Vitórias em etapas 277 Pontos 351 Primeiro rali no mundial 1990 Rali da Grã-Bretanha Primeira vitória 1998 Rali Safari Última vitória 2001 Rali da Nova Zelândia Último rali no mundial 2003 Rali da Catalunha Richard Burns (Reading, Berkshire, 17 de janeiro de 197125 de novembro de 2005), foi um piloto inglês de ralis, campeão mundial do Campeonato Mundial de Rali em 2001.
Índice

[esconder]

[editar] Carreira

Começou a conduzir num terreno perto de sua casa aos 8 anos, no Triumph 2000 de seu pai. Aos 11 anos Richard juntou-se ao Clube Automóvel de Sub 17, onde tornou-se condutor no ano de 1984. Apenas dois anos mais tarde o pai arranjou uma viagem a Jan Churchill´s Welsh Forest Rally School perto de Newtown, Richard conduziu um Ford Escort nesse dia, e a partir desse momento Richard ficou a saber o que queria fazer.
Ele convenceu o pai a inscreve-lo no Craven Motor Club, localizado na sua cidade natal, Reading, onde o seu talento despertou a curiosidade e interesse do intusiasta David Williams.
Em 1990 Richard juntou-se à Peugeot Challenge após David Williams comprar um Peugeot 205 GTI a Richard e ter feito o seu primeiro teste num rali do campeonato do mundo no Reino Unido. Em 1991 Richard conhece Robert Reid, o homem que seria seu co-piloto nos próximos 12 anos. Esta foi uma das mais longas duplas de sempre dos ralis.
Em 1993 juntou-se à equipa Subaru Rally Team para participar no Campeonato Inglês de Rali, onde Alister McRae ganhou por quatro vezes.
[editar] WRC

[editar] 1996-1998: Mitsubishi

A época de 1996 abriu com a apresentação do Mitsubishi a nível internacional, coroado com a vitória de Richard no Rali da Nova Zelândia. Em 1998, Richard venceu o Rali Safari, ao volante de um Mitsubishi Carisma GT.
[editar] 1999-2002: Subaru

1999 culminou de forma substancial o campeonato, Burns lutava para manter o seu segundo lugar. Em 2000 venceu o Rali da Argentina. Também em 2000, era um candidato ao título, mas um acidente no Rali da Finlândia a meio da temporada, entregou o título ao seu futuro companheiro de equipa, Marcus Grönholm. No final da temporada de 2006, venceu o Rali de Gales, mantendo o seu nome na consciência de todos.
A temporada de 2001 começou de forma atribulada para Burns, nem o Rali de Monte Carlo ou da Suécia trouxeram pontos ao inglês. Um 4º lugar no Rali de Portugal relançou a luta pelo título, seguido de dois 2º lugares no Rali da Argentina e Chipre, sendo a vitória em ambos para Colin McRae. Desta vez nem Tommi Mäkinen, iria tirar a vitória a Burns, na Nova Zelândia num domingo a 25 de Novembro de 2001, Burns tornou-se no primeiro inglês a vencer o campeonato do mundo. Richard levou o seu Subaru Impreza ao 3º lugar no Reino Unido. Quando Richard cruzou a linha de meta, as famosas palavras saídas da sua boca prestaram tributo ao seu co-piloto Robert Reid: “És o melhor do mundo”. A Subaru produziu uma edição especial do Subaru Impreza no Reino Unido, designado de RB5.
[editar] 2002-2003: Peugeot

Com dez títulos de construtores, a marca francesa esparava regressar ás vitórias no mundial, o que tal não veio a suceder, a passagem de Burns pela marca ficou-se pelo medíocre. Em Novembro de 2003 e no final da época no Rali de Gales, Burns teve um “apagão” enquanto se dirigia para o rali. Acabou por não integrar o rali, sendo-lhe diagosticado um astrocitoma, um tipo de tumor cerebral. Esteve internado no hospital no verão de 2004, sendo sujeito a quimioterapia e radioterapia, sendo operado em Abril de 2005, tendo corrido com sucesso a mesma.
[editar] Vitórias no WRC

# Evento Temporada Co-piloto Carro 1 46th Rali Safari Kenya 1998 Robert Reid Mitsubishi Carisma GT Evo 4 2 54th Network Q Rally of Great Britain 1998 Robert Reid Mitsubishi Carisma GT Evo 4 3 46th Acropolis Rally of Greece 1999 Robert Reid Subaru Impreza WRC 4 12th Telstra Rally Australia 1999 Robert Reid Subaru Impreza WRC 5 55th Network Q Rally of Great Britain 1999 Robert Reid Subaru Impreza WRC 6 48th Sameer Rali Safari Kenya 2000 Robert Reid Subaru Impreza WRC 7 33° TAP Rallye de Portugal 2000 Robert Reid Subaru Impreza WRC 8 20° Rally Argentina 2000 Robert Reid Subaru Impreza WRC 9 56th Network Q Rally of Great Britain 2000 Robert Reid Subaru Impreza WRC 10 31st Propecia Rally New Zealand 2001 Robert Reid Subaru Impreza WRC [editar] Morte

Na noite de sexta-feira de 25 de Novembro de 2005, Burns morre aos 34 anos, após ter estado em coma durante alguns dias, devido ao tumor. A morte de Burns teve a mesma importância e impacto que o futebolista George Best. O programa de televisão Top Gear conhecido pela atitude irreverente face às celebridades, prestou tributo a Burns a 4 de Dezembro de 2005. O apresentador Jeremy Clarkson, disse que: “as notícias estavam em estado de choque, em relação à morte de Richard Burns”.
Após o visionamento de umas fotografias de Burns, Clarkson que vivia perto de Burns, partilhou um episódio em que Burns jogava vídeo jogos com o seu filho de 7 anos e disse: “era um óptimo rapaz. Irei sentir imensas saudades.”
Um memorial foi erguido em St. Lukes´s Church em Chelsea. A Subaru também prestou a última memória em Castle Combe em 2006, quando mais de 50 Subaru Impreza RB5s foram para a estrada, incluindo o RB5 com o número 1 conduzido por Alex Burns, pai de Richard Burns. A Subaru anunciou uma edição especial, o Impreza WRX STI para 2007 (já está no activo) – o RB320- em memória a Burns.
O seu legado será lembrado por muitos, incluindo a banda escocesa Travis, que dedicou um álbum, The Boy with No Name, em sua memória.
 
Last edited by a moderator:
Lindo! Gostei imenso! Confesso que não estou ligado a esse desporto e desconheco a causa da morte deste grande atleta!
Seja como fôr R.I.P...
Grande Homenagem!

Ps: Como é que morreu? Foi em prova? Tens o link do video?
 
Amigo @ires, está descrito em cima. Sei que é muita informação ;)
Tumor cerebral diagnosticado antes de um rali.
 
Lindo! Gostei imenso! Confesso que não estou ligado a esse desporto e desconheco a causa da morte deste grande atleta!
Seja como fôr R.I.P...
Grande Homenagem!

Ps: Como é que morreu? Foi em prova? Tens o link do video?

Foi um tumor cerebral, aparentemente tinha sido ultrapassado mas tal nao aconteceu...tanto este senhor como o McRae foram 2 perdas enormes no mundo do automobilismo.

R.I.P.
 
Grande mesmo e eu tive oportunidade de o conhecer ao vivo num rally de Portugal, como o tempo passa, parece que foi ontem :|
 
Gostei do artigo e resolvi fazer a homenagem, apesar de não ser adepto ferveroso deste desporto, gosto de ver.
Os grandes homens devem ter sempre o devido valor.
Gosto especialmente do Loeb e não é por ele ser o melhor piloto de sempre em WRC.
Muito antes dele começar a ganhar fiquei adepto ao ver uma reportagem da RTP2 em que acabou por ganhar em carros muito parecidos aos WRC, qualquer fosse o carro e o piloto que corresse contra ele.
Basicamente era um bota fora de dois pilotos com carros exactamente iguais para os dois pilotos (Marcus Gronholm mesmo conduzindo o Peugeot - e Loeb esse mesmo Peugeot - a que estava habituado levou baile).
Mas o que me fez fã é a maneira correcta que aborda todos os assuntos e nunca "se armar em vedeta". Quase todos com metade do que ele já ganhou não teriam metade da sua simpatia.
 
Back
Top