Retrofit volante multifunções S-Line

Boa tarde,

Vamos lá ver se alguém aqui do forum me pode dar alguma ajuda, ou conheça alguém que trabalhe na Audi, ou que tenha o amigo de um amigo,...

A questão é que quero substituir o volante do meu A3 8P por um volante multifunções do S-Line. Até aqui tudo pacífico.

Quando vou à Audi perguntar se é possivel, não sabem! :twisted: aliás pensam que é possivel mas nem sabem o que se tem de alterar nem a referência do volante S-Line...

Após alguma investigação por conta própria já sei que tal é possivel e que necessito além do volante multifunções, de um novo cabo para o airbag e de um novo módulo electrónico de controlo.

As perguntas que coloco ao forum são as seguintes:

Já alguém fez algo parecido?
Será que alguém que trabalhe na Audi pode "descobrir" quais as referências do volante S-Line, do cabo para o airbag e do módulo de controlo?

Tenho o ETKA mas mas é a versão 537 e não tem ainda os dados actualizados para o meu carro.

Se alguém me puder ajudar, agradeço.
 
A minha experiência é um tanto ao quanto diferente da que pretendes;
Eu tenho uma B6, que vinha com um volante de 4 raios e sem multi-funções.

Posso-te dizer que tem agora instalado um volante de 3 raios e garanto-te que foi totalmente "plug&play".

Aliás quem me vendeu o volante e o air-bag enviou-me um cabo de ligação do air-bag, que segundo ele teria que ser usado em substituição do que estaria instalado.

O cabo ficou na caixa. Não foi preciso usar. Caso te dê jeito apita!

Se o teu volante de origem já trás multi-funções, penso que não será necessário mudar nada, a não ser mesmo o volante..... e claro o air-bag.

Se pelo contrário o teu volante de origem não tiver multi-funções, vais ter muito que pedelar, porque para alem do módulo, tens ainda que arranjar a cablagem e fazer todas as ligações.
 
Boas!


Por acaso isto era algo que também gostaria de ver na minha A4 b6. Eu tenho o normal volante de 4 raios e gostaria de por também o volante multifunções, pois sobretudo os controlos para o rádio dão muito jeito... vou ficar atento a este tópico! :roll:
 
Tag disse:
Posso-te dizer que tem agora instalado um volante de 3 raios e garanto-te que foi totalmente "plug&play".

Aliás quem me vendeu o volante e o air-bag enviou-me um cabo de ligação do air-bag, que segundo ele teria que ser usado em substituição do que estaria instalado.

O cabo ficou na caixa. Não foi preciso usar. Caso te dê jeito apita!

Podes dizer em quanto ficou a brincadeira ou é TOP SECRET?
 
Tag disse:
A minha experiência é um tanto ao quanto diferente da que pretendes;
Eu tenho uma B6, que vinha com um volante de 4 raios e sem multi-funções.

Posso-te dizer que tem agora instalado um volante de 3 raios e garanto-te que foi totalmente "plug&play".

Aliás quem me vendeu o volante e o air-bag enviou-me um cabo de ligação do air-bag, que segundo ele teria que ser usado em substituição do que estaria instalado.

O cabo ficou na caixa. Não foi preciso usar. Caso te dê jeito apita!

Se o teu volante de origem já trás multi-funções, penso que não será necessário mudar nada, a não ser mesmo o volante..... e claro o air-bag.

Se pelo contrário o teu volante de origem não tiver multi-funções, vais ter muito que pedelar, porque para alem do módulo, tens ainda que arranjar a cablagem e fazer todas as ligações.

Actualmente o meu carro não tem multifunções, no entanto e por pesquisa própria, sei que se pode instalar o volante multifunções.
Como tenho o novo A3 8P o airbag será o mesmo e apenas necessito de um cabo especifico para ligar o airbag e os botões do volante ao cancellation ring além de um novo módulo electrónico.

A cablagem que tu referes, no meu caso não se aplica, pois estes novos modelos anularam a cablagem que foi substituida pelo "tal" módulo electrónico.

Resumindo: Temos um cabo de airbag + botões do volante que vai ligar ao cancellation ring que por sua vez vai "encaixar" ao módulo electrónico. A comunicação que anteriormente era feita atrávés de cablagem nos novos A3 8P foi substituida pela tecnologia CAN-BUS (que é controlado neste caso, pelo módulo electrónico).

A questão reside precisamente aqui, qual a referência correcta para o meu carro do módulo electrónico e do volante. Por incrível que pareça, já fui a dois concessionários da Audi e eles simplesmente não sabem...

Recorrendo a alguns forums ingleses e americanos consegui obter a informação que tenho até agora.

Vamos ver como vai evoluir a questão.... uma coisa é certa, como sou um tipo de ideias fixas, este projecto vai mesmo para a frente :wink:

De qualquer forma se alguém tiver algum input adicional ao que foi dito, será bem vindo, pois o objectivo destes forums é mesmo esse, a partilha de informação.

Este é o volante que tenho actualmente: :?


Este é o volante que eu quero :lol:
 
MoByS disse:
Podes dizer em quanto ficou a brincadeira ou é TOP SECRET?

Top secret? Não, quanto muito pode ser offtopic. :lol:

Desde já peço desculpa ao msllx.

O volante ficou-me em 200.56 Euros, o air-bag em 50Euros e os portes em 17Euros.

Antes:


Depois:


Inicialmente também pensei comprar o volante com multi-funções, mas como não aparecia nada no ebay e como a instalação na minha B6 é mais complexa, deixei-me disso.

Silveraudi: Sorte, olha que não! Ele vai tendo umas coisas a preços simpáticos. Como sabes agora tem lá um volante dos novos que está por 198,00 EUR e já com air-bag. Mesmo que suba um pouco mais, continua a ser um excelente preço, fase ao preço que é pedido na Audi.
 
o que tu queres sei eu !

Algarve008.jpg

mas este já tem dono ! :lol: é um excelente volante. (offtopic, tag, acho que nos nossos carros estes novos volantes n ficam lá mto bem)
 
Silveraudi disse:
o que tu queres sei eu !

Algarve008.jpg

mas este já tem dono ! :lol: é um excelente volante. (offtopic, tag, acho que nos nossos carros estes novos volantes n ficam lá mto bem)

:lol: :lol: :lol:
O que eu quero é parecido com esse, com o emblema S-LINE e as linhas cozidas de cor branco / preto e vermelho...

Ainda é mais bonito que esse.... :twisted:
 
O volante é muito bonito, mas de facto não fica muito bem nos B6.

Mas nos novos A3 ficam a matar.

Selecciona esse vendedor como teu favorito e vai estando atento aos negócios dele. Mais cedo ou mais tarde, vai aparecer o que tu queres :wink:
 
Back
Top