[RESOLVIDO] Problemas de Bateria

Boas pessoal,

Aqui há uns dias a minha bateria começou a caminhar para o enterro. Fiquei sem bateria várias vezes na semana passada (suspeito que o alarme tenha ficado a tocar toda a noite numa noite enquanto estava a trabalhar). Verifiquei a voltagem com o carro ligado - sem espinhas, 14 e picos Volt. Com o carro desligado a bateria não queria aguentar a carga muitas horas. Até aqui tudo bem - bateria nas couves, mete uma nova.


O problema foi que antes de meter a nova aconteceram-me duas coisas que se mantêm:
1. Contraste do LCD do CB nas couves
2. Símbolo amarelo de bateria a aparecer quando ligo o carro



Quanto ao primeiro, não encontrei nada de especial por aí, ainda não vi ninguém com este sintoma no LCD mas penso que poderá estar a querer entregar a alma ao criador. Já saquei o quadrante - os LEDs que fazem a retroiluminação estão normais mas o LCD não escurece o "background". Ou seja, deixa passar quase toda a luz, mal se nota as informações (muito pouco mais escuro). Mais logo posto aqui umas fotos para verem.

Quanto ao segundo, penso que deveria ser um aviso de baixa diferença de potencial ou baixa capacidade de armazenamento de carga no entanto MANTÉM-SE O AVISO DEPOIS DE MUDAR PARA UMA BATERIA NOVA!

Já liguei o Vagcom e não há DTCs relevantes em nenhum dos módulos, só há um no HVAC que eu sei de do que se trata e não tem nada a ver.

Alguém que saiba alguma coisa sobre o símbolo amarelo?


PS: Mantive a corrente desligada um bom bocado antes de colocar a nova bateria mas mesmo assim aparece o símbolo amarelo de bateria. Bateria nova foi testada com voltímetro e com código 20 do Climatronic e aguenta-se nos 12.8-12.9 Volt sem chave e 14.x Volt com ignição ligada.
 
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Re: Problemas de Bateria

tirar o fusivel correspondente ao quadrante normalmente ajuda nos erros do modulo 17 que nao aparecem no VCDS
:D
POde nao ter nada a ver mas nao custa tentar.. este é um erro mt comum nos encostos de bateria nas B6.
 
Re: Problemas de Bateria

Fazes o que te disseram do fusivel e se nao resultar, desligas o borno + da bateria e encostas ao negativo por alguns segundos. Depois voltas a ligar mas com os minimos ja acessos para evitar picos.

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Fazes o que te disseram do fusivel e se nao resultar, desligas o borno + da bateria e encostas ao negativo por alguns segundos. Depois voltas a ligar mas com os minimos ja acessos para evitar picos.
 
Re: Problemas de Bateria

Eu experimentei tirar alguns fusíveis a tentar "ler" o alemão da tampa mas não deu nada. Vou abrir aqui o PDF espanhol que tenho para ver se saco então o fusivel do quadrante. No entanto, não sei se adiantará muito porque já tinha sacado o quadrante para investigar o problema do LCD portanto o dito já ficou sem corrente uns bons minutos. Ainda assim, vou experimentar isso.

Quanto ao zerar a diferença de potencial também já experimentei, não liguei foi os mínimos. Vou também tentar, não custa nada. Assim que tiver novidades posto aqui.

Obrigado pela ajuda ;)
 
Problemas de Bateria

O teu mal parece mesmo ser os picos de corrente provenientes de mexeres no equipamento sem teres desconetado correctamente a bateria. Qt aos fusíveis podes tirar um a um. Com a ignição desligada, mas a chave na ignição, qd o descobrires ele vai mostrar as horas e acender os ponteiros.
 
Re: Problemas de Bateria

Já sei qual é (são) os fusíveis -> 11 e/ou 15. O 15 pode ser só para os de caixa automática, só tenho de ver se ele lá está ou não. 5 Ampere.

Já tinha tirado alguns com esse método (um-a-um) mas o pouco alemão que sei de cor não chegou lá.

Quanto aos picos de corrente, é possível que seja a causa mas ambos os problemas surgiram já depois da bateria novamente conectada. O quadrante foi retirado com as devidas precauções, até porque já não é a primeira vez que o tiro. Mas não descarto responsabilidades :|
 
Re: Problemas de Bateria

Ora bem, para referência os fusiveis são 11 E 15. O 11 protege o CB, ponteiros, etc. O 15 protege a iluminação dos ponteiros, avisos sonoros, luzes de aviso do quadrante, iluminação do comutador de luzes, luzes dos botões do climatronic, etc.

Removi ambos uns segundos e nada, ficou na mesma.

Quanto a bateria voltei a fazer o procedimento de zerar a diferença de potencial. Ficaram os cabos ligados 1 minutos um ao outro. Voltei a ligar à bateria com os mínimos ligados. Ficou na mesma.

Continua com os mesmos sintomas. Aqui podem ver o CB a deixar passar quase toda a luz de fundo: http://oi46.tinypic.com/59xbwm.jpg

E cerca de 15 segundos depois de ligar a ignição/motor: http://oi48.tinypic.com/intloi.jpg

Para perceberem melhor a cena do contraste, deixo aqui uma noutro ângulo e com a exposição da foto mexida: http://oi48.tinypic.com/bhnbex.jpg

PS: Não inseri as imagens porque são pesadas, sigam os links sff
 
Re: Problemas de Bateria

Deixei-o a pernoitar desligado da bateria, mais de 12 horas portanto. Nada - 15 segundos depois de dar à chave, lá vem o aviso de bateria...

Vou tentar esmifar mais um pouco o VCDS...
 
Acabei por não explorar o VCDS (queria mudar o Coding do quadrante para o original) porque o meu PC começou-se a armar problemas com o cabo.

No entanto, tenho a dizer que ESTÁ RESOLVIDO! A solução? Não faço a mínima. Ontem peguei no carro aí às 4 da tarde e estava na mesma. Depois saí para ir jogar futebol com o pessoal às 10 e tava tudo impec! O contraste voltou ao normal, o símbolo de aviso da bateria já não aparece, tudo certinho como dantes!

Acho que a única coisa que se passou de anormal nesta semana foi mesmo o carro ter ido abaixo quando um palhaço num série 5 se lembrou de cortar à campeão uma rotunda e passar-me a centímetros do choques da frente. Mas isso já foi há uns dias. Se calhar a bateria precisava de rodagem xD

Continuo sem saber se foi um pico de tensão ou um erro mais persistente nalgum módulo mas pronto, o que interessa é que está tudo bem. Obrigado a todos os que deram sugestões!
 
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