[RESOLVIDO] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Pois a única discrepância que detecto é que ele não tem o mesmo valor no "Voltage level sensor front"... apesar da diferença ser mínima... Mas agora o que me interessa realmente são as mines quando passar por Leiria :p

Espero ter ajudado amigo,

Boa sorte!

Que suspensão tens na carrinha?
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Tenho Confort [pelo menos foi o que o tipo que me vendeu me disse... E confortável é ela! Apesar de ter descoberto à pouco tempo que os 4 amortecedores que tenho já não são os de origem e são usados (de sucata...)]

Mas notas alguma coisa errada nos valores que postei??
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Tenho Confort [pelo menos foi o que o tipo que me vendeu me disse... E confortável é ela! Apesar de ter descoberto à pouco tempo que os 4 amortecedores que tenho já não são os de origem e são usados (de sucata...)]

Mas notas alguma coisa errada nos valores que postei??

Não, apenas perguntei pois é uma informação importante para o Goblin ter em linha de conta para descobrir o que se passa...
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Boas só agora li este tópico... Vou jantar e assim que chegar a casa meto aqui os valores da minha b6!

Abraço

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade em ajudar!
Quanto às mines, se passares por Leiria, estão garantidas! :D :D


Agora relativamente aos valores, de facto parece ser normal os valores atrás e à frente serem diferentes... confesso que pensava que seriam iguais ou muito próximos, em todo o caso, e como o aire já disse, a diferença não é muita.

Agora os valores lidos pelos sensores da minha B6 serem mais baixos que os da tua, pode estar relacionado exactamente por a minha estar rebaixada.
Em todo o caso, tinha curiosidade em ober também uma leitura de uma B6 com suspensão S-Line ou Sport para conprovar ou refutar esta questão.

Mas voltando ao problema dos meus niveladores, e considerando que as medições apresentam valores normais, logo não será avaria do sensor em si, restam-me duas hipóteses:
1. Os sensores, embora apresetando leituras normais, poderão não estar dentro do campo válido do módulo e este apresenta erro
2. O sensor traseiro (o que me está a dar erro) poderá estar preso ou deslocado, o que provoca leituras erradas em andamento, produzindo erro.

Bem, parece que vou ter de averiguar o estado da fixação do sensor e das astes...
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade em ajudar!
Quanto às mines, se passares por Leiria, estão garantidas! :D :D


Agora relativamente aos valores, de facto parece ser normal os valores atrás e à frente serem diferentes... confesso que pensava que seriam iguais ou muito próximos, em todo o caso, e como o aire já disse, a diferença não é muita.

Agora os valores lidos pelos sensores da minha B6 serem mais baixos que os da tua, pode estar relacionado exactamente por a minha estar rebaixada.
Em todo o caso, tinha curiosidade em ober também uma leitura de uma B6 com suspensão S-Line ou Sport para conprovar ou refutar esta questão.

Mas voltando ao problema dos meus niveladores, e considerando que as medições apresentam valores normais, logo não será avaria do sensor em si, restam-me duas hipóteses:
1. Os sensores, embora apresetando leituras normais, poderão não estar dentro do campo válido do módulo e este apresenta erro
2. O sensor traseiro (o que me está a dar erro) poderá estar preso ou deslocado, o que provoca leituras erradas em andamento, produzindo erro.

Bem, parece que vou ter de averiguar o estado da fixação do sensor e das astes
...

Faz isso! Vou mais por aí!... Depois posta o resultado!
Boa Sorte!...
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Ora bem, depois de todo este tempo com o erro do nivelamento a aparecer no quadrante de vez em quando, fui-me apercebendo que ele aparecia quase sempre quando andava por estradas mais irregulares e sobretudo quando passava por lombas ou desníveis mais acentuados.
Hoje, finalmente, e creio que seria este o problema, descobri a causa do erro aparecer...

Já li algo sobre isso "lá fora", vou-me atirar ao Google para te mostrar uma imagens... penso que o problema está no "mecanismo" do sensor que "dobrou ao contrário"... mas já venho.
Assim sendo, vais ao 55 e apagas todos os Erros... fazes o Restore Factory Settings... estando o carro mais baixo poderás ajustar o nível tendo em mente que quanto mais baixo o numero mais alto apontam os farois.
De qualquer das formas, referia-me a este "joelho" que vês á direita da ficha:

http://i41.photobucket.com/albums/e300/neljoe/ride20height.jpg
Faz isso! Vou mais por aí!... Depois posta o resultado!
Boa Sorte!...


Exactamente o que o Neljoe e o Aires sugeriram logo de início:

O "joelho" do sensor traseiro estava ao contrário.


Provávelmente, quando a Blue estava no elevador para montar as panelas, como as astes do sensor estavam esticadas, algum toque involuntário terá feito deslocar o "joelho" para a posição contrária à correcta.
Só hoje reparei neste pormenor porque fui trocar pneus e ao olhar para as astes do sensor traseiro notei que uma delas estava a roçar no eixo da roda.
O que devia estara a acontecer é que a aste ficava presa pelo eixo da roda e desta forma o sensor não lia os valores correctamente, apresentando erro no quadrante.

Depois de corrigir a posição do "joelho", montados os pneus, fui dar umas voltas e:

Nada de erro até agora!

Muito obrigado a todos pela ajuda, em especial ao Neljoe que "adivinhou" qual era o problema.
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Dass, as voltas que deste com essa merd% e afinal uma coisa sem jeito nenhum :p...

Antes assim, que foi de fáçil/barata resolução...
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Já agora aproveito para colocar as leituras dos sensores de nivelamento, que tirei hoje logo após a correcção da posição das astes do sensor traseiro:

Monday,02,April,2012,19:56:06:36838
VCDS Version: Release 10.6.2
Data version:
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
19:56:47
11.70 V Voltage Supply (Terminal 15)
1 Light Switch Status
1.97 V Voltage level sensor front
2.09 V Voltage level sensor rear
44.4 % Actuator Motor Activation
0.06 s Time Constant
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
19:55:35
12.04 V Voltage Supply (Terminal 15)
0 Light Switch Status
1.97 V Voltage level sensor front
2.09 V Voltage level sensor rear
44.4 % Actuator Motor Activation
61.44 s Time Constant

Comparando com os valores medidos quando o erro começou a aparecer:

Sunday,01,February,2009,12:16:35:26365
VCDS Version: Beta 812.4
Data version: 20090214
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
12:13:22
14.03 V Voltage Supply (Terminal 15)
1 Light Switch Status
2.13 V Voltage level sensor front
2.36 V Voltage level sensor rear
50.0 % Actuator Motor Activation
0.06 s Time Constant
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
12:19:12
14.11 V Voltage Supply (Terminal 15)
0 Light Switch Status
2.15 V Voltage level sensor front
2.36 V Voltage level sensor rear
50.0 % Actuator Motor Activation
61.44 s Time Constant


Vê-se que os valores totais não são muito diferentes, mas uma coisa dá para ver, a diferença entre os valores dos dois sensores é maior na primeira medição que na de hoje.

1ª Medição
Frontal: 2.13 /2.15 V
Traseiro: 2.36 / 2.36 V
Diferença: 0.23 / 0.21 V
2ª Medição
Frontal: 1.97 V
Traseiro: 2.09 V
Diferença: 0.12 V
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Esta situaçao sempre resolveu o problema é que tenho a mesma situação na minha viatura Audi a4.

Obrigado
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Esta situaçao sempre resolveu o problema é que tenho a mesma situação na minha viatura Audi a4.

Obrigado


Se o teu problema for exactamente igual ao que eu tinha antes, então esta solução poderá resolve.
No entanto, poderá ser outro tipo de avaria
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Se o teu problema for exactamente igual ao que eu tinha antes, então esta solução poderá resolve.
No entanto, poderá ser outro tipo de avaria

Fui esta tarde ao mecanico tinha o "cotovelo" de tras da roda esq a apontar para o pneu e reparei que estava a meio centimetro do eixo da roda, voltei o bico agora do sensor, da parte do cotovelo ao contrário para aposto ao que estava, esta situação aparecia a luz de nivelamento do xenon acesa quando em curvas ou em estrada "Via do infante" a 120 quilometros hora constante, já tinha trokado o aparelho comando de xenon atras do porta luvas, o sensor da roda tras esquerdo a optica completa do lado direito e zero nunca resolveu, eliminei a ficha que vinha do sensor tras esquerdo que está situada no banco de trás e fiz um shut directo, pensei que a ficha estivesse a fazer mau contacto, estou com este problema à 5 anos desde que comprei a viatura, vamos ver se esta solução de 5 minutos resultará :), Obrigado
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Para completar um pouco a info deste tópico, deixo aqui um esboço simples do triangulo traseiro do lado esquerdo da roda de B6 em que assinalo a posição errada e correcta das astes do nivelador de Xenon.

Embora o esquema seja demasiado tosco, ao tirar a roda, dá para ver logo as referidas astes e a posição delas.

AstesensorxenonMedium_zpscaf27877.jpg
 
Last edited:
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Depois de efectuar a alteração da posição do sensor da roda esquerdo conforme apresentado no esquema, o problema ficou resolvido ao fim de 5 anos, ainda não estou a creditar, só espero que não tenha nenhum desgosto passado alguns dias :)
abraço ao pessoal e obrigado continuem com o bom trabalho
Obrigado Globlin
 
Re: [AJUDA] Niveladores automáticos Xenon A4 B6

Depois de efectuar a alteração da posição do sensor da roda esquerdo conforme apresentado no esquema, o problema ficou resolvido ao fim de 5 anos, ainda não estou a creditar, só espero que não tenha nenhum desgosto passado alguns dias :)
abraço ao pessoal e obrigado continuem com o bom trabalho
Obrigado Globlin


Sempre às ordens!

Foi um erro que também andei a martelar com ele durante bastante tempo e acabei por achar a solução quase por acaso...
Pelos vistos é algo que ocorre com alguma frequência quando se eleva o carro, por exemplo numa troca de pneus.
Aparentemente a aste vira para a posição errada muito fácilmente.
 
Back
Top