(RESOLVIDO) - Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Resolvido:
Mão de Obra: 54 euros
4 velas: 46,58 euros
Kit Cabos velas: 76,60 euros
Valvula recirculação gases de escape: 151,20 euros
Total com iva: 397,66 euros
___________________________________________

- Se alguém puder dar dicas... a malta agradece

O carro da minha mulher (Vw polo 5 portas 1.0MPI (gasolina), comprado novo em 2001) anda presentemente cerca de 50kms por semana.

- À umas semanas acendeu uma luz amarela de "check", que é a luz avisadora da gestão do motor.
Levei-o a uma Bosch Car Service (em Gaia) onde me foi dito que tinha a bateria "em curto circuito", onde fizeram a substituição da mesma, e de outras pequenas coisitas que o carro tinha, entre elas a substituição de uma placa no motor de arranque... enfim quase 400 euros acho eu.

- No dia seguinte a mesma luz acendeu, e uma semana depois o carro ficou imobilizado na A3... nem sinal dava.

- Levei o carro novamente para a bosch, onde me foi dito que o alternador tinha avariado e não carregava a bateria.
Foi substituido o alternador e no dia seguinte a ter levantado o carro....luz de "check" acessa novamente.

Levei o carro novamente para a bosch, onde me foi dito que era do carro andar pouco... para o levar a uma AE e lhe dar calor durante algumas vezes para aquilo limpar... e que a luz vai apagar por ela.

Isto faz algum sentido?
Temos o carro à 8 anos e isto nunca aconteceu, e agora "é normal" acender a luz por ele andar pouco!!! :eek:

Reposta da Bosch Car Service
--------------------------------------
Viva,
O registo de erros memorizados revela falhas de função da válvula de recirculação de gases de escape. Esta vávula, comandada pela central de comando, faz recircular os gases de escape encaminhando-os novamente para a admissão. Se por obstrução mecanica não fechar completamente a admissão de ar fresco é prejudicada, se ficar presa e não responder quando solicitada regista também erros.
O facto de o carro circular frequentemente em ciclo urbano, a baixas velocidades e ciclos curtos, não aquece o suficiente pelo que nunca trabalha em condições ideiais.
A "limpeza" que foi feita não foi a desmontagem de desobstrução mecanica (se tal for possível). O tecnico António Carvalho referiu-lhe a "limpeza" que se faz circulando em regimes mais elevados, durante períodos longos, com o motor quente. Se limpa ou não, depende do estado actual.
Em qualquer caso poderá tentar fazer algumas viagens mais longas e verificar a resposta.
Também é possível que os danos sejam irreversíveis e implique a substituição da válvula.
Repare ainda que na zona alta do motor há vestígios de consumo de óleo. O óleo que acaba por circular pela admissão agrava estes depósitos carbónicos.

Quanto á luz de aviso, se a válvula passar a funcionar correctamente, ao fim de alguns ciclos "limpos" apagar-se-á sozinha.

Não há uma resposta simples.

melhores cumprimentos,~
--------------------------------------
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

A minha mulher tb tem um Polo a gasolina (1.2 de 2005) e tb acendeu essa luz, fartei-me de gastar dinheiro pk diziam k era do catalizador, depois k era da sonda lambda, ..., no final era um dos fios na cablagem k estava partido e fazia com k a luz acendesse.
Mas uma coisa é certa, o técnico da Bosch k disse k a luz apaga por ela não merece ser técnico de um Bosch Car Centre! Essa luz nunca apaga se não lhe meteres o vag-com e apagares o erro, garanto-te eu.
Não sei kual é o problema do teu carro, mas se conseguires ajuda de alguém com um vag-com, era uma boa maneira de começar ... não sei de k zona és mas podes sempre pedir aki no fórum k alguém te vai dar uma mão de certeza.
Eu sou de Lisboa, se precisares ...
Abraço
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Eu não axo normal ter k apertar com ele para a luz apagar :evil: :evil: :evil: :evil:...
A minha proposta é Vagcom nele...
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Lembrei-me que tenho a resposta da Bosch Car Service por escrito num email:

_______________________________________________________________
Viva,
O registo de erros memorizados revela falhas de função da válvula de recirculação de gases de escape. Esta vávula, comandada pela central de comando, faz recircular os gases de escape encaminhando-os novamente para a admissão. Se por obstrução mecanica não fechar completamente a admissão de ar fresco é prejudicada, se ficar presa e não responder quando solicitada regista também erros.
O facto de o carro circular frequentemente em ciclo urbano, a baixas velocidades e ciclos curtos, não aquece o suficiente pelo que nunca trabalha em condições ideiais.
A "limpeza" que foi feita não foi a desmontagem de desobstrução mecanica (se tal for possível). O tecnico António Carvalho referiu-lhe a "limpeza" que se faz circulando em regimes mais elevados, durante períodos longos, com o motor quente. Se limpa ou não, depende do estado actual.
Em qualquer caso poderá tentar fazer algumas viagens mais longas e verificar a resposta.
Também é possível que os danos sejam irreversíveis e implique a substituição da válvula.
Repare ainda que na zona alta do motor há vestígios de consumo de óleo. O óleo que acaba por circular pela admissão agrava estes depósitos carbónicos.

Quanto á luz de aviso, se a válvula passar a funcionar correctamente, ao fim de alguns ciclos "limpos" apagar-se-á sozinha.

Não há uma resposta simples.

melhores cumprimentos,~
_______________________________________________________________

o que acham disto?
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Olha experimenta ir a outra oficina ou ate mesmo á VW a ver o que eles dizem :roll: :roll: :roll:
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Tambem tenho uma machine dessas :D

Isso é facil, tira aquela tampa do motor de plastico, depois na parte de cima a beira do vidro vais ver uma borboleta! Tiras a borboleta fora e das uma rica limpadela, mete como novo! voltas apertar tudo no sitio!

Depois ve se a luz apaga-te!

Se nao, ve os cabos das velas, pode estar traçado ou ressequido! (ja tive esse problema tambem) Nestes carros a electronica deixa muito a desejar! :s. Ja tive esses problemas, como tambem no canhao da igniçao, ter queimado uma placa k la tem k tive k susbtituir, depois de muito desmontar o carro!
Dá noticias!
abraço
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

remorse disse:
Tambem tenho uma machine dessas :D

Isso é facil, tira aquela tampa do motor de plastico, depois na parte de cima a beira do vidro vais ver uma borboleta! Tiras a borboleta fora e das uma rica limpadela, mete como novo! voltas apertar tudo no sitio!

Isso da borbuleta é limpo sempre que faz a revisão... praticamente desde o primeiro ano que é preciso limpar.
E foi limpo na primeira vez que foi à bosch, onde mudou a bateria, e tal placa do motor de arranque,...

Podia de facto ser isso... mas infelizmente não é...
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Ve os cabos das velas! Os meus por fora tava bonitinhos, mas nao tavam a fazer o trabalho deles! e a luz andava-me ligada! Comprei cabos novos resolvi o problema!
Mas se poderes liga o vag-com se for algum sensor acusa-te logo o vagcom, na altura eu nao tinha, era uma coisa a vez, a eliminar possibilidades!
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Foge desses gajos da Bosch... estão-te a vender um motor ás peças!

Eu só tenho uma sugestão: Leva o carro à VW.
 
Re: Luz "Check" do motor num Polo (2001)

Erros detectados no VAG COM:
Alguém sabe quanto custa uma ERG nova para um polo 1.0 a gasolina?


Address 01: Engine Labels: 030-906-032-AUD.lbl
Part No: 030 906 032 CE
Component: ME7.5.10 3541
Coding: 00021
Shop #: WSC 00026

2 Faults Found
17811 - EGR System: Regulation Deviation
P1403 - 35-00 - -
16785 - EGR System: Insufficient Flow
P0401 - 35-00 - -
Readiness: 0010 0101
 
Resolvido:
Mão de Obra: 54 euros
4 velas: 46,58 euros
Kit Cabos velas: 76,60 euros
Valvula recirculação gases de escape: 151,20 euros
Total com iva: 397,66 euros
 
boas tenho um polo de 2001 motor 1.0 e para alem de andar com aluz check ligada agora ligou uma do epc o carro chegas as 3mil rotaçoes e cota o que pode ser
 
Back
Top