[resolvido]Caixa de Velocidades Audi a3 2.0 TDI problemas

Bom dia,
Tenho uma VW Passat de 2006 e tenho o mesmo problema. Muita dificuldade em sair da 1ª velocidade(frequentemente, mas não sempre.. na maioria das vezes o comportamento é ""normal") , e na marcha atrás (com menos intensidade..)e algum ruído ao engrenar a 5ª. Tenho alguns reflexos metálicos no oleo da caixa, mas não tenho limalhas de grandes dimensões.. o Oleo é o recomendado pela VAG. O comportamento da embraiagem é normal/bom, mas não sei se foi mudada recentemente ou se ja tem algum tempo, de qualquer forma desconfio que seja o tal desgaste interno do veio da 5ª velocidade e que consequentemente crie alguma resistência ao engrenar e desengrenar a 1ª velocidade.
Alguém tem feedback sobre a resolução deste problema? custos, material gasto. Alguem se atreveu a fazer a reparação em casa?

desde ja o meu obrigado

Bom dia,
efetivamente trata-se de um desgaste axial no carreto da 5ª velocidade. Para a reparação fui aconselhado a retificar os dentes dos carretos da 5ª e da 1ª que se tocavam muito ligeiramente provocando a "prisão" ao engrenar as velocidades. O desgaste era muito ligeiro mas cedi a retificar. O desgaste do veio é axial ou seja o próprio veio ganhou folga numa das sedes na carcaça da caixa de velocidades (feita num material mais "mole" que o veio, daí os reflexos metálicos no óleo). Este desgaste permitia o avanço ou recuo do próprio eixo fazendo com que os carretos se tocassem. Para corrigir foi feito o enchimento da sede do veio com uma anilha rectificada à espessura correcta. A nível de rolamentos não apresentavam desgaste pois não houve movimentos laterais dos veios ( o veio apenas se movimentava no seu próprio eixo estando muito justo nos movimentos laterais..) Entretanto encontro me na colocação da caixa no sitio e gostava de uma opinião sobre quer a quantidade, quer sobre o óleo que devo usar. Dentro dos óleos não OEM, mas que cumprem as especificações da marca o que aconselham?

Obrigado
 
Back
Top