Reprogramação e escolha de turbo

O carro tem egr e fap off. A admissão está limpa e o sistema de injecção também. Sim é apenas para melhorar o consumo. É claro que em certos regimes de rotação o consumo vai ser maior, mas nos regimes mais baixos por causa do aumento de binário e como consequente estando o motor em menos esforço vai melhorar certamente em consumos.
Nada disso. Se tem mais, se dá mais, mais gasta! Não é aí que poupas. Poupas a andar suavemente, mas não a pastelão.
Por exemplo, se agora demoras 12seg a subir uma rua a gastar 8, com repro gastas 9 em 9seg. Aqui é que está a poupança. Na média. Só vai gastar mais se andares a puxar constantemente sem necessidade. Ou apenas por diversão e condução desportiva. De resto, nas médias poupas sempre entre 0,5 a 1ltr.
Mas tudo vai da condução, pois no exemplo da subida, se a subires demasiado a pastelão, vais gastar o mesmo ou mais do que sem repro.
Não esperes milagres, pois isso não existe nas repros.
Uma condução inteligente com repro pode te dar alguma poupança, mas nada assim tão significativo.
Poupas mais a manter jantes 16 e o pneu mais fino que tenhas averbado. ET OEM, sem jantes com características diferentes. E ainda podes usar jantes ultra ligera de alto teor de magnésio e mais poupas. Nunca deixar a mala cheia de tralhas, pneus a pressão correta, direção alinhada, etc... Tudo isso te dá KMS para fazer e bem mais eficazmente que uma repro.

Mais importante, tendo em conta o teu objetivo de poupar, é ver se realmente vais poupar de forma a recuperar o investimento. Enterras 600 ou 800€ em mods e quanto irá demorar a recuperar?
Vai compensar? Talvez, mas não vai ser a curto prazo, isso é garantido.
Podes sempre comprar um Clio ou C2 a diesel e aqui poupas descomonalmente.
 
Last edited:
Olhando para a minha super cabula de excel, da minha experiência a poupança é nula.
Vais continuar a fazer exactamente a mesma quantidade de klms por deposito.

Queres realmente poupar|consumir menos?
Tira peso ao carro ou troca hardware(componentes) que sejam mais eficientes (por exemplo o bimassa do 170 tem melhor dissipação de calor). Olha para o tipo que pneus (pressão ar incluída), mete uma jante mais leve. Reve a aerodinâmica do carro.
 
Last edited:
Respondendo aos 2: Tenho jantes s-line no carro com 225/45/17. Meter jante de 16 no meu carro esteticamente fica mal. O volante do motor talvez quando ela ceder porque até lá não faço intenções de gastar dinheiro com isso. Estava mesmo convencido que em baixas com a repro ia ficar melhor nos consumos..
 
Neste momento não tenho certeza pois não estou com o pneu à frente mas acho que no meu pd o pneu é ligeiramente mais largo.
Mas não é por aí, qd falava em olhar para pneus era colocar os modelos "teoricamente" mais eficientes. Tipo Michelin Energy, Goodyear Efficient Grip...

Depois dos pds, estes motores são mais mamões. Dou-te um exemplo do meu pd onde com jante 17 sport originais faz consumos na ordem dos 5.3L/100km. Já conheci malta que vai fazer "repros" para baixarem consumos pq os deles consumem 6l, 7l... às tantas é pq não fazem uma condução adequada ou pq não fazem as devidas manutenções ou usam material de uma linha branca...
No meu pd nunca reprogramei. Gosto dele exactamente como ele é. (nota aqui - tenho um familiar com um golf 1.9-130cv(mapa origem) que consegue consumos na ordem dos 4l - a grande diferença a meu ver do dele para o meu está no peso do chassi).

O meu cr de origem é mais gastador, 6,2l+/- medias (quase mais 1l que o pd nos mesmos trajetos). Não interessa o que faça, como faça, ele não baixa daí. Nesse como já é dos motores mais recentes, alterei mapa mas mesmo assim não desce ponta. Acredita, tenho o motor impecável em tudo. Baixar? hummm... Só investindo em algo semelhante aos novos de 205cv que usam sistema mildhybrid.
 
Neste momento não tenho certeza pois não estou com o pneu à frente mas acho que no meu pd o pneu é ligeiramente mais largo.
Mas não é por aí, qd falava em olhar para pneus era colocar os modelos "teoricamente" mais eficientes. Tipo Michelin Energy, Goodyear Efficient Grip...

Depois dos pds, estes motores são mais mamões. Dou-te um exemplo do meu pd onde com jante 17 sport originais faz consumos na ordem dos 5.3L/100km. Já conheci malta que vai fazer "repros" para baixarem consumos pq os deles consumem 6l, 7l... às tantas é pq não fazem uma condução adequada ou pq não fazem as devidas manutenções ou usam material de uma linha branca...
No meu pd nunca reprogramei. Gosto dele exactamente como ele é. (nota aqui - tenho um familiar com um golf 1.9-130cv(mapa origem) que consegue consumos na ordem dos 4l - a grande diferença a meu ver do dele para o meu está no peso do chassi).

O meu cr de origem é mais gastador, 6,2l+/- medias (quase mais 1l que o pd nos mesmos trajetos). Não interessa o que faça, como faça, ele não baixa daí. Nesse como já é dos motores mais recentes, alterei mapa mas mesmo assim não desce ponta. Acredita, tenho o motor impecável em tudo. Baixar? hummm... Só investindo em algo semelhante aos novos de 205cv que usam sistema mildhybrid.
Sim o meu PD 130 faz consumos de 5lts/100km mas lá está, caixa manual, mais leve de carroçaria etc... Ambos usam pneus eagle F1 S5 com a mesma medida de pneu. O mais engraçado é que o meu motor praticamente é igual ao 1.9 na sua construção. Apenas tem mais capacidade em litros (2.0) daí perguntar se era melhor meter um 1756v (turbo do 130cv) para ver melhores resultados...
 
Vou colocar o 1749vk mas antes tive que fazer uma pequena revisão ao carro. KFZ sempre na sua excelência. Material OEM e grandes profissionais à volta do meu carro.
 

Anexos

  • 20220406_182947.jpg
    20220406_182947.jpg
    277,3 KB · Visualizações: 17
Last edited:
Sim o meu PD 130 faz consumos de 5lts/100km mas lá está, caixa manual, mais leve de carroçaria etc... Ambos usam pneus eagle F1 S5 com a mesma medida de pneu. O mais engraçado é que o meu motor praticamente é igual ao 1.9 na sua construção. Apenas tem mais capacidade em litros (2.0) daí perguntar se era melhor meter um 1756v (turbo do 130cv) para ver melhores resultados...
Compras um Lamborghini, e melhora de certeza. Está mas é quieto e deixa estar o motor sossegado, pois ele não te faz mal nenhum.
 
Repros pra andar mais e gastar menos.....
Cá vamos nós outra vez...
Se andar mais, gasta mais.
Se andar normalmente, baixa o consumo no geral.
Se não fizer repro nenhuma, gasta o mesmo e anda o mesmo do costume.
Milagres não há.
Se bem que se removerem as quartelas da mala, pneu suplente, e o banco traseiro, fica já mais leve e deve melhorar o consumo.
Ou meter jantes 16.
 
Vou meter outro turbo porque estou com muita passagem de óleo. Depois tenho uma oportunidade de negócio de um turbo rectificado na HPTURBO de aplicação directa. Visto que tenho que rectificar ou comprar um turbo novo vou colocar este turbo e fazer uma repro só para afinar a injecção.
 
hpturbo...
hummm...

Olhem uma resposta para o meu caso (perguntei só por curiosidade).

A preparação do seu turbo, o valor ira variar mediante o estado do mesmo: 695€ a 775€.
Montagem e desmontagem do mesmo, 240€.
Óleo, filtro de óleo e juntas 195€ a 275€.
Respectiva electrónica, valor 375€.
Eliminar FAP e EGR 190€
Teste em Banco de Potencia: 60€
Tempo Estimado 1 semana.
Poderá optar por fazer só preparação do turbo. Mas para tirar todo o potencial desta preparação recomendamos fazer todo o serviço nas nossas instalações.

Potencia final estimada 210 cv a 220 cv, uma vez que poderemos estar limitados pela injecção.


Tirem as vossas conclusões.
Basicamente, o que se resume à sugestão deles foi "trabalho" para dar cvs a um carro já está apto de fábrica para fazer isso sem precisar de nada (NADA) do que eles sugerem.

hpturbo, medo... :D
 
Eu só iria comprar o turbo. A mão de obra é a minha e a reprogramação é feita numa casa em Sesimbra que para além de ser meu amigo é máquina nas reprogramações que faz. Posso dizer-te que, dentro das casas que há na zona de Almada, HPTURBO são os melhores. Agora é normal que vai haver pessoal que vai dizer mal da empresa mas infelizmente nem tudo corre bem. Eles a mim, se eu quisesse apenas reparar o meu turbo cobravam 350€. Depende do turbo...
 
Back
Top