Reprogramação e escolha de turbo

Boa tarde pessoal.

Chegou a hora de meter veneno no meu A3 8P 2.0tdi 140cv de 8 válvulas (ref: BMM). Tenho algumas dúvidas no que quero fazer em termos de "target" de potência e de manter o turbo original ou comprar um GT1749VB. Tenho caixa dsg 6 de modo em que tenho de ter especial consideração de não exceder os 400nm de binário. Penso que os 170cv ou ou 180cv será o máximo que consigo atingir sem ultrapassar os 400nm. Os meus injectores aguentam até os 200cv e sem alterar IC e tubagens. O turbo 1749VB pelo que pesquisei é plug and play. Agora espero uma opinião vossa de saber qual o melhor caminho a seguir...
 
Do que tenha conhecimento, nesse motor, 163cv totalmente fiáveis. Acima disso, vai criar desgastes prematuros.

Com um radiador melhor do óleo do turbo, turbo maior, IC e repro, chegas aos 190cv fiáveis. Com mais uns injetores superiores, chegas quase aos 210cv, mas já ouvi dizer que aí convém trocar as capas de biela e de cambota por uns reforçados. E tens plena garantia de potência vs fiabilidade.
Se queres brincar mais com binários e torque, aí será de pensar numa embraiagem reforçada para garantir o pleno uso em regimes mais exigentes.
Caso vás para lá dos 160 e tal CV, pensa então num upgrade a travagem, pelo menos algo com capacidade superior de arrefecimento do disco.
 
Do que tenha conhecimento, nesse motor, 163cv totalmente fiáveis. Acima disso, vai criar desgastes prematuros.

Com um radiador melhor do óleo do turbo, turbo maior, IC e repro, chegas aos 190cv fiáveis. Com mais uns injetores superiores, chegas quase aos 210cv, mas já ouvi dizer que aí convém trocar as capas de biela e de cambota por uns reforçados. E tens plena garantia de potência vs fiabilidade.
Se queres brincar mais com binários e torque, aí será de pensar numa embraiagem reforçada para garantir o pleno uso em regimes mais exigentes.
Caso vás para lá dos 160 e tal CV, pensa então num upgrade a travagem, pelo menos algo com capacidade superior de arrefecimento do disco.
Pois... então se calhar vou aos 170cv com o turbo de origem e se eu vir que está a dar problemas no turbo meto um 1749VB. Pelo que pesquisei o IC de origem chega perfeitamente até aos 200cv de modo a não ter necessidade de mexer nessa area. Acho que os 170cv chega perfeitamente para o que eu pretendo. Melhores consumos em baixas e mais exploração no regime a partir das 3500rpm. O meu grande problema é a questão do turbo. Será que ela vai aguentar? Ja me disseram que com o turbo do 170cv (desconheço qual o modelo do Garrett) que fica no ponto para a meta que eu pretendo
 
Lembra te sempre que se o turbo for maior, tens de ter o sistema do intercooler calibrado a nível de dimensão para acompanhar tudo o resto. Senão sujeitas-te ou a lags, ou pressões não lineares com o que ē necessário.
E mais uma vez, recomendo upgrade a travagem. Não é por acaso que os 170 têm pequenas diferenças desde a suspensão, travagem e outros pequenos detalhes que fazem a diferença.
Os casquilhos dos braços, convém ser maciços ou semi maciços, isto se os teus forem os standard com 2 ranhuras e 2 buracos na borracha.
 
Lembra te sempre que se o turbo for maior, tens de ter o sistema do intercooler calibrado a nível de dimensão para acompanhar tudo o resto. Senão sujeitas-te ou a lags, ou pressões não lineares com o que ē necessário.
E mais uma vez, recomendo upgrade a travagem. Não é por acaso que os 170 têm pequenas diferenças desde a suspensão, travagem e outros pequenos detalhes que fazem a diferença.
Os casquilhos dos braços, convém ser maciços ou semi maciços, isto se os teus forem os standard com 2 ranhuras e 2 buracos na borracha.
A minha suspensão é s-line com a única diferença que uso molas da eibach pro-kit em vez das molas originais. A travagem se for necessário compro um ranhurado ou perfurado com pinças fixas em vez de flutuantes. Em relação ao turbo mantenho o original? Estamos a falar de mais 7cv do que os teus 163cv fiáveis... acho que este turbo é um gt1646v
 
Também estou a por a hipótese de híbridar-lo pa 17 e assim fica um turbo novo e mais equilibrado para aquilo que eu pretendo. Que vocês acham?
 
A minha suspensão é s-line com a única diferença que uso molas da eibach pro-kit em vez das molas originais. A travagem se for necessário compro um ranhurado ou perfurado com pinças fixas em vez de flutuantes. Em relação ao turbo mantenho o original? Estamos a falar de mais 7cv do que os teus 163cv fiáveis... acho que este turbo é um gt1646v
163cv medidos em muitos bancos de potência que aí andam, aparecem com valores nos 170 e mais. A medição para ser precisa tem de ser em máquinas de top, sempre mantidas e calibradas.
Isso é coisa rara de se ver em todo o lado. Interessa ē ficar com um binário, torque e potência muito bem feita e Linear. Vale bem mais na condução e produto final uma curva de potência que vem equilibrada, do que ter 500cv. Depois admiram-se de carros menos potentes andarem melhor.
Há uns anos atrás, com repro dos 105 para 140cv, já eu andava mais que alguns com 160 e 170cv. Isto porque ou tinham lags, ou binário excessivo em baixas e nada em altas, tudo contava.
Eu pessoalmente ficava me nos 163cv, vá, que vá até 170 se muito bem feito, e esquecia alterações mais pesadas. Para isso compravas já um carro com motorização mais forte. Porque como já disse, cada detalhe conta, e são poucos os que gastam dinheiro a por tudo exactamente como deve de ser. Muito poucos mesmo. Mas também se reflete na despesa final, em que desaparecem uns milhares em 2 tempos.
 
163cv medidos em muitos bancos de potência que aí andam, aparecem com valores nos 170 e mais. A medição para ser precisa tem de ser em máquinas de top, sempre mantidas e calibradas.
Isso é coisa rara de se ver em todo o lado. Interessa ē ficar com um binário, torque e potência muito bem feita e Linear. Vale bem mais na condução e produto final uma curva de potência que vem equilibrada, do que ter 500cv. Depois admiram-se de carros menos potentes andarem melhor.
Há uns anos atrás, com repro dos 105 para 140cv, já eu andava mais que alguns com 160 e 170cv. Isto porque ou tinham lags, ou binário excessivo em baixas e nada em altas, tudo contava.
Eu pessoalmente ficava me nos 163cv, vá, que vá até 170 se muito bem feito, e esquecia alterações mais pesadas. Para isso compravas já um carro com motorização mais forte. Porque como já disse, cada detalhe conta, e são poucos os que gastam dinheiro a por tudo exactamente como deve de ser. Muito poucos mesmo. Mas também se reflete na despesa final, em que desaparecem uns milhares em 2 tempos.
Ok obrigado pela contribuição. A minha intenção não é meter o carro mais agressivo mas sim ter menos consumo em baixas e mais resposta tanto em regimes mais baixos como a partir das 3500rpm. Para andar rápido tenho o meu type r. Então sendo assim vou arriscar os 170cv com turbo de origem e depois logo se vê no que dá. Realmente também é do meu interesse gastar o menos dinheiro possível mas se houver necessidade para o trabalho ficar bem feito então vai ter que ser.
 
Eu não mexia nisso, se a tua intenção é baixar consumos.

Uma repro não baixa consumos (aumenta se tiveres o pé pesado).
170cv/400nm não são nada de especial para mais quando tens um type r, ainda faz menos sentido repro nesse tdi.

Faz assim. Pega num tdi 190cv de origem e dá uma volta nele para perceberes se valerá a pena para ti estar a perder tempo com isso.

A performance de um carro está combinada entre o peso do animal, a potencia, binário, ter todos os componentes saudáveis. É preciso andar sempre em cima do carro com manutenções para preservar a qualidade, disponibilidade e durabilidade.
 
Eu não mexia nisso, se a tua intenção é baixar consumos.

Uma repro não baixa consumos (aumenta se tiveres o pé pesado).
170cv/400nm não são nada de especial para mais quando tens um type r, ainda faz menos sentido repro nesse tdi.

Faz assim. Pega num tdi 190cv de origem e dá uma volta nele para perceberes se valerá a pena para ti estar a perder tempo com isso.

A performance de um carro está combinada entre o peso do animal, a potencia, binário, ter todos os componentes saudáveis. É preciso andar sempre em cima do carro com manutenções para preservar a qualidade, disponibilidade e durabilidade.
Obrigado pela contributo. Sim é a minha intenção baixar os consumos visto ser um carro que uso diariamente. O meu type r é um carro para eu gozar um pouco do prazer de condução desportiva e é o carro que a minha mulher usa diariamente visto que ela faz um percurso pequeno para o trabalho. Foi um bom negócio que surgiu à pouco tempo e como ela precisava de um carro novo juntei o útil ao agradável e consegui "engana-la" em ter um carro recente para ela e ter um carro de condução desportiva pra mim. Eu também é que paguei o carro por isso também não pode opinar muito :D quanto ao ter o pé pesado: geralmente faço uma condução calmo e nas vezes que "aperto" um bocado com o carro que é mesmo muito raro de acontecer é sempre quando quase ninguém circula nas estradas devido ao horário.
 
Se realmente não interessa mais power, e apenas consumos, uns retoques no binário e 165cv chega perfeitamente.

Se o carro gasta mais do que quando novo, ver a egr quanto a fugas, babadelas.
Mandar limpar a admissão toda e descarbonizar bem. Para os injetores, uma limpeza a máquina de ultra som e aditivo é suficiente. Baixa de imediato o consumo, melhora a prestação e resposta. Coisa a fazer a cada 100.000kms e siga. Eu tenho de fazer agora ao meu, que já não faz a limpeza há já 120.000kms. está bem a precisar para manter aquele pulmão especial.
 
O carro tem egr e fap off. A admissão está limpa e o sistema de injecção também. Sim é apenas para melhorar o consumo. É claro que em certos regimes de rotação o consumo vai ser maior, mas nos regimes mais baixos por causa do aumento de binário e como consequente estando o motor em menos esforço vai melhorar certamente em consumos.
 
Back
Top