reprogamação centralina

So para terem uma ideia.
Eu antes de experimentar a carrinha com os tais 10 euros, antes disso tinha colocado 40 euros de gasoleo.
Coloquei 40 e andei despreocupado.
Fiz 360 km com os 40 euros.
Media de 90 km com 10 euros.
Menos 25 km em cada 10 euros e menos 100 km se andasse nas 2 mil rotaçoes.
30 litros mais o menos esses tais 40 euros.
O que quer dizer que foi prai uns 9 litros que gastou.
Mas tambem puxei bem por ela em grandes subidas.
Puxei porque tive que a experimentar, para ver se a colaça ja estava boa.
Obrigado pela vossa ajuda.

- - - - - - - - - -

N podes ver os consumos assim pelas rotaçoes ate pq tens podes ter cargas de motor diferentes a mesma rotaçao. Isso é uma falácia de quem nao percebe bem como um carro gere um gasoleo injectado. Tem tudo a ver cm o curso do pedal. Esque a rotaçao, tentar usar so 20-25% do curso do pedal e deixa o carro desenvolver por si e vais ver as medias a baixarem mm sem mexeres no carro.

Pois. Tu deves mesmo ter razao.
Agora vou andar despreocupado, mas tambem sem exagerar muito e logo vejo.
 
So para terem uma ideia.
Eu antes de experimentar a carrinha com os tais 10 euros, antes disso tinha colocado 40 euros de gasoleo.
Coloquei 40 e andei despreocupado.
Fiz 360 km com os 40 euros.
Media de 90 km com 10 euros.
Menos 25 km em cada 10 euros e menos 100 km se andasse nas 2 mil rotaçoes.
30 litros mais o menos esses tais 40 euros.
O que quer dizer que foi prai uns 9 litros que gastou.
Mas tambem puxei bem por ela em grandes subidas.
Puxei porque tive que a experimentar, para ver se a colaça ja estava boa.
Obrigado pela vossa ajuda.

- - - - - - - - - -



Pois. Tu deves mesmo ter razao.
Agora vou andar despreocupado, mas tambem sem exagerar muito e logo vejo.
Experimentar andar so "cm um cheironho". Esse motor tem um binario fenomenal quase nos 400nm apos remap e aguenta tudo so cm 10% de pedal. Se fores suave no pedal as medias descem. O ultimo tdi 1.9 cm q andei era um passat de 110 stock e nas voltinhas nem fazia mais de 6.5 e eram voltas de 2kms
 
O que mais me preocupa é mesmo a tal situaçao de em descidas o gasoleo descer.
Gostava mesmo de confirmar com mais pessoas se isto é normal ou é algum defeito do meu carro.
Talvez a boia.
Ja me aconteceu em varias situaçoes, nao parar o carro, porque fica a descer ou estacionar o carro ao contrario a subir.
Mas pior mesmo é estar num semaforo parado, numa descida.
Se la estou muito tempo, la vou eu ter que ir colocar gasoleo antes de chegar na reserva.

- - - - - - - - - -

Experimentar andar so "cm um cheironho". Esse motor tem um binario fenomenal quase nos 400nm apos remap e aguenta tudo so cm 10% de pedal. Se fores suave no pedal as medias descem. O ultimo tdi 1.9 cm q andei era um passat de 110 stock e nas voltinhas nem fazia mais de 6.5 e eram voltas de 2kms

Mesmo a trocar as 2 mil rotaçoes de velocidade o carro responde muito bem.
So me aconteceu uma vez numa rotunda a arrancar em 2 velocidade o carro ir abaixo.
Acho que nao devia ser necessario ter que reduzir para 1.
Mas da gosto puxar por a carrinha.
Ja lhe puxei bem para a experimentar em grandes subidas.
Puxei mesmo ate ao limite as velocidades para mudar e anda mesmo muito bem.

- - - - - - - - - -

Eu coloco sempre gasoleo da galp.
Nao coloco gasoleo barato porque tenho receio e porque ja experimentei noutros carros e o mais barato fazia por vezes menos km que o mais caro.
Eu antes ate metia sempre gasoleo gforce.
Agora deixou de existir e nao coloco.
O ultimate da bp ja experimentei noutros carros e nao gostei.
Repsol tambem nao gostei.
Mas varia de carro para carro.
Eu tinha o 1.9 tdi 110cv e so metia gforce da galp.
Se coloca-se gasoleo normal nao era igual.
Nao precebia muito bem aquilo.
Mas com o gforce o carro andava muito melhor.

- - - - - - - - - -

Experimentar andar so "cm um cheironho". Esse motor tem um binario fenomenal quase nos 400nm apos remap e aguenta tudo so cm 10% de pedal. Se fores suave no pedal as medias descem. O ultimo tdi 1.9 cm q andei era um passat de 110 stock e nas voltinhas nem fazia mais de 6.5 e eram voltas de 2kms

O 1.9 tdi 110cv que tive a andar sempre depressa e tambem a fazer viagens curtas e so cidade quase nao passaca disso.
 
Coloca o carro de origem, sabe-se lá o que andaram por aí a inventar. Se quiseres dou-te um contacto por pm de pessoas aí da tua zona que te podem ajudar e de certeza que não te irão cobrar o valor de uma reprogramação. É meio caminho andado para poderes analisar se o teu carro está em condições ou não. É normal que o cb te conte mal, a maior parte dos reprogramadores não consegue deixar o cb a medir bem após reprogramar, apenas uma pequena parte deles consegue pois poucos sabem o que está por trás desses cálculos.
cumprs
 
Obrigado mesmo pela vossa ajuda.

- - - - - - - - - -

Coloca o carro de origem, sabe-se lá o que andaram por aí a inventar. Se quiseres dou-te um contacto por pm de pessoas aí da tua zona que te podem ajudar e de certeza que não te irão cobrar o valor de uma reprogramação. É meio caminho andado para poderes analisar se o teu carro está em condições ou não. É normal que o cb te conte mal, a maior parte dos reprogramadores não consegue deixar o cb a medir bem após reprogramar, apenas uma pequena parte deles consegue pois poucos sabem o que está por trás desses cálculos.
cumprs

Mas o carro anda muito bem e nao queria perder potencia.
Talvez o melhor seria alguem ver como esta a repro e melhorar a repro.
Nao para mais potencia. Manter o que esta, mas se calhar fazer alguns ajustes.
Nao sei porque nao precebo disso.
Mas tambem nao vou querer tirar potencia, depois de ja estar habituado.
Eu por mim, nao mexia, ate porque tenho ideia que esses motores ja tem potencia que chegue.
Mas ja que veio com repro e anda tao bem, para que tirar?
Melhorar talvez e saber ao certo o que lhe fizeram.
Obrigado.
 
Se te descuidas fica a andar melhor do que de origem do que com a reprogramação... pois esses carros não costumam gastar muito nem ter foços em aceleração isso pode estar para aí alguma invenção manhosa.
se fosse meu era o que faria em primeiro lugar
 
num carro stock só com stage1 não há qualquer influencia sobre o CB. quem te disse pregou-se peta. isso só acontece quando há escalonamentos feitos como por exemplo MAF ou injectores.

pena ele ser de longe senao ja se tinha visto o que para lá está feito se é que foi algo feito. ainda no mes passado um amigo meu dizia que tinha feito um remap ao BMW 528i dele mas que nunca notou nada. expliquei-lhe que num carro NA os aumentos são sempre mais pequenos mas que como tinha ali o material a jeito lhe avaliava o remap. tal não é a surpresa que estava lá apenas o ficheiro original e ele pagou 200 paus na altura.

Coloca o carro de origem, sabe-se lá o que andaram por aí a inventar. Se quiseres dou-te um contacto por pm de pessoas aí da tua zona que te podem ajudar e de certeza que não te irão cobrar o valor de uma reprogramação. É meio caminho andado para poderes analisar se o teu carro está em condições ou não. É normal que o cb te conte mal, a maior parte dos reprogramadores não consegue deixar o cb a medir bem após reprogramar, apenas uma pequena parte deles consegue pois poucos sabem o que está por trás desses cálculos.
cumprs
 
Last edited:
Se te descuidas fica a andar melhor do que de origem do que com a reprogramação... pois esses carros não costumam gastar muito nem ter foços em aceleração isso pode estar para aí alguma invenção manhosa.
se fosse meu era o que faria em primeiro lugar

Desconheço se tem esses tais poços de origem, mas ja ouvi dizer que tinha e que o meu quase nao se nota com a repro.
Nao sei porque nao conheço o motor de origem e vou por o que me dizem.
De qualquer das formas eu vou ver isso e logo vejo o que andaram para la a fazer.
Penso so ser mesmo a repro e nao ter catalizador.
O turbo é de origem e nao tem mais nada no motor.
Ainda nao tratei isso porque ando a tratar de outras cenas.
Mas vou resolver isso porque se a repro estiver mal feita pode me estragar o carro todo.
Quem o tinha era para assapar e nem termostato tinha.
Nao tinha porque tava a junta queimada e queria andar depressa e nao podia, porque aquecia muito.
Mas isso ja esta resolvido.
 
num carro stock só com stage1 não há qualquer influencia sobre o CB. quem te disse pregou-se peta. isso só acontece quando há escalonamentos feitos como por exemplo MAF ou injectores.

pena ele ser de longe senao ja se tinha visto o que para lá está feito se é que foi algo feito. ainda no mes passado um amigo meu dizia que tinha feito um remap ao BMW 528i dele mas que nunca notou nada. expliquei-lhe que num carro NA os aumentos são sempre mais pequenos mas que como tinha ali o material a jeito lhe avaliava o remap. tal não é a surpresa que estava lá apenas o ficheiro original e ele pagou 200 paus na altura.
Ninguém me pregou peta nenhuma fala a experiência com vários carros de origem e posteriormente reprogramados. Sei bem como funciona a gestão da ecu a nível do cálculo de consumos e como referi na maior parte das reprogramações fica a funcionar incorretamente seja uma alteração de pouco incremento de potencia ou não. Cumprs.
 
num carro stock só com stage1 não há qualquer influencia sobre o CB. quem te disse pregou-se peta. isso só acontece quando há escalonamentos feitos como por exemplo MAF ou injectores.

pena ele ser de longe senao ja se tinha visto o que para lá está feito se é que foi algo feito. ainda no mes passado um amigo meu dizia que tinha feito um remap ao BMW 528i dele mas que nunca notou nada. expliquei-lhe que num carro NA os aumentos são sempre mais pequenos mas que como tinha ali o material a jeito lhe avaliava o remap. tal não é a surpresa que estava lá apenas o ficheiro original e ele pagou 200 paus na altura.
Gostava que fosses de perto e mostrasses essa disponibilidade.
Precebes muito dessas cenas e gostava mesmo que me visses o carro.
É pena. Eu tenho por aqui quem preceba disso tambem, mas com vontade para ajudar nao tenho.
Deixa aí o carro e muda-se a repro ou colocas de origem e pagas uma repro.
Neste momento nao convem muito pagar uma repro.
Mudei ainda á pouco tempo a distribuição.
 
a cena do deposito ficar na reserve, garantidamente é problema pois não é normal.
é normal quando está mesmo quase a entrar na reserva, agora a meio deposito acontecer isso é problema mesmo.

quanto aos consumos se tiveres a egr desligada liga novamente já que não tens catalisador.
no meu melhorou meio litro nos consumos e a fazer passagem de mudanças a puxar ao máximo tb fazia um "poço" e agora com a egr ligada já não faz.
outra coisa que tens que ver é injecção.
nao faz vibração ao acelerar ao máximo, se nao tem tremidelas ao relantim e se notas o carro em frio a tremer ou com um trabalhar muito forte.
 
a cena do deposito ficar na reserve, garantidamente é problema pois não é normal.
é normal quando está mesmo quase a entrar na reserva, agora a meio deposito acontecer isso é problema mesmo.

quanto aos consumos se tiveres a egr desligada liga novamente já que não tens catalisador.
no meu melhorou meio litro nos consumos e a fazer passagem de mudanças a puxar ao máximo tb fazia um "poço" e agora com a egr ligada já não faz.
outra coisa que tens que ver é injecção.
nao faz vibração ao acelerar ao máximo, se nao tem tremidelas ao relantim e se notas o carro em frio a tremer ou com um trabalhar muito forte.
A egr nao faço ideia se esta ou nao desligada.
Mas penso que não, porque o mecanico ja viu o motor e disse que so tava mesmo reprogamada e sem catalizador.
As jantes sao originais em 17 e penso que os pneus é 225-45-17

- - - - - - - - - -

a cena do deposito ficar na reserve, garantidamente é problema pois não é normal.
é normal quando está mesmo quase a entrar na reserva, agora a meio deposito acontecer isso é problema mesmo.

quanto aos consumos se tiveres a egr desligada liga novamente já que não tens catalisador.
no meu melhorou meio litro nos consumos e a fazer passagem de mudanças a puxar ao máximo tb fazia um "poço" e agora com a egr ligada já não faz.
outra coisa que tens que ver é injecção.
nao faz vibração ao acelerar ao máximo, se nao tem tremidelas ao relantim e se notas o carro em frio a tremer ou com um trabalhar muito forte.

Estive novamente a experimentar o carro, agora com outra condução.
E cheguei á conclusão que não preciso trocar a velocidade depois das 2 mil rotaçoes.
Quando esta a chegar ás duas mil rotaçoes, o carro pede para trocar e responde muito bem srm fazer qualquer poço.
O poço faz sim, mas é entre as 2500 e 3000 rotaçoes mais o menos a trocar de mudança.
Mas se lhe puxar das 3000 mil para cima e trocar de mudança, nao faz poço nenhum.
A conclusão é mesmo que eu nao estava habituado ao carro e senti uma diferença que se calhar nao sera problema.
O carro não preciso mesmo de trocar velocidade acima das 2 mil.
Responde sempre em qualquer velocidade em 2 mil rotaçoes.

- - - - - - - - - -

Entretanto ontem o carro esta praticamente em cima do ponteiro vermelho e me parecia que nao iria fazer mais km.
Mas peguei no carro e ainda fiz mais alguns.
Ate acender a reserva fiz 133 km com 7,5 litros gasoleo.
Parece que nao é assim tao mau como pensava.
So acho estranho o carro responder bem a trocar de velocidade ate as 2 mil.
E acima das 2 mil o carro faz um poço e volta a disparar normalmente.
Se o carro se aguenta bem e nao treme a trocar as 2 mil.
Porque faz o poço e treme um pouco a trocar acima das 2 mil.
Uma coisa é certa, como ja disse, nao preciso trocar depois das 2 mil porque o carro responde muito bem antes disso e anda bastante dentro disso, sem ser necessario puxar por o carro ao limite.
 
A egr nao faço ideia se esta ou nao desligada.
Mas penso que não, porque o mecanico ja viu o motor e disse que so tava mesmo reprogamada e sem catalizador.
As jantes sao originais em 17 e penso que os pneus é 225-45-17

- - - - - - - - - -



Estive novamente a experimentar o carro, agora com outra condução.
E cheguei á conclusão que não preciso trocar a velocidade depois das 2 mil rotaçoes.
Quando esta a chegar ás duas mil rotaçoes, o carro pede para trocar e responde muito bem srm fazer qualquer poço.
O poço faz sim, mas é entre as 2500 e 3000 rotaçoes mais o menos a trocar de mudança.
Mas se lhe puxar das 3000 mil para cima e trocar de mudança, nao faz poço nenhum.
A conclusão é mesmo que eu nao estava habituado ao carro e senti uma diferença que se calhar nao sera problema.
O carro não preciso mesmo de trocar velocidade acima das 2 mil.
Responde sempre em qualquer velocidade em 2 mil rotaçoes.

- - - - - - - - - -

Entretanto ontem o carro esta praticamente em cima do ponteiro vermelho e me parecia que nao iria fazer mais km.
Mas peguei no carro e ainda fiz mais alguns.
Ate acender a reserva fiz 133 km com 7,5 litros gasoleo.
Parece que nao é assim tao mau como pensava.
So acho estranho o carro responder bem a trocar de velocidade ate as 2 mil.
E acima das 2 mil o carro faz um poço e volta a disparar normalmente.
Se o carro se aguenta bem e nao treme a trocar as 2 mil.
Porque faz o poço e treme um pouco a trocar acima das 2 mil.
Uma coisa é certa, como ja disse, nao preciso trocar depois das 2 mil porque o carro responde muito bem antes disso e anda bastante dentro disso, sem ser necessario puxar por o carro ao limite.
A egr pode la estar e sem junta cega e estar programada para estar fechada ou ate mesmo desactivada
 
Back
Top