Relantim Audi A4 B8 sobe para as 1000rpm !!!

Boas malta !!! Na minha A4 B8 de 2008/6, tem vindo a acontecer com alguma frequência uma alteração no relantim !!! Passo a explicar... O relantim normal anda na casa das 800 rpm, e subitamente sobe para as 1000 rpm... ja me aconteceu isto tanto a frio, como a quente, mas mais frequente a frio!!! Já a deixei a trabalhar durante uns 5min após essa subida para as 1000 para ver se normalizava, mas não normalizou, só normaliza quando desligo, e volto a ligar!!! Já fui á oficina que costumo ir e disseram-me que o melhor seria fazer um teste aos injetores !!!
Pergunto então, se já aconteceu isto com alguém, ou se alguém tem conhecimento de uma situação idêntica !!!

Um bem haja a todos !!!
 
Obrigado pela ajuda... já li alguns relatos da regeneração do filtro de particulas em que pode acontecer isso, mas será mesmo daí o problema?? É que na oficina nem falaram em regeneração do FAP, mas sim em fazer o teste aos injetores, o que me vai custar á volta de 100€ !!!
 
Não tenho relatórios de nada, ainda !!! Em princípio vou passar hoje pela oficina para falar melhor com o senhor, porque se puder evitar de gastar € à toa , melhor !!! O que eu acho estranho é que , segundo o manual da carrinha, acende uma luz quando o FAP regenera ou precisa de regenerar, coisa que neste caso não se passa !!! Não acendeu luz nenhuma !!! Quanto ao teste aos injectores, custa-me a crer que possa vir daí o problema, porque do que tenho conhecimento (posso estar redondamente enganado), estes motores da serie B8, já não sofrem desse mal, para além de que a carrinha só tem 115000km !!!
 
Na minha B8 quando fica assim acelerado esta a regenerar o filtro de partículas! A luz só acende quando o fap esta muito colmatado e já não consegue fazer a regeneração normal tendo que ser feita uma "forçada"! Tem aí diy de como é feito...

Outro problema que poderá ser será o sensor de temperatura da agua que esteja marado, porque se deteta que está muito frio acelera o carro para aquecer mais rapidamente a água... Experimenta andar com o carro assim acelerado a ver o comportamento dele e tem atenção a temperatura da água do motor a ver se marca direito se o ponteiro não tem oscilações bruscas para baixo quando atinge os 90°!
 
Obrigado pela tua explicação Robster !!! Já ajuda !!! Mas vou passar na oficina e vou falar-lhe nisto que me acabaste de dizer !!! ;) Só uma coisa, na tua B8, quanto tempo é que ela fica acelerada?? Sabes dizer +/-?
 
E antes de fazer mais, ou gastar €, ir correr um bocado á AE a ver se a Regeneração fica completa, é que para regenerar não basta ficar acelerado no ralentim, é preciso abusar um pouco nas RPM e dar carga ao motor...

My two cents.

Abr.
 
Afinal já foi hoje à AE...não esperei pelo amanhã :p Como havia dito, fui então à oficina e falei da regeneração do FAP, e disseram-me também que poderia ser isso !!! Perguntaram-me se os meus trajectos ultimamente têm sido longos ou curtos, e confesso, têm sido curtos... ela já não via a AE desde a Páscoa!!! Aconselharam-me então a tal ida à AE (bravo, SilverDragon ;)), para rodar à volta de 20 min nas 2500 rpm, na 5a velocidade... lá fui eu... fiz 74 km, 37 para cada lado... Para lá, fui em 5a, ás 2500 rpm, para cá, perto das 3000 rpm, também em 5a !!! Agora vou aguardar, e ver se ficou resolvido !!!

*Nota: Antes de ir oficina, a carrinha esteve 10 min, a aquecer e começou a libertar vapor(parecia fumo branco)... acelerei uma 3 vezes até perto das 4500/5000 rpm e libertou com mais intensidade o tal vapor... não é normal certo?? seria então o filtro de partículas a expulsar a "porcaria" cá para fora?? Quando cheguei da voltinha, já não fazia nada disso !!!
Outra observação: Anda a "beber" mais que o costume !!!
 
Last edited:
É, estas máquinas modernas tem uns feitios complicados. Eu no 159 faço isso, assim que o vejo meio engasgado e a consumir uns pontos acima do característico agendo logo uma ida á AE, nem precisa ser na AE, de vez em quando vai de Chaves a Boticas a esganar e na volta já vem tranquilo. No principio eu não percebia quando uma regeneração estava em processo, interrompia-a e depois o carro caia em SafeMode, ui as vezes que isso me aconteceu...
Isso do vapor é normal nestes dias húmidos. Mesmo sendo um diesel.
Abr.
 
Obrigado pela tua explicação Robster !!! Já ajuda !!! Mas vou passar na oficina e vou falar-lhe nisto que me acabaste de dizer !!! ;) Só uma coisa, na tua B8, quanto tempo é que ela fica acelerada?? Sabes dizer +/-?
Não fasso ideia... Mas como disseram não está a fazer a regeneração terás de ir dar uma volta :)

Mas em principio vai ser isso vê nos próximos dias se volta a acontecer :)

São modernices esquisitas lol os carros lá no trabalho só fazem percursos curtos volta e meia o FAP da stress...
 
amin tambem tem acontecido isso com bastante freguenci devido trajetos curtos, actualmente tem 137k kms, estou pensar em eleminar fap e fazer um Repro,aproveitando topico, alguem conheçe uma Casa boa para fazer isso? Estava pensar ir ao Turbotec.
 
Boas malta !!! Desde a minha última intervenção aqui no forum, a argolas tem se portado bem, à exceção de hoje em que o relantim subiu para as 900/920 rpm, em vez das 1000 aqui referidas por mim, anteriormente !!! A diferença do que aconteceu hoje para o que já tinha acontecido, foi o facto de enquanto ela se manteve acelerada nas 900rpm, ouvia-se um assobio no interior do carrinha... saí da carrinha, e vim fora para tentar perceber de onde vinha o tal assobio, que constatei que vinha do escape... então deixei a carrinha ligada, porque suponho que estivesse a fazer a regeneração do FAP !!! Entretanto o assobio foi diminuindo, e voltava a ouvir-se com mais intensidade quando rodei a direção, voltando a diminuir em seguida !!! Para meu espanto, dei uma pequena aceleradela e ela voltou ás rotações normais !!! Será o tal FAP a regenerar??? E o assobio é normal?? Agradeço umas dicas de vossa parte !!!
Abraço ;)
 
Acho que o teu problema é o sensor da temperatura no motor que pifou! Já tive esse problema e os sintomas eram os mesmos. Aproveita muda o termoestato também.
 
Back
Top