Redução do IUC

Boas,

Alguém sabe se é possível obter uma redução do IUC?

Isto porque adquiri um A3 8L no mês passado e o que acontece é que trata-se de um carro importado em 2007/09, portanto já vai pagar o IUC novo (cerca de 220€), no entanto a data da primeira matrícula é de 2001/07 (matrícula alemã).

Não consigo perceber porque é que tenho que pagar o selo novo se o carro tem a primeira matrícula de 2001/07, apesar de ser matrícula estrangeira. Estamos a falar de uma diferença de quase 190€ por ano(selo antigo cerca de 30€).

De qualquer forma estou muito contente com a compra e se tiver que pagar 220€ por ano é mais um sacrifício que tenho que fazer.

Abraços,
MM
 
Era bom...
Infelizmente nada se pode fazer...o carro foi matriculado apos julho de 2007 logo o valor do IUC é calculado pelas novas tabelas... "É o país que temos"
 
Obrigado pela rápida resposta BlueA4.

Lá se vai o subsidio de férias todos os anos. Mas realmente é uma vergonha é que estamos a falar de dois países na UE.

E já agora isso também se aplica no resto da UE ou é só mesmo em Portugal?
 
Boas,

Alguém sabe se é possível obter uma redução do IUC?

Isto porque adquiri um A3 8L no mês passado e o que acontece é que trata-se de um carro importado em 2007/09, portanto já vai pagar o IUC novo (cerca de 220€), no entanto a data da primeira matrícula é de 2001/07 (matrícula alemã).

Não consigo perceber porque é que tenho que pagar o selo novo se o carro tem a primeira matrícula de 2001/07, apesar de ser matrícula estrangeira. Estamos a falar de uma diferença de quase 190€ por ano(selo antigo cerca de 30€).

De qualquer forma estou muito contente com a compra e se tiver que pagar 220€ por ano é mais um sacrifício que tenho que fazer.

Abraços,
MM

a nova tabela de IUC foi um trade off a baixarem o ISV aos carros novos (sendo a diferença diluida em 8 anos). É um incentivo ao abate dos carros. qdo os carros de 2007+ forem velhos daqui a uns anos e custarem tanto como o selo que pagaram nessa altura, ninguem os quer e pronto
 
Obrigado pela rápida resposta BlueA4.

Lá se vai o subsidio de férias todos os anos. Mas realmente é uma vergonha é que estamos a falar de dois países na UE.

E já agora isso também se aplica no resto da UE ou é só mesmo em Portugal?

Não sei como é nos outros países, mas posso-te dizer que o que conta aqui (Alemanha) é a cilindrada e o CO2. O ano do carro não interessa. A não ser que tenhas um Oldtimer. Esses pagam todos 191,73 independente da cilindrada ou CO2.
 
Last edited:
Só tenho curiosidade em saber, que rebaixa de IUC vou ter quando o meu a3 tiver + de 8 anos...

A redução do IUC para veículos com mais de 8 anos foi algum decreto-lei para ser aprovado??

Enfim mas o que me revolta mais é que é por dois meses a diferença é absurda. É que é todos os anos... :D Vou esquecer porque senão fico revoltado com esse imposto. Quando aparecer para pagar vou ter que me desenrascar.
 
A redução do IUC para veículos com mais de 8 anos foi algum decreto-lei para ser aprovado??

Enfim mas o que me revolta mais é que é por dois meses a diferença é absurda. É que é todos os anos... :D Vou esquecer porque senão fico revoltado com esse imposto. Quando aparecer para pagar vou ter que me desenrascar.

Já me aconteceu, e troquei de carro para um com IUC antigo, mas só compensa se surgir um bom negocio.
 
Last edited:
Bem, ainda não tinha estado a par destas notícias. Estive a verificar numa notícia do DN e segundo fiz bem a simulação, virei a pagar menos 10/15euros de selo. Faz sentido?
 
Tem lá uma nota:

NOTA: A proposta de Orçamento do Estado de 2016 não faz nenhuma referência à taxa adicional sobre os ligeiros de passageiros movidos a gasóleo que foi imposta nos últimos anos. Isso não significa necessariamente que a taxa vá deixar de ser cobrada, nem, por outro lado, que se manterá. Optámos por não incluir o imposto adicional, para já, e atualizar o simulador assim que o governo dissipar a dúvida
 
Correcto, já passei pelo mesmo. Fazem tudo para nos irem ao bolso:D

Acho que estão a ver mal o problema. Os impostos que o carro pagou até vir para cá não foram impostos pagos a Portugal mas no País de origem. Isto não quer dizer que não paguemos impostos excessivos mas neste caso a lógica não me parece errada. Um dia destes só se compravam carros em 2ª ou 3ª mão vindos de fora, o que só aproveitada as economias de fora.
 
Back
Top