[REALIZADO COM SUCESSO] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Viva a todos.

Estou com um problema e procuro ajuda de quem me puder dar uma mão.

Como alguns membros sabem, tenho um A3 Sportback MY2010 que comprei em Fevereiro deste ano...

Encomendei-o com faróis de halogéneo...

Entretanto decidi mudar para o Bi-xenon OEM (com DRL leds).

Já comprei as ópticas Bi-Xenon OEM e os cabos adaptadores para ligar os ligar às fichas halogéneo do carro.

Até aqui tudo ok.

Meti mãos à obra, pára-choques fora, etc, tiro os faróis de halogéneo, ligo as fichas aos faróis, etc. e tal...

Vou ao interruptor de luzes do carro, ligo e nada.

Até tudo ok, pois já previa faltar-me ligar o vag-com e codificar o xenon.

Então ligo o vag-com, vou ao módulo 09 e o que eu encontro para activar o Xenon?... nada de nada para activar o xenon...

Pois bem, aqui começa o meu problema... sei que a minha centralina é das novas e junta o módulo 09 com o antigo 46... Logo, no long coding help não tenho nenhuma informação, só mesmo as casas para marcar e desmarcar as opções... Mas como não sei o que está marcado ou desmarcado, porque não tem qualquer informação é mesmo andar às escuras...

As únicas luzes que funcionam são os piscas das novas ópticas, mais nada...

Portanto, voltei a desligar e a retirar as ópticas xenon e a meter as antigas halogéneo...

Pergunto: alguém tem como me ajudar? Seja dizer-me qual a configuração no vag-com [tenho cabo 9.08, vag-com 9.08 com os labels da beta 10.3], seja quem me possa fazer o trabalho e por tudo direitinho...

Se me puderem ajudar de alguma forma agradeço imenso.

Cumps a todos.
 
Last edited:
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Não me parece que seja apenas configurações com o vag.

Apontava mais para a "09-Central electr".


Tenta falar com o user "El Furacon", ele costuma dominar o assunto :)
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Sem analisar muito...(que demora tempo a ver esquemas), falta um módulo fundamental que controla tudo o que é DRL e farois Bi-Xenon nestes novos modelos, O modulo AFS, de regulação e "cornering" de ligação ás ópticas.
Para além de que necessitas do lava-farois e do nivelamento automático (embora isso não afecte o funcionamento do xenon e das ópticas).
Com mais tempo posso tentar ver em detalhe o que falta aí além disso.
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

És de onde?

Que adaptador é que compras-te?

O adptador é que pode vir com os fios trocados :S
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Viva.

De Amarante.

Quanto ao adaptador, também já me passou isso pela cabeça, pois a kuffatec vende 3 tipos diferentes: antes 2010, o 2010 e o 2010-1... Apesar de me terem confirmado que o que enviaram funciona no meu carro, ele não tem indicação nenhuma, pelo que pode ter acontecido eles terem-se enganado, sem querer obviamente, no envio...

Alguém sabe o pinout para eu confirmar nos cabos?

Cumps
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Segundo informação do fabricante dos cabos adaptadores, os que me enviaram são os correctos para o meu carro. Contudo, para funcionar, o controlador do sistema eléctrico tem de ser re-codificado para os leds / bi-xenon e os cabos amarelos ligados ao controlador...

Será mesmo assim?

Para já pensava que os cabos eram "plug & play" - desligar halogéneo e ligar bi-xenon - e já se viu que não é nada assim, apesar de eles venderem os cabos como se fosse...

Os fios amarelos não é só para o "kurvenlich" (accionar o motor das lâmpadas horizontalmente quando se roda o volante)? Ora, o xenon não devia ligar na mesma sem esses cabos ligados, uma vez que a finalidade é aquela que referi?...

Já é confusão a mais para mim...

Acho que vou à Audi...
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Espero que a pergunta que se segue não esteja a violar as regras do fórum, se estiver espero que compreendam a necessidade da ajuda:

Algum membro na região Norte me põe isto a funcionar correctamente (ou me indica onde o posso fazer)? Caso afirmativo contactem-me por PM por favor.

Cumps.
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

@ AudiST vi a tua PM. Obrigado. Entro em contacto contigo quando regressar ao país.

Acrescento que o pinout do cabo que me enviaram esta de facto errado. A DHL já tem em trânsito o substituto. De todo o modo:

1. Não tenho DRL LED;
2. Tenho médios Xenon;
3. Tenho piscas;
4. Não tenho máximos.

A assistência da kufatec já me facultou também os bits e bytes a activar no módulo 09.

Facultou-me ainda o esquema para ligar os máximos.

Novidades eu vou colocando aqui.

Cumps.
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Alguém me sabe dizer onde raio fica o módulo conforto no meu carro?

Sei que na versão anterior ficava debaixo do volante, retirava-se a protecção e estava lá. No meu, tirei a protecção e não está lá nada...

É que o segundo cabo para o bi-xenon que a kufatec me enviou tem 4 fios para ligar 3 na ficha C e 1 na ficha A e eu não encontro o módulo... Deram-me o pinout exacto, com os n.ºs e tudo, mas não encongtro o módulo... Alguém sabe?
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Do lado direito, por detras do forro interior da mala.
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Um aparte... a kufatec anda a desmazelar-se... mandei vir de lá um cabo para ajudar um user e não é que eles também enviaram o cabo errado?

Paulo, o custo do envio do cabo errado para lá foi teu ou eles já o assumiram? Sorry pelo OT.
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

@ ELFuracon: muito obrigado pela dica. Amanhã já vou ver se o encontro lá. Só que já estou com a pulga atrás da orelha, pois se assim for, os fios do cabo adaptador bi-xenon que vêm das ópticas não vão chegar lá, pois serão curtos (chegam quanto muito à zona dos bancos frontais...)... Ou informaram-me mal?

Recapitulemos, para ver se eu estou em erro sobre alguma coisa...

A kufatec diz-me:

"Please use connections as follows:

looms coming from driver side:
C26
C48

looms coming from passenger side:

A44
C49"

Eu tenho o pinout que creio ser o correcto (enviaram-me fotos e tudo das fichas onde ligar), mas será que estas fichas "A" e "C" (uma delas até tem um travessão cor-de-rosa, são mesmo do módulo conforto? Ou serão da ECU? Ou outro módulo qualquer?

(desculpem-me o desabafo, mas que raio, os cabos estão ok, só falta mesmo ligar os 4 fios soltos (cuja ponta metálica é só encaixar numa ficha) - e não ser capaz de encontrar o sítio em que os mesmos vão ligar além de triste é frustrante... :-(

Já pesquisei horas no google e não encontro resposta onde ligar os fios soltos deste cabo adaptador do bi-xenon...

@ migsan: ainda não devolvi o primeiro cabo... logo depois dir-te-ei...

Abraço
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Olha uma cena porque razao ia ligar ao modulo conforto????

Nao sera para ligar a rede board do carro????

Isto vem de quem nao percebe grande coisa disso, apenas vi fazer no meu e em mais meia duzia de 8Ps
 
Re: [AJUDA] Trocar halogéneo para Bi-Xenon OEM em A3 Sportback MY2010.

Olha uma cena porque razao ia ligar ao modulo conforto????

Nao sera para ligar a rede board do carro????

Isto vem de quem nao percebe grande coisa disso, apenas vi fazer no meu e em mais meia duzia de 8Ps

Se calhar tens razão...

Mas como disse, tento seguir as instruções que me deram...

E também sabes que não percebo nada disto, se percebesse não estava aqui com este tópico...

Contudo, não devo ser o único com esta dúvida, pois das duas uma: ou ninguém sabe (o que eu duvido, claro, porque há aqui muita gente muito competente e conhecedora destes carros) ou quem sabe não pôde [ porque (ainda) não viu o tópico ] ou não quis ajudar-me...

Atenção: que ninguém está obrigado a fazê-lo, como é óbvio! Isto é um fórum e quem quer / pode, ajudar ajuda, mais nada... Sei muito bem que quando se quer um serviço paga-se por ele... E aqui só estou com uma dúvida que tento esclarecer, só isso...

Obrigado AudiST pela ajuda.
 
Back
Top