[A4 B5] | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "DIY reparação bomba vácuo"

Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start


Esse link tem o pin out errado, atenção...

Reactive tens de ver se o teu quadrante tem o relógio analógico ou digital, apesar de ser restyling os primeiros restyling tinham o quadrante com relógio analógico.

Depois é só arranjares o quadrante com CB e a manete, atenção que dentro do mesmo "tipo" de quadrante existem refs diferentes, e ás vezes não são compatíveis, o melhor é confirmares no ETKA :)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

O meu tem relógio analógico com numeros, em vez de traços.

Sendo assim é a manete do limpa vidros... hum, ok.

Tenho de postar depois umas fotos melhores, já com ele mais limpo e composto desta vez, lol

Depois pesquisarei melhor e com mais detalhe quais os compativeis com o meu. Perguntei para ter uma ideia, não é uma mod prioritária nem de perto, mas gosto de estar informado para os eventuais "bons" negócios que possam aparecer por aí.

Abraços
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Só para dar um cheirinho de novidade por aqui.

Umas fotos do rapaz após uma limpeza muito ligeira. Por dentro na altura das fotos ainda estava bastante sujo, e exteriormente já lavado, começam a notar-se os defeitos.

Ultimamente tenho muito lentamente posto mãos á obra a tentar por o carro mais decente, pelo menos aos meus olhos.

ainda me espera muito trabalho, especialmente de limpeza e mini-retoques de pintura, apenas proteger a chapa exposta com nicos e esfolões, etc. Puxador da bagageira é até mais ver o unico local a precisar de repintura, pois está a ser atacado por corrosão, e em principio deverei arriscar a pintura sozinho.

Sem mais,ficam as fotos

IMG_20150106_174001.jpg

IMG_20150106_173802.jpg

IMG_20150106_173738.jpg

IMG_20150106_173815.jpg

IMG_20150106_173842.jpg

IMG_20150106_173857.jpg

IMG_20150106_174229.jpg

IMG_20150106_174130.jpg


PS: Note-se o excelente trabalho de estofador do antigo dono, que colou uma alcatifa cinza por cima do tapete.:x

Como se vê, estou portanto comprador/ á procura de trims inferiores do exterior (door blades), bem como um tapete OEM do condutor (apenas o do condutor, que os outros estão bastante bons).

é um projecto paradinho, eu bem sei, mas quando não se tem t€mpo nenhum, as coisas demoram tempo ;)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Tirando o meu ter interior sport e o teu consola restyling as cores são iguais.
Já estou também a ver que os nossos estofos e apoio de braço, precisam de uma limpeza a fundo.
Em relação ao que te falta para compor o carro vamos vendo o que vai aparecendo. ;)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Tirando o meu ter interior sport e o teu consola restyling as cores são iguais.
Já estou também a ver que os nossos estofos e apoio de braço, precisam de uma limpeza a fundo.
Em relação ao que te falta para compor o carro vamos vendo o que vai aparecendo. ;)

Como aqui não conheço nenhum local onde façam uma limpeza a fundo nos estofos, sem ser a típica aspiração, eu irei tratar de tal limpeza, mas a sujidade tem muitos anos em cima e está complicado :D

O restante que falta, há-de lá ir com tempo e investimento, tem de ser um passo de cada vez e com cabeça. Se a carteira permitisse, era tudo de uma vez e até já estaria feito, mas como não vivemos num conto de fadas, terá de ser como der.

Abraços
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Esse interior depois de uns retoques fica 5* 
Os tapetes novos, dão logo outro ar ao carro. Depois os sofás, quando tiveres t€mpo, era uns desportivos [emoji57]
A coisa que mais gosto no meu carro são os bancos!

Em relação à tua viatura, só a lavagem, já o fez rejuvenescer uns anos[emoji2]

Desejo-te boas manutenções, mods, e acima de tudo muitos KM.
AbraÇo
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Bom, á coisa de semana e meia, vi-me deparado com uma situação que é normal no grupo Vag, mas que apesar da idade e das muitas brincadeiras que fiz no 80, nunca me tinha acontecido.

O típico problema de trabalhar continuo da bomba de vácuo do fecho central. Ora pus-me a pesquisar, e neste modelo, a bomba controla tudo deste vidros, plafoniers, fecho central, por isso o simplesmente desligar a bomba para ela não queimar não é uma opção viável.

Eu ainda estou na fase inicial com este carro, por isso ainda tenho um certo receio em desmontar coisas que não compreendo completamente, especialmente coisas com electrónica mais avançada, mas quem não arrisca não petisca, e se no 80 muitas das coisas eu é que reparava, neste tentarei fazer o mesmo dentro das minhas habilidades.

Neste caso, a bomba tinha "overrun" apenas ao fechar, ou seja, ao fazer mesmo o vácuo. Como não estava para ficar a olhar para aquilo até queimar, e como a bomba ao não conseguir atingir a pressão necessária não mandava sinal á bagageira, e esta não trancava (isto acontece só nos restyling devido a bagageira ter fecho electrico), por isso mãos á obra.

Fica uma espécie de DIY, ou passo a passo.


- Primeiro fiz o teste de fugas. Apertei cada um dos tubos ligados á bomba para tentar identificar em qual deles teria a fuga (um deles vai á porta do condutor, outro vai ao restante sistema).
- Após o teste em cada um dos tubos, a bomba continuava a trabalhar continuamente, o que mostra não haver fugas no sistema, mas sim algo na bomba.

Toca as desmontar.
IMG_20150115_105027.jpg

IMG_20150115_105059.jpg

IMG_20150115_105132.jpg

Todas as ligações á bomba ja desconectadas
IMG_20150115_112708.jpg

Começar a abrir a bomba
IMG_20150115_112844.jpg

Vê-se assim a placa de circuitos. Com muito cuidado levanta-se a placa de circuitos, tendo em atenção as cabçagens que a suportam, e expõe-se o que queremos, o interior
IMG_20150115_113321.jpg



- Ora, no meu caso, como tinha dificuldades em fechar, era falta de vácuo, o que podia ser ou da membrana rota, ou então algo de mal com os grafites, que possam estar gastos e não criar suficiente vácuo, ou deixarem escapar demasiado para a bomba conseguir atingir a pressão desejada.

Sendo assim, remove-se os parafusos que se vê acima, e desmontamos isto:
IMG_20150115_115522.jpg


No meu caso tive sorte, eram dos grafites e fiz um "truque". Rodei os grafites 180º, de modo a que a parte nova que se encontrava resguardada, ficasse agora como a face exposta que gira contra o rebordo fazendo assim a pressão necessária á bomba, consoante esta roda para um lado, ou para o outro (abrir e fechar).
Na foto creio ser visível que os grafites (as pequenas peças finas e alongadas nas ranhuras), estão arredondados na zona mais próxima do centro, e quadradas na parte mais exterior. A foto foi tirada depois de já os ter rodado.

IMG_20150115_115504.jpg



E pronto, foi montar e testar, e até agora tem funcionado como deve ser, e esperemos que assim continue.

Cumprimentos, espero que ajude alguem :)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Reparação bomba Vácuo (grafites)

Bem vindo ao mundo B5!!!!!!! :D

Pelo que me parece, saiu a sorte grande a esse B5 ao vir parar às tuas mãos!!! :D

Com t€mpo tens muitos mimos para lhe dar e mods para fazer!!!! ;)

Força nisso!
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Reparação bomba Vácuo (grafites)

Nice diy my friend ;)

E continuamos sempre a aprender contigo, continua com esse empenho e dedicação.
Com o t€mpo esse B5 fica impecável.
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Reparação bomba Vácuo (grafites)

Bem vindo ao mundo B5!!!!!!! :D

Pelo que me parece, saiu a sorte grande a esse B5 ao vir parar às tuas mãos!!! :D

Com t€mpo tens muitos mimos para lhe dar e mods para fazer!!!! ;)

Força nisso!

Esperemos que a sorte dele seja também a minha sorte, e que a falta de atenção anterior não me venha cair agora em cima


Nice diy my friend ;)

E continuamos sempre a aprender contigo, continua com esse empenho e dedicação.
Com o t€mpo esse B5 fica impecável.

A palavra mágica parece ser sempre a mesma. HAJA T€MPO, :D
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Reparação bomba Vácuo (grafites)

A minha tem uma fuga no feixo da porta direita de tras. Mas fecha tudo como deve de ser, so que quando fecha ouve-se o ar a sair mas depois para... Isso estraga o motor do vacuo?
 
Back
Top