Radiador de oleo é bom ou apenas mito?

Ora agora que me estou a começar a interessar pelas repros e alteraçoes de hardware nos tdi´s e ando a investigar diversas preparaçoes pergunto a todos mas principalmente ao pessoal chipadeiro que por aqui anda:

O que é que será que dá mais vida ou durabilidade a um turbo? :roll:

Um radiador de oleo ou um intercooler?

Na minha modesta opinião que é a de apenas um curioso na matéria seria o radiador de óleo porque iria arrefecer o oleo que lubrifica o turbo que normalmente atinge temperaturas elevadissimas.
Ora como o intercooler está depois do turbo não vejo como este iria dar maior longevidade ao turbo!

Será que me fiz entender?

Opinem ;)
 
eu ando em fase de mods profundas e posso te assegurar os seguintes aspectos por experiencia propria:
no bloco 1.9tdi 130cv com o ic do cupra, tubagens de inox 60mm interior, egr off, ccv bypass, radiador de gasoleo e radiador de oleo os ganhos são incriveis! a altos regimes o carro apesar de ter o file de origem e ainda ter o VA parece tar chipado! ao baixar as temperaturas ganhas potencia em regimes onde antes perdias!
só tens vantagens!
ao teres o radiador de oleo convem meter manometros de pressão e temperatura de oleo!
a temperatura baixa logo 15graus.
e no caso de uma tubagem salta o manometro de pressão é a tua primeira salvaguarda!
 
Paiol disse:
Ora agora que me estou a começar a interessar pelas repros e alteraçoes de hardware nos tdi´s e ando a investigar diversas preparaçoes pergunto a todos mas principalmente ao pessoal chipadeiro que por aqui anda:

O que é que será que dá mais vida ou durabilidade a um turbo? :roll:

Um radiador de oleo ou um intercooler?

Na minha modesta opinião que é a de apenas um curioso na matéria seria o radiador de óleo porque iria arrefecer o oleo que lubrifica o turbo que normalmente atinge temperaturas elevadissimas.
Ora como o intercooler está depois do turbo não vejo como este iria dar maior longevidade ao turbo!

Será que me fiz entender?

Opinem ;)

Eu tb n te sei responder loool so vim aqui reforçar a tua curiosidade tanho visto ai alguns projectos com IC'S e radiadores repros injectores turbos e ando com uma vontadinhaaaa :D
E todos os esclarecimentos sao bem vindos :D
 
amstup disse:
eu ando em fase de mods profundas e posso te assegurar os seguintes aspectos por experiencia propria:
no bloco 1.9tdi 130cv com o ic do cupra, tubagens de inox 60mm interior, egr off, ccv bypass, radiador de gasoleo e radiador de oleo os ganhos são incriveis! a altos regimes o carro apesar de ter o file de origem e ainda ter o VA parece tar chipado! ao baixar as temperaturas ganhas potencia em regimes onde antes perdias!
só tens vantagens!
ao teres o radiador de oleo convem meter manometros de pressão e temperatura de oleo!
a temperatura baixa logo 15graus.
e no caso de uma tubagem salta o manometro de pressão é a tua primeira salvaguarda!

Mas será assim tão comum saltar uma tubagem???

Não vou muito à bola com manometros extra :roll:
 
O radiador de oleo é bom depois do oleo estar quente ate lá so prejudica porque oleo frio nao lubrifica tao bem como na temperatura ideial.

Por isso quando se mete o radiador convem meter um termostacto para o oleo so passar pelo radiador depois de atingir a temp normal do oleo ;)
 
xsport disse:
O radiador de oleo é bom depois do oleo estar quente ate lá so prejudica porque oleo frio nao lubrifica tao bem como na temperatura ideial.

Por isso quando se mete o radiador convem meter um termostacto para o oleo so passar pelo radiador depois de atingir a temp normal do oleo ;)

hum opinião interessante de facto mas e se colocarmos um oleo tipo 0w30 ou que supere as especificaçoes do fabricante que no meu caso penso serem as 505.01?

ou será que bastava não puxar pelo motor em frio?
 
xsport disse:
O radiador de oleo é bom depois do oleo estar quente ate lá so prejudica porque oleo frio nao lubrifica tao bem como na temperatura ideial.

Por isso quando se mete o radiador convem meter um termostacto para o oleo so passar pelo radiador depois de atingir a temp normal do oleo ;)

então.......se tiver termostacto o oleo não circula........logo........BOOOMMM.
 
Boas

Nem uma coisa nem outra...
A tua condução e o software que tens no carro são bem mais importantes.
Tás a falar do turbo, certo!...

Cumps
 
acho que tão a fazer algumas confusões!
em 1º saltar tubagens acontece a qualquer um!
desde tubagens do IC a um tubo dos radiadores!
a polemica do termostato só existe porque muito de vós não o tem montado!
eu já tive duas bolachas! uma sem termostato e outra com!
com termostato, até aos 90graus o circuito está fechado! e depois abre! ao abrir o manometro baixa logo imediatamente 15 graus a temp do oleo.
sem termostato o oleo demora muito mais a aquecer mas nunca sobre variações bruscas de temperatura que se dão ao abrir do circuito!

há que saber fazer as coisas!
e há que escolher bem o material a aplicar!
 
amstup disse:
eu ando em fase de mods profundas e posso te assegurar os seguintes aspectos por experiencia propria:
no bloco 1.9tdi 130cv com o ic do cupra, tubagens de inox 60mm interior, egr off, ccv bypass, radiador de gasoleo e radiador de oleo os ganhos são incriveis! a altos regimes o carro apesar de ter o file de origem e ainda ter o VA parece tar chipado! ao baixar as temperaturas ganhas potencia em regimes onde antes perdias!
só tens vantagens!
ao teres o radiador de oleo convem meter manometros de pressão e temperatura de oleo!
a temperatura baixa logo 15graus.
e no caso de uma tubagem salta o manometro de pressão é a tua primeira salvaguarda!

Podes me explicar melhor o funcionamento destas 3 coisinhas ...
 
luizsantana disse:
então.......se tiver termostacto o oleo não circula........logo........BOOOMMM.

Nao propriamente quando esta fechado o circuito faz-se normalmente.

amstup disse:
a polemica do termostato só existe porque muito de vós não o tem montado!
eu já tive duas bolachas! uma sem termostato e outra com!
com termostato, até aos 90graus o circuito está fechado! e depois abre! ao abrir o manometro baixa logo imediatamente 15 graus a temp do oleo.
sem termostato o oleo demora muito mais a aquecer mas nunca sobre variações bruscas de temperatura que se dão ao abrir do circuito!

Sim eu nunca tive montado estava a falar do que li em alguns sitios da net ;)

Consideras melhor entao sem termostato? Enquando nao aquece nao prejudica a lubrificação?
 
o ccv bypass é uma mod simples, na tampa do motor tens uma valvula que está ligada á admissão e por essa valvula saem os gases provenientes da queima de oleo que entram de novo na admissão, sujando-a.
ao eliminares esta re-circulação evitas a acumulação de restos de oleo queimado nas paredes da admissão.
uma admissão limpa nunca fez mal a niguem!

relativamente aos ICs do oleo e gasoleo, experimenta fazer um log a fundo com o vag com nestes dois campos e vê os valores altissimos que são atingidos num piscar de olhos!


xsport disse:
Consideras melhor entao sem termostato? Enquando nao aquece nao prejudica a lubrificação?

sem termostato é um pau de dois bicos porque:
- o carro demora muito mais a aquecer e consequentemente não podes esmagar o acelarador quando te dá na real gana!

há muitos defesores de usar bolacha com termostato eu uso sem.


e outra coisa! as temperaturas em portugal são amenas, ou seja, "normais"! em paises onde há temperaturas gelidas como é que os carros andavam quando têm temperaturas todos os dias na casa dos 5 graus positivos no maximo?
 
amstup disse:
o ccv bypass é uma mod simples, na tampa do motor tens uma valvula que está ligada á admissão e por essa valvula saem os gases provenientes da queima de oleo que entram de novo na admissão, sujando-a.
ao eliminares esta re-circulação evitas a acumulação de restos de oleo queimado nas paredes da admissão.
uma admissão limpa nunca fez mal a niguem!

relativamente aos ICs do oleo e gasoleo, experimenta fazer um log a fundo com o vag com nestes dois campos e vê os valores altissimos que são atingidos num piscar de olhos!


sem termostato é um pau de dois bicos porque:
- o carro demora muito mais a aquecer e consequentemente não podes esmagar o acelarador quando te dá na real gana!

há muitos defesores de usar bolacha com termostato eu uso sem.


e outra coisa! as temperaturas em portugal são amenas, ou seja, "normais"! em paises onde há temperaturas gelidas como é que os carros andavam quando têm temperaturas todos os dias na casa dos 5 graus positivos no maximo?

Epah desculpa mas continuo sem perceber as funções desses 3..
 
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