Radiador de oleo é bom ou apenas mito?

Já vi que sim..

Eu pouco percebo de motores, mas estas pequenas modzitas nos motores que dão mais uns quantos cavalos são sempre bem vindas..
 
eu tambem não pesco grande coisa!
apenas me aconselho com quem sabe!

quando apenas andava de repro era tudo bem mais simples! :D :lol:
mas um gajo quer sempre mais, e mais e mais! :p
 
amstup disse:
eu tambem não pesco grande coisa!
apenas me aconselho com quem sabe!

quando apenas andava de repro era tudo bem mais simples! :D :lol:
mas um gajo quer sempre mais, e mais e mais! :p

Estas coisadas todas que aqui se falou, aumentam essencialmente a cavalagem ou o arrefecimento..
 
Marks disse:
Estas coisadas todas que aqui se falou, aumentam essencialmente a cavalagem ou o arrefecimento..

Penso que nao aumentao apenas mantem...

O ccv faz com que nao suje a admição para nao perder diametro na admiçao, para manter a preformance do motor.

Os radiadores fazem tambem com que nao percas potencia quando os valores de temp ja sao muito altos.

Dar aqui nao se dá nada :p :p :p
 
2 coisas distintas, performance e durabilidade do material.

Falando de performace:
No ar quanto mais frio maior é a concentração de oxigenio, ora para uma boa combustão precisas de oxigenio e de um combustivel neste caso o gazoil, quanto mais oxigenio tiveres mais gasolio podes injectar e o que é injectado é melhor queimado. logo menos fumo preto e mais potencia.
Isto nota-se principalmente em carros turbo pois o ar passa primeiro pelo turbo que ao ser alimentado pelos gases de escape e pela sua incrivel rotação está muito, muito quente o que faz com que o ar da admissão chegue aos cilindros muito quente, logo com mais rarefeito e com menor concentração de oxigenio, um intercooler fara este ar baixar de temperatura como tal ficar menos rarefeito e com mais oxigenio.

Durabilidade:
Todos os carros tem 2 circuitos, um de agua e outro de oleo (tirando os porsche e VW refrigerados a ar)
O termostato como alguem aqui disse a abrir a 90º é para o circuito da agua, e é fundamental, o termostato fecha ou abre a passagem da agua para o radiador.

Senao tivesse termostato a temperatura não seria constante, e o motor foi feito para trabalhar a uma temperatura ideal, na qual as folgas são as estudadas como sendo as melhores o oleo como estando com a fluidez ideal etc etc. Esta temperatura costuma ser por volta dos 90º (temperatura da agua)
Sem termostato o carro demoraria muito tempo a chegar a esta temperatura ideial, podendo até nunca chegar, dependendo se andamos devagar depressa, temperatura atmosferica etc.
Pelo que o um termostato no circuito da agua é essencial, alem de que todos sabemos que nao devemos puxar pelo carro a frio, pois todos se lembram por exemplo do red line do M5 que varia até ao carro atingir a temperatura de funcionamento.

A temperatura normal do oleo anda pelos 120 a 130º

O oleo permuta algum do seu calor para o circuito da agua, mas nem sempre é o suficiente.
Um radiador de oleo é interessante, não para dar propriamente mais cavalos mas para que o oleo nao atinja temperaturas muito altas, acima das quais se começa a degradar, é quase que essencial em todos os carros turbo e de alta performance devido ás elevadas prestações que normalmente exigem muito mais do material, e o que impede que tudo rebente ou cole é o oleo, por isso convem que esse oleo mantenha todas as qualidades por o maximo tempo possivel.
Para alem disso esse oleo vai por sua vez para alem de lubrificar, ajudar a refrigerar alguns componentes do motor, como o turbo.

Conclusão sim um pequeno radiador de oleo só faz bem e é facil de ver que quase todas as versoes mais desportivas o tem.
 
mustang disse:
2 coisas distintas, performance e durabilidade do material.

Falando de performace:
No ar quanto mais frio maior é a concentração de oxigenio, ora para uma boa combustão precisas de oxigenio e de um combustivel neste caso o gazoil, quanto mais oxigenio tiveres mais gasolio podes injectar e o que é injectado é melhor queimado. logo menos fumo preto e mais potencia.
Isto nota-se principalmente em carros turbo pois o ar passa primeiro pelo turbo que ao ser alimentado pelos gases de escape e pela sua incrivel rotação está muito, muito quente o que faz com que o ar da admissão chegue aos cilindros muito quente, logo com mais rarefeito e com menor concentração de oxigenio, um intercooler fara este ar baixar de temperatura como tal ficar menos rarefeito e com mais oxigenio.

Durabilidade:
Todos os carros tem 2 circuitos, um de agua e outro de oleo (tirando os porsche e VW refrigerados a ar)
O termostato como alguem aqui disse a abrir a 90º é para o circuito da agua, e é fundamental, o termostato fecha ou abre a passagem da agua para o radiador.

Senao tivesse termostato a temperatura não seria constante, e o motor foi feito para trabalhar a uma temperatura ideal, na qual as folgas são as estudadas como sendo as melhores o oleo como estando com a fluidez ideal etc etc. Esta temperatura costuma ser por volta dos 90º (temperatura da agua)
Sem termostato o carro demoraria muito tempo a chegar a esta temperatura ideial, podendo até nunca chegar, dependendo se andamos devagar depressa, temperatura atmosferica etc.
Pelo que o um termostato no circuito da agua é essencial, alem de que todos sabemos que nao devemos puxar pelo carro a frio, pois todos se lembram por exemplo do red line do M5 que varia até ao carro atingir a temperatura de funcionamento.

A temperatura normal do oleo anda pelos 120 a 130º

O oleo permuta algum do seu calor para o circuito da agua, mas nem sempre é o suficiente.
Um radiador de oleo é interessante, não para dar propriamente mais cavalos mas para que o oleo nao atinja temperaturas muito altas, acima das quais se começa a degradar, é quase que essencial em todos os carros turbo e de alta performance devido ás elevadas prestações que normalmente exigem muito mais do material, e o que impede que tudo rebente ou cole é o oleo, por isso convem que esse oleo mantenha todas as qualidades por o maximo tempo possivel.
Para alem disso esse oleo vai por sua vez para alem de lubrificar, ajudar a refrigerar alguns componentes do motor, como o turbo.

Conclusão sim um pequeno radiador de oleo só faz bem e é facil de ver que quase todas as versoes mais desportivas o tem.
bem dezido ó mustang :!: :!: nem vale a pena dizer mais nada!! 8) 8)
 
Boas.
Essa pergunta que fizeste é algo que me intriga a mim tambem.
Pois no meu a4 b5 tinha montado um vb 17 feito pelo njoy, mas agora resolvi fazer um ligeiro upgrade, com tantos track days aqui no autodromo do algarve, o bichinho adormecido acordou e resolvi fazer algumas brincadeiras no meu a4.
Ora o que vou fazer é começar pelos bicos, vou montar um firad race 520 100% gasoleo, e a turbaça é um 22,60, já fica engraçado, mas para acompanhar este material novo só tendo o ic maior dizem-me que vou derreter os pistons se não montar um radiador de oleo e de gasoleo, a minha duvida é a seguinte terei de montar mesmo os dois ou apenas um?
Se for apenas um qual?
Claro que quero ter jarda e por "the pedal to the metal" mas tambem não o quero matar e acima de tudo não quero ir até ao autodromo e deixar um audi mal visto!
 
Boas.
Essa pergunta que fizeste é algo que me intriga a mim tambem.
Pois no meu a4 b5 tinha montado um vb 17 feito pelo njoy, mas agora resolvi fazer um ligeiro upgrade, com tantos track days aqui no autodromo do algarve, o bichinho adormecido acordou e resolvi fazer algumas brincadeiras no meu a4.
Ora o que vou fazer é começar pelos bicos, vou montar um firad race 520 100% gasoleo, e a turbaça é um 22,60, já fica engraçado, mas para acompanhar este material novo só tendo o ic maior dizem-me que vou derreter os pistons se não montar um radiador de oleo e de gasoleo, a minha duvida é a seguinte terei de montar mesmo os dois ou apenas um?
Se for apenas um qual?
Claro que quero ter jarda e por "the pedal to the metal" mas tambem não o quero matar e acima de tudo não quero ir até ao autodromo e deixar um audi mal visto!


Antes de mais estás em Falta!...

Passa aqui ASAP! :arrow: http://www.audipt.com/f77/



Em segundo...

Reparas-te na DATA do ultimo post???

Isso dá direito ao premio de Picadeira de Ouro 2013!...
 
Last edited:
Na minha modesta opiniao, radiador de oleo so para grandes preparaçoes e nunca para um daily drive. Os oleos sinteticos atuais estao preparados para aguentarem bem altas temperaturas do tipo 150º sem perdas das propriedades.
Para mim nao passa de mito urbano.

O ccv bypass é outra treta na minha opinião.
Dá mais resultado um port polish por exemplo.
 
Last edited:
o meu A3 ja tem radiador de gasóleo no regresso não é?

qq dia perco a cabeça e meto um na ida xDDD

ja o de oleo também gostava de saber mais e se possivel um DIY :twisted:
 
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