Questões básicas sobre A3

Ora viva!

Gostaria de colocar um par de questões básicas sobre a mecânica do Audi A3. Basicamente, comprei um A3 1.6 TDI Ultra há uns dias que é o meu segundo carro. Antes disto andei os últimos 13 anos num Peugeot 206 a gasolina portanto há claramente aqui *algumas* diferenças que ainda me estão a escapar :)

As minhas perguntas são (não estão particularmente relacionadas umas com as outras):

1) Após ter feito um curto percurso (8Km em cidade) quando cheguei a casa a ventoínha ficou a trabalhar após desligar o carro (durante 5m). Temperatura sempre a 90º. Ora eu ainda ando a atinar com a caixa e a aprender a trabalhar com o rotações mais baixas que um carro a gasolina, mas achei estranho a ventoínha ficar a trabalhar por "tão pouco". Senti também ar quente nas cavas das rodas traseiras. Será normal? O carro tem 600Km....

2) Estive a ler sobre o filtro de partículas. Ora eu durante a semana faço 8Km para ir e voltar ao trabalho, em cidade. Dificilmente faço os "60Km/h por 15m" que o manual recomenda para regerar o filtro. Devo preocupar-me com isto ? Eu faço deslocações maiores ao fim de semana, mas não percebo o nível de "cuidado" que deva ter com o dito filtro para não se estragar rapidamente.

3) Já ouvi histórias contraditórias sobre isto, mas é mesmo preciso esperar 30 segundos entre parar o carro e desligá-lo, para lubrificar o turbo e não se estragar tão depressa ?

4) Ainda estou bastante inquieto com o facto das versões Ultra não trazerem pneu de substituição (apenas o compressor + liquído vedante). Na eventualidade de um furo sério, disseram-me que a audi tem um serviço de assistência para o assunto. Que custos devo esperar em caso de precisar deles ?

Obrigado e peço desculpa pelo nível das perguntas ser assim tão estúpido :)
 
Posso responder-te à 3. Precisas de fazer isso se tiveres puxado pelo carro. Se estiveres em ritmo calmo sem puxar muito pelas rotações podes desligar o carro logo que chegas.
 
Boas.
Perguntar para esclarecer dúvidas nada tem de estúpido mas sim de sensato e inteligente! :)
A 3 já foi respondida.
Em relação à 1 penso ter a ver com a regeneração, pois comprei um 2.0tdi 150cv à poucos dias e também já me aconteceu a mesma coisa.
Também tenho muitas dúvidas em relação à questão 2, mas estou a pensar de vez em quando aproveitar uma ou outra deslocação e andar mais uns kms e fazer o tal percurso (já li a 50km/h, 70km/h e 80km/h) com alguma rotação durante 15 minutos. Prefiro gastar mais combustível que gastar num filtro! :)
Boa sorte com a máquina! :)
 
Ora viva!

Gostaria de colocar um par de questões básicas sobre a mecânica do Audi A3. Basicamente, comprei um A3 1.6 TDI Ultra há uns dias que é o meu segundo carro. Antes disto andei os últimos 13 anos num Peugeot 206 a gasolina portanto há claramente aqui *algumas* diferenças que ainda me estão a escapar :)

As minhas perguntas são (não estão particularmente relacionadas umas com as outras):

1) Após ter feito um curto percurso (8Km em cidade) quando cheguei a casa a ventoínha ficou a trabalhar após desligar o carro (durante 5m). Temperatura sempre a 90º. Ora eu ainda ando a atinar com a caixa e a aprender a trabalhar com o rotações mais baixas que um carro a gasolina, mas achei estranho a ventoínha ficar a trabalhar por "tão pouco". Senti também ar quente nas cavas das rodas traseiras. Será normal? O carro tem 600Km....

2) Estive a ler sobre o filtro de partículas. Ora eu durante a semana faço 8Km para ir e voltar ao trabalho, em cidade. Dificilmente faço os "60Km/h por 15m" que o manual recomenda para regerar o filtro. Devo preocupar-me com isto ? Eu faço deslocações maiores ao fim de semana, mas não percebo o nível de "cuidado" que deva ter com o dito filtro para não se estragar rapidamente.

3) Já ouvi histórias contraditórias sobre isto, mas é mesmo preciso esperar 30 segundos entre parar o carro e desligá-lo, para lubrificar o turbo e não se estragar tão depressa ?

4) Ainda estou bastante inquieto com o facto das versões Ultra não trazerem pneu de substituição (apenas o compressor + liquído vedante). Na eventualidade de um furo sério, disseram-me que a audi tem um serviço de assistência para o assunto. Que custos devo esperar em caso de precisar deles ?

Obrigado e peço desculpa pelo nível das perguntas ser assim tão estúpido :)

Antes de mais bem-vindo ao fórum!
Resposta às perguntas:
1 - É perfeitamente normal isso acontecer(especialmente se fazes percursos curtos), o carro ficou com a ventoinha ligado porque estava a fazer a regeneração do filtro de partículas...quando te aperceberes disto aconselho-te a deixares o carro a trabalhar durante um bocado se tiveres oportunidade, uma vez que muitas vezes ao desligares o carro a regeneração acaba por ser interrompida...e já agora quanto estiver a fazer a regeneração evita deixar o carro em espaços fechados, especialmente se for tipo uma garagem pequena onde o ar não circule muito.
2 - Eu não me preocupava muito, basta fazeres o que te disse no ponto 1 quando vires que está a fazer a regeneração...se eventualmente reparares que desligas o carro duas ou 3 vezes no mesmo dia e ele está sempre com a ventoinha ligada e entre outros sintomas o start-stop não funciona, então faz a regeneração com está no manual.
3 - Não é necessário fazer isso, no entanto de modo a prolongar a vida útil de vários componentes eu faço isso em todos os carros sempre que por exemplo vou em AE durante um longo período de tempo e depois páro numa estação de serviço, aí costumo deixar o carro a trabalhar 20/30 segundos antes de desligar...agora nas deslocações pequenas do dia-a-dia não.
4 - Na eventualidade do kit de reparação não funcionar quanto ao serviço da audi não faço ideia, mas por exemplo no meu caso o seguro reboca-me o carro sem custos..

Espero ter ajudado!
Bons kms com o A3! ;)
 
Obrigado a todos pelas respostas! Entretanto fiz um percurso longo de auto-estrada e quando apanhei o primeiro semáforo o start-stop voltou à vida. Já aprendi melhor a reconhecer que há uma regeneração em curso.
@kevinzaooo porquê ? É assim tão arriscado mudar um pneu? Sempre fiz isso (apesar de que no Peugeot) e sempre achei que não merecia preocupações especiais. É diferente no audi ?
 
Last edited by a moderator:
Obrigado a todos pelas respostas! Entretanto fiz um percurso longo de auto-estrada e quando apanhei o primeiro semáforo o start-stop voltou à vida. Já aprendi melhor a reconhecer que há uma regeneração em curso.
@kevinzaooo porquê ? É assim tão arriscado mudar um pneu? Sempre fiz isso (apesar de que no Peugeot) e sempre achei que não merecia preocupações especiais. É diferente no audi ?

oa riscos associados a estares na berma da estrada a trocar um pneu é para mim demasiado elevado.
um carro encosta-se mais ou um camião ou algo pode correr mal e tu estas la pronto a ser "apanhado"
a não sei que a estrada tenha condições para tal ou de pouca movimentação.
seja como for eu preferia ligar ao seguro e ele que viesse tratar do pneu ou me dessem condições para eu o fazer
 
Last edited by a moderator:
Back
Top