Ora viva!
Gostaria de colocar um par de questões básicas sobre a mecânica do Audi A3. Basicamente, comprei um A3 1.6 TDI Ultra há uns dias que é o meu segundo carro. Antes disto andei os últimos 13 anos num Peugeot 206 a gasolina portanto há claramente aqui *algumas* diferenças que ainda me estão a escapar
As minhas perguntas são (não estão particularmente relacionadas umas com as outras):
1) Após ter feito um curto percurso (8Km em cidade) quando cheguei a casa a ventoínha ficou a trabalhar após desligar o carro (durante 5m). Temperatura sempre a 90º. Ora eu ainda ando a atinar com a caixa e a aprender a trabalhar com o rotações mais baixas que um carro a gasolina, mas achei estranho a ventoínha ficar a trabalhar por "tão pouco". Senti também ar quente nas cavas das rodas traseiras. Será normal? O carro tem 600Km....
2) Estive a ler sobre o filtro de partículas. Ora eu durante a semana faço 8Km para ir e voltar ao trabalho, em cidade. Dificilmente faço os "60Km/h por 15m" que o manual recomenda para regerar o filtro. Devo preocupar-me com isto ? Eu faço deslocações maiores ao fim de semana, mas não percebo o nível de "cuidado" que deva ter com o dito filtro para não se estragar rapidamente.
3) Já ouvi histórias contraditórias sobre isto, mas é mesmo preciso esperar 30 segundos entre parar o carro e desligá-lo, para lubrificar o turbo e não se estragar tão depressa ?
4) Ainda estou bastante inquieto com o facto das versões Ultra não trazerem pneu de substituição (apenas o compressor + liquído vedante). Na eventualidade de um furo sério, disseram-me que a audi tem um serviço de assistência para o assunto. Que custos devo esperar em caso de precisar deles ?
Obrigado e peço desculpa pelo nível das perguntas ser assim tão estúpido
Gostaria de colocar um par de questões básicas sobre a mecânica do Audi A3. Basicamente, comprei um A3 1.6 TDI Ultra há uns dias que é o meu segundo carro. Antes disto andei os últimos 13 anos num Peugeot 206 a gasolina portanto há claramente aqui *algumas* diferenças que ainda me estão a escapar

As minhas perguntas são (não estão particularmente relacionadas umas com as outras):
1) Após ter feito um curto percurso (8Km em cidade) quando cheguei a casa a ventoínha ficou a trabalhar após desligar o carro (durante 5m). Temperatura sempre a 90º. Ora eu ainda ando a atinar com a caixa e a aprender a trabalhar com o rotações mais baixas que um carro a gasolina, mas achei estranho a ventoínha ficar a trabalhar por "tão pouco". Senti também ar quente nas cavas das rodas traseiras. Será normal? O carro tem 600Km....
2) Estive a ler sobre o filtro de partículas. Ora eu durante a semana faço 8Km para ir e voltar ao trabalho, em cidade. Dificilmente faço os "60Km/h por 15m" que o manual recomenda para regerar o filtro. Devo preocupar-me com isto ? Eu faço deslocações maiores ao fim de semana, mas não percebo o nível de "cuidado" que deva ter com o dito filtro para não se estragar rapidamente.
3) Já ouvi histórias contraditórias sobre isto, mas é mesmo preciso esperar 30 segundos entre parar o carro e desligá-lo, para lubrificar o turbo e não se estragar tão depressa ?
4) Ainda estou bastante inquieto com o facto das versões Ultra não trazerem pneu de substituição (apenas o compressor + liquído vedante). Na eventualidade de um furo sério, disseram-me que a audi tem um serviço de assistência para o assunto. Que custos devo esperar em caso de precisar deles ?
Obrigado e peço desculpa pelo nível das perguntas ser assim tão estúpido
