Quebra Isolada de Vidros

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por AUDIMANÍACO, 18 Mai 2020.

  1. moralez

    moralez

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    Nem de propósito, falei hoje com o meu mediador de seguros por outro assunto e como me dou bem com ele, expus-lhe esta situação deste tópico.
    A resposta dele foi, a seguradora tem a obrigação de colocar no estado original, sendo que original não é antes do acidente/dano, mas sim no estado original do carro. Mas por norma, quase todas as seguradoras só aplicam isso nos seguros Premium/Plus/etc. Nos seguros normais, está no contrato que o cliente aceita peças de reposição de qualidade equivalente à de origem.
    É um género de comércio/publicidade invertida. Ou seja, as seguradoras têm obrigação de colocar peças de origem, mas como a maioria dos clientes opta por seguros mais baratos, as companhias também oferecem serviço de menor qualidade.
    Está explicado.
    Em complemento, deu-me ainda um exemplo de que se o carro tiver películas aftermarket, o seguro só paga o vidro e a instalação do mesmo. A película fica problema do cliente.
    Noutro aspecto, disse-me ainda que em casos de acidente, os clientes não são obrigados a repararem os carros nas oficinas que eles indicam, pode ser na oficina à escolha do cliente. O cliente perde é o direito ao veículo de substituição ou de cortesia.
     
  2. madlima29

    madlima29

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    Concordo com tudo e até nos IDC (convenios com oficinas).
    Só a parte inicial do premium e tretas, nada vai ao encontro do que está estipulado na lei, que é a reposiçao ao seu estado antes do acidente. Se num dito "premium" trocam peças chinas por OEM sem custo adicional, desconheço, é bom para os espertos (e podemos estar a falar de umas largas centenas ou mesmo milhares em esquemas de reposiçao). O que é certo e justo para todos os lados, e falando em verdadeira justiça, é trocar exactamente por igual que se tinha antes, seja OEM ou aftermarket. Fica sempre o ganho do cliente que por vezes fica com uma peça velha a precisar de troca e que pelo acidente teve de meter novo. Diz o outro: "Estraga velho, paga novo". Quanto a pelicula, a mesma homologada e registada em livrete, deve ser reposta totalmente pelo seguro (registada e legalizada em livrete, passa a fazer parte integrante do veiculo). Mas sei que a maioria não o faz e temos sempre de entrar em guerrinhas com isso, mas pagam mais cedo ou mais tarde.
    Olha, eu esperei 8 meses para ter a minha grelha OEM facelift fase 2 no sitio, e 1 oficina de chaparia e depois na audi (onde acabou por ser posto e com viatura de cortesia). Foi uma guerra, porque a grelha não era a original do carro e so me queriam por aftermarket ou OEM do ano 2009. Foi 8 meses de espera e contestaçoes, mas ganhei a minha. Passou de um orçamento de 312€ para 620€ na audi. Azar o deles. Agrora pensa, trabalho na sede do Porto da seguradora, lol e nem com cordelinhos foi tarefa facilitada. Eles só vem euros e lucros...
     
    Last edited: 22 Mai 2020
    nuno.ribeiro977 e Vitor Costa gostam disto.
  3. Black Drako

    Black Drako

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    Quando tiver um stress com seguradoras ja sei a quem pedir orientações :D
     
  4. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Não sei até que ponto isto é legal visto que se não fores culpado do acidente, julgo que tens sempre direito a carro de substituição! Como também não podes ser obrigado a escolher uma oficina da seguradora, o que normalmente é uma merda porque são os peritos das seguradoras que apertam com as oficinas que aconselham e apertam tanto que quem fica prejudicado é o cliente, porque a oficina tem uma margem mínima de erro! Já me aconteceu duas vezes isso... por acaso a minha seguradora tem sido impecável e dos 3 sítios diferentes que escolhi para reparar ao longo destes últimos anos as oficinas tinham todas acordos com a minha seguradora, o que facilitou a coisa!
     
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  5. Black Drako

    Black Drako

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    eu tenho seguro com a liberty e nunca tive problemas. Tranquilidade igual. Mas já ouvi cada historia das seguradoras baratas.. Que nem é bom.
     
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  6. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Existe uma enorme pressão para apresentar resultados... se isso implicar ser injusto mentir prejudicar o acidentado sigaaaaaaa... ninguém nasce ensinado nem ninguém lê as leis nem o contrato! Por isso se a mentira pegar é uma maravilha...
    Por acaso a minha seguradora tem sido exemplar mesmo... quando até eu penso que não tenho direito a tanto, são eles a avisar-me que tenho direito a colocar exatamente o que tenho! Por exemplo o meu parachoques traseiro s4 ficava mais barato colocar do que o antigo normal, isto porque os valores alteram com o passar dos anos e pelo facto de ser um parachoques dividido em dois (o original) o orçamento dava mais alto por ser duas peças diferentes lol seja como for eles nem ligaram... se é o parachoques s4 que tinha, era o s4 que montam e não há discussão (mas acho que o meu seguro cobre mais um pouco que o normal) também tenho catástrofes e já activei isso também :D LOL foram 2500 euros da catástrofe e a seguradora pagou logo!

    já os vi a trabalhar no program deles, não me recordo o nome e aquilo calcula tudo, até ao mililitros de tinta gasta etc vais adicionando peças ao programa e aquilo calcula mão de obra, tudo... o perito normalmente tem boa relação com as oficinas e pode aumentar um pouco os dias de mão de obra, mas pouco, o programa aperta muito e não tem forma de cálculo para imprevistos!
     
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  7. moralez

    moralez

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    Expliquei-me mal.
    Por exemplo, a peritagem dá uma previsão de reparação de 3 dias. Se passar disso, se tiveres o carro na oficina deles, continuas a usufruir do veiculo de substituição até o teu carro estar pronto. Se optares pela tua oficina, só te dão os 3 dias. É isto.
     
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  8. moralez

    moralez

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    Se reparares, não...
    Os seguros Premium, etc, são os chamados "contra todos os riscos", na maioria das seguradoras têm um limite, só fazem com limite de idade do carro. Por exemplo, a Fidelidade só faz seguros desses a carros até 5 anos de idade. Um carro com 5 anos, a probabilidade de ter montes de material chinoca é muito baixa.
    E quem tem carros de gama média/alta não mete peças chinoca, se meter é uma coisita ou outra.
    Quem mete mais material desse, a bem dizer, é o pessoal com menos posses que tem Fiats Puntos e carros assim do género. E esses não fazem seguros contra todos os riscos.
    E mais, por uma seguradora meter material de origem, não quer dizer que percam imenso dinheiro. Se uma oficina da seguradora for à origem comprar material para reparar um carro, de certeza que fica mais barato do que para o comum cidadão. Além de que depois vão poder deduzir o IVA, pois nenhum destes intermediários são o consumidor final. O consumidor final é o segurado que já paga o IVA na anuidade do seguro.
    Portanto, para a seguradora entre meter material de origem ou da candonga, apenas se prende com 1 factor: maiores lucros.
     
  9. madlima29

    madlima29

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    Não sai mais barato a seguradora em nada. Dou o exemplo da minha grelha OEM. E até fiquei a ver a audi a chular valentemente a seguradora. Isto porque a grelha para mim ficava em 302€.
    A conta da audi foi 570€ já com mão de obra. Ora a audi cobra mais de 100€ de serviço? Nop. Cobrou 430€ pela mesma grelha que eu pagaria 302€.
    Foi-se a teoria.
    Quanto aos premiums, seja lá os ditos todos os riscos, o meu teve até fazer quase 9 anos. Deixei de ter porque achava absurdo ter o carro seguro a pagar 730€ para 10.500€ seguros, anuidade alta face aos mesmos valores iniciais em por 760€ era segurado para 31.200€. Mas até poderia ter continuado se quisesse, sem objeção. Ora nem sequer sou de fazer muitos kms ao ano, mas poderia não ser o caso. E carros com 5 anos com Xinocadas é o que há mais, nem que seja por material de concorrência, pois fora os 2/3 anos de garantia, quem vai a marca?
    Em suma, até acabas de dizer que não, mas dizes o mesmo que eu: lucro das companias. E por isso mesmo realçei que a seguradora "perdeu" muito da poupança comigo, porque foi ranhosa e teimosa. Senão, teria ficado no chapeiro com material OEM por 302€+ 42€ de MO. 20200523_112419.jpg 20200404_085535.jpg
     
    Last edited: 23 Mai 2020
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  10. moralez

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    O seguro multiriscos podes ter até quereres, desde, que no momento da contratação, a idade do veículo não seja superior à que eles aceitam.
    E não! Não se foi a teoria. Tu estás a dar um exemplo de compra de material + reparação através da seguradora diretamente na oficina da marca. Eu dei um exemplo de uma compra de material apenas, feita por uma oficina parceira da seguradora. Para não falar que as oficinas não vão comprar onde tu vais e eu vou. Vão ao mercado grossista dos centros de distribuição.
     
  11. Black Drako

    Black Drako

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    Tá fixe a carrinha :p
     
  12. madlima29

    madlima29

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    Diretamente da oficina da audi, mas a mesma convencionada. E a peça, foi exactamente da mesma fonte, secção de peças da casa. A seguradora mesmo assim enterrou-se.
    E o valor da grelha para mim foi de desconto cliente 10% (ou seja, nada). Para a seguradora, foi chumbo grosso. Aliás, recordo-me que por 490 e tal, comprava a do S3. Só o cromado da grelha custa 106€ (para quem não sabe, é vendida a parte)
     
  13. moralez

    moralez

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    Foi o que eu escrevi. Diretamente na oficina da marca.
    Se estivesses numa oficina parceira da seguradora, eles não iriam à oficina da Audi, iam ao centro de distribuição buscar por uma pechincha comparando com o preço na Audi.
    E quanto a preços posso falar que são bem mais baixos. Ainda recentemente procurei uma embraiagem, a Audi queria roubar-me em 1800€ e eu arranjei por 680€ no representante oficial, ou seja quase 1/3 do valor. Ora, fazendo comparações, esses 490 que sairam à companhia se fossem à Audi, se calhar sairia por 200 euritos, mais a dedução do IVA, ficava por uns míseros 160 pauzitos. Batia o teu preço, já com o teu desconto e ainda podias tentar seduzir o vendedor da Audi que não conseguias preço mais baixo que isto. :D
     
  14. AUDIMANÍACO

    AUDIMANÍACO

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    Uma vez que tenho de pagar o relatório de peritagem (mais uma contra) por querer alterar a oficina, quanto tempo é que esse relatório é válido e ter que ser eu a pagar? Por tempo indeterminado?
     
    Last edited: 25 Mai 2020 at 12:25
  15. moralez

    moralez

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    Deverás falar diretamente com a companhia.
    Mas uma vez que as companhias têm 8 dias para regularizar o sinistro após a peritagem e como eles vão indemnizar com parte do valor do vidro novo, não terás muito tempo.
     

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