Problemas A4 avant 1.9 tdi sport 130 (B)

Como referir na minha apresentação, comprei um maquinão. Mudei de um Hiunday Acent, logo, a diferença foi abismal.
Contudo, não sei se o defeito é da habituação ao carro, ou não me ter apercebido no ínicio, agora, sinto estes sintomas que enumerarei a seguir:
1- A potência do binário sente-se quando atinge as 2000 rtm e sente-se até às 3500, mas a partir das 3500 até às o motor "custa" a desenvolver, e isto nota-se em qualquer velocidade 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª);
2- A velocidade máxima atingida numa enorme reta, foi de 180 kms, não deu mais;
3- em terrerno plano, atinge rapidamente os 160 kms, mas, com as condicionantes do ponto 1, exige muita mudanda de caixa;
4- Em 3ª nota-se a quebra um pouco mais cedo, 3000 rtm;
5- A subir, subidas de declive acentuado, em 5ª, mesmo com rotações entre o binário máximo, 2500 às 3000, (penso eu!...), rapidamente pede a 4ª, aguenta-se, mas nota-se o problema do ponto 1;

Amigos, isto é normal nos vossos carros, ou estarei a exigir demais?!...

Nota: o VAG-COM, tenho cabo, não detecta problemas.

Na oficina de um mecânico amigo, com um daqueles aparelhos de testes, ele nada viu de anormal.
Contudo, verifiquei que a MAF, na rotação ao relantim, os valores do ar aspirado era quase igual ao ar calculado mas quando se acelarou, vi que a quantidade de ar aspirado chegou só ao valor 847 (...), mas o ar calculado não passou dos 437 (...). Ele não me soube responder se aquilo era normal...

Amigos, se puderem dizer algo, estejam à vontade.
 
Não , isso não é normal.

Um Tdi 130, embora não sendo uma maravilha em altas (resolve-se com repro... :D), não é "tão mau" como descreves o teu.

E a situação que dizes de ir em 5ª entre as 2500 e as 3000rpm e pedir a 4ª não acontece normalmente de certeza.

Uma das coisas para que se aponta é a famosa MAF, que não estando boa "castra" muito o motor na subida de rotação.

Mas esse teste que descreves feito com o carro parado de nada serve. Tens de ir com o carro para a estrada e fazer um teste (log) com uma portátil, com as rpm a rondar as 3000 e o pedal no fundo, para ver a MAF.

Mas algo se passa aí de certeza. E aponto para MAF...
 
o pico de potência é às 4000 rpm, se a partir das 3500 custa a desenvolver é estranho... mas também não te esqueças que depois das 4000rpm fecha a loja lol...

o que são subidas de declive acentuado? 10%? a minha sobe bem em 5ª, às 3000rpm, que é +/- a essas rotações que vou quando apanho dessas subidas em AE...

mas o principal é não passares dos 180, elas dão bem mais que isso, não estivesse no velocímetro marcado 260 :D

isso deve ser MAF :S
 
Makaveli disse:
o pico de potência é às 4000 rpm, se a partir das 3500 custa a desenvolver é estranho... mas também não te esqueças que depois das 4000rpm fecha a loja lol...

o que são subidas de declive acentuado? 10%? a minha sobe bem em 5ª, às 3000rpm, que é +/- a essas rotações que vou quando apanho dessas subidas em AE...

mas o principal é não passares dos 180, elas dão bem mais que isso, não estivesse no velocímetro marcado 260 :D

isso deve ser MAF :S

x2
 
Re: Problemas A4 avant 1.9 tdi sport 130 (B7)

Depois de muita "internet" também penso que é a MAF...
Além de verificar um aumento de consumo, sinto pequenos, mesmo muito breves, cortes de potência, pequenos falhas de como se estivesse a acelarar e a desacelarar..., mas com o pedal na mesma posição e com as mesmas rotações.
 
Para fazeres um teste em condições á MAF, tens de ir a uma subidinha e fazer um logs em 3ª velocidade com o pedal a fundo..

OS valores da MAF correctos têm de andar entre 850-1050.
 
Bem pe60ssoal, EUREKA. Penso eu!...

Coloquei mãos á obra, chaves para aqui, retirei filtro de ar, aspirei a caixa, aquilo era só bicharada morta, retirei o medidor de massa de ar, limpei-o, voltei a colocar tudo no mesmo lugar, vou experimentar o carro, igual. Só disparava às 2000 rtm e chegava às 3500, com algum esforço do motor, e...

Depois de magicar, peço a um amigo mecânico que tinha um medidor de massa de ar que me emprestasse para fazer uma experiência. Arranjou-me um de um Golf 4, de 90 cv. A referência era a mesma, PBT-GF30, sem marca, " da concorrência". Maos à obra, retirei apenas o sensor "avariado" e coloquei o do Golf.
Liguei a chave e notei logo uma coisa. O motor certinho. Engreno a 1.ª o carro começa logo a mostrar que quer andar a partir das 1300 rtm, às 2000 rtm dá aquele "coice" e é sempre a abrir até às 3000, meto a 2ª e o "coice" parece ainda maior, nem me lembro da velocidade, 3ª esgotei-a até às 4500, 130 Kms, 4ª estiquei-a até às 4500, 160 ou 180 kms, e depois a 5ª quando ia a 210 km/h, decidi reduzir a velocidade, respirar e estacionar o carro. Fiquei cidrado.
Agora em estrada só preciso da 1, 2, 3, 4 para arrancar o resto é só 5.ª e não posso pisar muito o pedal.

Para os peritos, deixo esta pergunta, mantenho esta MAF ou vou ter que comprar uma para o Audi de 130 cv?
Quais os riscos, se é que há alguns?
È normal a potência comecar logo a sentir às 1200, 1300 rtm?
E o facto do ponteiro de velocidade estar "louco" para chegar aos 220...?
Agradecia ajuda urgente sobre esta alteração. Se mantenho ou tenho que a substituir para uma "própria" para a Audi 130 cv.
 
spyjojesa disse:
Bem pe60ssoal, EUREKA. Penso eu!...

Coloquei mãos á obra, chaves para aqui, retirei filtro de ar, aspirei a caixa, aquilo era só bicharada morta, retirei o medidor de massa de ar, limpei-o, voltei a colocar tudo no mesmo lugar, vou experimentar o carro, igual. Só disparava às 2000 rtm e chegava às 3500, com algum esforço do motor, e...

Depois de magicar, peço a um amigo mecânico que tinha um medidor de massa de ar que me emprestasse para fazer uma experiência. Arranjou-me um de um Golf 4, de 90 cv. A referência era a mesma, PBT-GF30, sem marca, " da concorrência". Maos à obra, retirei apenas o sensor "avariado" e coloquei o do Golf.
Liguei a chave e notei logo uma coisa. O motor certinho. Engreno a 1.ª o carro começa logo a mostrar que quer andar a partir das 1300 rtm, às 2000 rtm dá aquele "coice" e é sempre a abrir até às 3000, meto a 2ª e o "coice" parece ainda maior, nem me lembro da velocidade, 3ª esgotei-a até às 4500, 130 Kms, 4ª estiquei-a até às 4500, 160 ou 180 kms, e depois a 5ª quando ia a 210 km/h, decidi reduzir a velocidade, respirar e estacionar o carro. Fiquei cidrado.
Agora em estrada só preciso da 1, 2, 3, 4 para arrancar o resto é só 5.ª e não posso pisar muito o pedal.

Para os peritos, deixo esta pergunta, mantenho esta MAF ou vou ter que comprar uma para o Audi de 130 cv?
Quais os riscos, se é que há alguns?
È normal a potência comecar logo a sentir às 1200, 1300 rtm?
E o facto do ponteiro de velocidade estar "louco" para chegar aos 220...?
Agradecia ajuda urgente sobre esta alteração. Se mantenho ou tenho que a substituir para uma "própria" para a Audi 130 cv.

Sim tb acho que devias comprar uma MAf propria desse modelo, pois nunca se sabe. E em relação a teres o coice de potência logo muito cedo é perfeitamente normal amigo, não fosse um Audi não é? :twisted: Esses motores gostam é de andar pah, eu na minha a4 dos 0-100 é um pulo e até aos 200 nem tens tempo de desencostar do banco :twisted: Mas pronto tenho a minha reprogramada, já dei com ela 240kmh na A.E a direito ( de ponteiro, mas tocou lá :twisted:). Mas em relação ao coice, sinceramente é o k adoro nesta A4, é brutal, é 1º, é 2º é 3º e lá vai ela sempre a esgravatar :twisted: :twisted:
Acredita tens ai um maquinão, cuida bem dele.

Um abraço

Rs4

p.s- em quarta deste 170-180? se esticares bem passas os 190 em 4º..... Ja o fiz na minha :lol:
 
Isto de comprar Debimetros tem muito que se lhe diga:
Na Audi - Viseu, nova 256 € + iva, dois anos de garantia;
Na mesma Audi, reciclada 135 € + iva, dois anos de garantia;
Na Service Bosch, nova, 130 €, 2 anos de garantia;
Na oficina de amigo, 80 €, Bosch e nova, 1 ano de garantia.

Obviamente, oficina de amigo. :S :sad:
 
Back
Top