problema preocupante em BMW E46-URGENTE[RESOLVIDO]

Sei que isto é um forum da audi mas preciso de uma ajuda urgente.
Hoje de manha aconteceu-me um problema no meu BMW E46 320d de 99 que me deixou muito preocupado e gostaria de uma opinião urgente.O que se passou foi o seguinte eu coloquei o carro a trabalhar normalmente de manhã e passado +/- 1 min de estar a trabalhar começa a deitar fumo por de baixo do banco do pendura, mas pela parte de fora,ou seja por debaixo do carro, e ao mesmo tempo pelas grelhas interiores da sofagem.Preocupado com a situação desligo o carro e quando o desligo o fumo aumenta...ate que chega 1 ponto que ja não via o motor e dentro do carro quase ja não se via os bancos:S:S...fui logo buscar 1 extintor porque ja estava a ver o caso a entrar por outros patamares ate que começa a funcionar 1 ventoinha no mesmo local(por debaixo do banco do pendura) e o fumo a desaparecer ate que desapareceu todo...agora a minha questão é o que se está a passar para deitar tanto fumo?de onde virá esse fumo todo?agora até tenho medo de colocar o carro a trabalhar pois o fumo era com cheiro a borracha queimada...será que devo desligar a bateria?

preciso de ajuda urgente que nem sei o que fazer:S
obriga
 
Last edited:
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Será que não tens nenhum tubo de oleo furado , tanto fumo assim de repente e depois desaparecer é estranho??
Ventoinha por baixo do banco do pendura??? Sei que o meu antigo Bmw o que tinha na zona central do carro no meio dos dois bancos era o filtro do gasoleo.
Mais vale arranjares um mecanico conheido para dar uma vista de olhos no local .
Espero ter ajudado
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Será que não tens nenhum tubo de oleo furado , tanto fumo assim de repente e depois desaparecer é estranho??
Ventoinha por baixo do banco do pendura??? Sei que o meu antigo Bmw o que tinha na zona central do carro no meio dos dois bancos era o filtro do gasoleo.
Mais vale arranjares um mecanico conheido para dar uma vista de olhos no local .
Espero ter ajudado

A ventoinha(pelo menos o barulho parecia vir de lá) está entre a roda direita e o banco do pendura...é que eu até tenho medo de voltar a ligar o carro com medo de alguma tragédia...sei que tenho de ir a 1 mecânico urgente mas ao sabado e domingo não existe nada aberto(excepto norautos) e nem sei se chame um pronto socorro na segunda ou se vá pelas rodas dele:S
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Ocorre-me uma ideia mas não é normal deitar tanto fumo,o carro não tem "sofagem de parque",um sistema de aquecimento auxiliar para o habitáculo?
Se tiver tem uma unidade no compartimento do motor,perto do topo do amortecedor direito,junto ao parabrisas,é uma unidade com tubos de borracha ligados e cabos eletricos,de marca Webasto esta unidade aspira gasóleo do deposito e queima-o numa "caldeira",basicamente é uma mini-caldeira de aquecimento de água para a sofagem começar logo a produzir calor assim que o carro começa a trabalhar,este sistema tem um escape para o fumo gerado na queima do gásoleo que é dirigido para o fundo do carro,é um fumo branco e ela só funciona se o nivel de combustivel no deposito estiver acima de 1/4 ou 1/2 deposito mas não é normal o fumo entrar dentro do habitáculo a não ser que esteja alguma coisa a obstruir o escape da unidade.
A propria unidade tem um ventilador incorporado para expulsar os gases
Mas é melhor ter atenção ao voltar a ligar o carro,prepara ferramentas para desligar a bateria em caso de emergencia pois posso estar a dar uma opinião errada
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Ocorre-me uma ideia mas não é normal deitar tanto fumo,o carro não tem "sofagem de parque",um sistema de aquecimento auxiliar para o habitáculo?
Se tiver tem uma unidade no compartimento do motor,perto do topo do amortecedor direito,junto ao parabrisas,é uma unidade com tubos de borracha ligados e cabos eletricos,de marca Webasto esta unidade aspira gasóleo do deposito e queima-o numa "caldeira",basicamente é uma mini-caldeira de aquecimento de água para a sofagem começar logo a produzir calor assim que o carro começa a trabalhar,este sistema tem um escape para o fumo gerado na queima do gásoleo que é dirigido para o fundo do carro,é um fumo branco e ela só funciona se o nivel de combustivel no deposito estiver acima de 1/4 ou 1/2 deposito mas não é normal o fumo entrar dentro do habitáculo a não ser que esteja alguma coisa a obstruir o escape da unidade.
A propria unidade tem um ventilador incorporado para expulsar os gases
Mas é melhor ter atenção ao voltar a ligar o carro,prepara ferramentas para desligar a bateria em caso de emergencia pois posso estar a dar uma opinião errada

A primeira coisa que me veio a cabeça tambem foi isso por causa de um stress que tive na oficina á uns tempos com uma Sharan TDi, mas como só fazia de vez em quando, não foi facil descobrir á primeira...

Mas tambem aponto para essa hipotese.
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Fonix as cenas que vocês sabem!!!!

Mas faz todo o sentido!
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

O que o Masc e o TDI referem faz todo o sentido, mas eu ca nao ligava o carro por uma questao de seguranca, mais vale perder amor a uns aerios e levar mesmo o mecanico ao carro,
es socio da Autoclube??? se sim talvez eles te possam mandar um piquete, estes indeviduos estao habiruados a lidar com todo o tipo de berbicachos, tambem podes activar o reboque do
seguro para levarem o carro a uma oficina.
De qualuer modo boa sorte com isso.
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Ocorre-me uma ideia mas não é normal deitar tanto fumo,o carro não tem "sofagem de parque",um sistema de aquecimento auxiliar para o habitáculo?
Se tiver tem uma unidade no compartimento do motor,perto do topo do amortecedor direito,junto ao parabrisas,é uma unidade com tubos de borracha ligados e cabos eletricos,de marca Webasto esta unidade aspira gasóleo do deposito e queima-o numa "caldeira",basicamente é uma mini-caldeira de aquecimento de água para a sofagem começar logo a produzir calor assim que o carro começa a trabalhar,este sistema tem um escape para o fumo gerado na queima do gásoleo que é dirigido para o fundo do carro,é um fumo branco e ela só funciona se o nivel de combustivel no deposito estiver acima de 1/4 ou 1/2 deposito mas não é normal o fumo entrar dentro do habitáculo a não ser que esteja alguma coisa a obstruir o escape da unidade.
A propria unidade tem um ventilador incorporado para expulsar os gases
Mas é melhor ter atenção ao voltar a ligar o carro,prepara ferramentas para desligar a bateria em caso de emergencia pois posso estar a dar uma opinião errada

A primeira coisa que me veio a cabeça tambem foi isso por causa de um stress que tive na oficina á uns tempos com uma Sharan TDi, mas como só fazia de vez em quando, não foi facil descobrir á primeira...

Mas tambem aponto para essa hipotese.

Fui agora la ao carro e desliguei a soufagem antes de voltar a ligar o carro e o carro trabalhou bem andei com ele bem...voltei a ligar a soufagem e volta o problema do fumo mas em muito menos quantidade e a ventoinha so trabalhou nem 30 seg...ja descobri que o problema está na soufagem mas qual é a solução?é normal o fumo?será que foi de ligar o carro com a temperatura de 20ºc no mostrador?
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Fui agora la ao carro e desliguei a soufagem antes de voltar a ligar o carro e o carro trabalhou bem andei com ele bem...voltei a ligar a soufagem e volta o problema do fumo mas em muito menos quantidade e a ventoinha so trabalhou nem 30 seg...ja descobri que o problema está na soufagem mas qual é a solução?é normal o fumo?será que foi de ligar o carro com a temperatura de 20ºc no mostrador?

Nunca vi a soufagem a deitar fumo... Só se é o motor que tem algum problema electrico... Mas verifica a hipotese que o masc referiu, parece-me bastante credivel...
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Obrigados a todos pela ajuda...eu ja estive a verificar e se ligar com o carro com a soufagem desligada ou com a soufagem ligada até os 18ºc ele não deita fumo...se passar dessa temperatura ja começa a deitar fumo...mas se o carro tiver ja quente dele posso colocar na temperatura que quiser que ja não faz nada,ou seja a ideia do MASC faz todo o sentido...mas eu na segunda o mais tardar na terça vou ver se passo pela oficina a ver se é normal tal fumo...ha de referir que o carro esteve 1 semana parado;)
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Não conheço o esquema mas é provável que tenha alguma resistência de aquecimento na soufagem para obter ar quente em quanto o liquido de refrigeração do motor não aquece. Pode ser alguma coisa simples tipo um detrito qualquer ou outra coisa mais grave. É uma questão de desmontar e ver de onde vem o fumo.

Um Abraço
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Como ja foi dito pelo Masc e provavel que tenhas o escape da caldeira entupido e o fumo entra na tubagem da sofagem ou a dita ventoinha de aspiracao que o Masc tambem mencionou, nao estar a funcionar, deve de haver algum fusivel para essa ventoinha...
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

Não conheço o esquema mas é provável que tenha alguma resistência de aquecimento na soufagem para obter ar quente em quanto o liquido de refrigeração do motor não aquece. Pode ser alguma coisa simples tipo um detrito qualquer ou outra coisa mais grave. É uma questão de desmontar e ver de onde vem o fumo.

Um Abraço

Tambem eu espero que não seja nada de grave;)

Como ja foi dito pelo Masc e provavel que tenhas o escape da caldeira entupido e o fumo entra na tubagem da sofagem ou a dita ventoinha de aspiracao que o Masc tambem mencionou, nao estar a funcionar, deve de haver algum fusivel para essa ventoinha...

Mas a ventoinha funcionou por isso o fumo ter desaparecido todo pode é estar a funcionar mais tarde que o normal;)
 
Re: problema preocupante em BMW E46-URGENTE

O fazer fumo é resultado de uma diferença grande entre a temperatura exterior e a temperatura selecionada na sofagem,quanto mais frio estiver na rua e estando o motor também frio,a dita "sofagem de parque" vai queimar mais gasoleo para no mais curto espaço de tempo possivel aquecer o habitáculo á temperatura predefinida,o fumo entrar dentro do carro é que não devia acontecer neste caso tem de se averiguar se não terá o escape da "caldeira" entupido ou fora do sitio e ver o filtro de habitáculo se não terá também alguma folga ou furado e esteja a deixar passar ar sem ser filtrado
 
Back
Top