Boa noite,
Já passou mais de um ano que reparei que o meu carrito tem um problema. Acontece que o mesmo, perdeu velocidade de ponta. O ponteiro não chega aos 210, nem que eu o mande de um precipício! Por exemplo se for à AE e puxar bem a 5ª, até quase ao red line (4200rpm acho), o carro atinge esta tal velocidade de ponta e por ali fica. Quando troco para a 6ª, durante o tempo que demoro a trocar a caixa a velocidade quebra para pouco mais que 200 e a rotação fica nas cerca das 3600rpm e, após um bocado de estrada volta a subir para perto dos 210.
A questão aqui não está se ele dá 220, 250 ou 300, mas sim que já deu mais, por isso peço por favor para não criarem SPAM sobre as velocidades dos carros xD. Queria resolver isto porque quero ter o carro direitinho em todos os aspectos.
O tractor tem jante 17. Tem repro. Não foi feita em nenhuma casa, mas sim numa pessoa conhecida que me aconselharam. Tem 160cv, tenho até o teste do banco de potência ali algures, caso depois queiram ver para fazer alguma análise. No dia em que fiz a repro, retirei também o catalisador, não fui logo testar a velocidade de ponta na AE por causa do trânsito e só tive oportunidade para o fazer umas semanas mais tarde. Portanto não sei se é impressão minha ou apenas teimosia, mas fiquei com a sensação que os problemas começaram nessa altura. Então pedi à pessoa que o fez para voltar a colocar o mapa de origem. Essa pessoa disse que o fez, então fui experimentar e estava igual.. Voltei a colocar o mapa reprogramado.
- Já experimentei colocar o catalisador de origem e também não obtive resultados positivos.
- Anulei a EGR com uma junta cega.
- Limpei colector de admissão e troquei tubos de vácuo.
- Poucos dias antes de fazer a repro e tirar o catalisador tive um problema com o servo-freio. Tive que trocar o servo-freio e a bomba do servo-freio. (aquela que fica lá agarrada).
- Ja avançaram a injecção na arvóre de cames. (qualquer coisa do género)
- Mais recentemente foi feita uma revisão ao turbo porque entrava em safe mode. Geometria presa, foi descarbonizado e ficou ok. Infelizmente foi só mais um problema e não a base de todos.
- Ouve uma altura que andei com uma daquelas box's de potência de 30€. Dava mais 3cv
Será que vou conseguir resolver isto?
O carro é importado e marca lá 227.800. Na minha desde os 185.000, e sempre tive o maior cuidado com o bólide, pois custou-me a tirar o dinheiro do bolso.
Já me disseram para fazer um teste de compressão ao motor, pois este pode estar roto.
Outros dizem que são os injectores sujos e por isso não mijam ou pulverizam(sei lá) bem em rotações altas. Então mas porque é que ele em outras mudanças responde bem a essas rotações e só não responde na sexta? Ele depois de reparar o turbo, ficou bem mais amigo do ambiente!
Será a MAF?! Já me disseram que os valores estão bem.
Não seria melhor arranjar uma MAF emprestada para despistar, apesar dos valores aparentemente estarem correctos?
Será uma bomba qualquer(tandem ou isso)?
Existe alguma coisa que eu possa experimentar para tentar encontrar o problema, ou pelo menos reduzir as possibilidades?
Será problema do Auto-Rádio? Seria melhor tirar os espelhos retrovisores para o carro ficar mais aerodinâmico?
Peço desculpa por às vezes brincar com isto, mas tem que ser. Senão fico aborrecido com o carro.
É que não quero estar por exemplo a mandar limpar os injectores e não ser nada disso, mas é como tudo na vida.
Toda a ajuda é bem-vinda e, qualquer coisa que eu possa fazer para vos tentar ajudar a compreender neste diagnóstico pela internet é só dizerem que eu faço!
Desde já, o meu obrigado por terem lido este post
Fico a aguardar.
Bom Natal e Bom Ano!
Um Abraço,
João
Já passou mais de um ano que reparei que o meu carrito tem um problema. Acontece que o mesmo, perdeu velocidade de ponta. O ponteiro não chega aos 210, nem que eu o mande de um precipício! Por exemplo se for à AE e puxar bem a 5ª, até quase ao red line (4200rpm acho), o carro atinge esta tal velocidade de ponta e por ali fica. Quando troco para a 6ª, durante o tempo que demoro a trocar a caixa a velocidade quebra para pouco mais que 200 e a rotação fica nas cerca das 3600rpm e, após um bocado de estrada volta a subir para perto dos 210.
A questão aqui não está se ele dá 220, 250 ou 300, mas sim que já deu mais, por isso peço por favor para não criarem SPAM sobre as velocidades dos carros xD. Queria resolver isto porque quero ter o carro direitinho em todos os aspectos.
O tractor tem jante 17. Tem repro. Não foi feita em nenhuma casa, mas sim numa pessoa conhecida que me aconselharam. Tem 160cv, tenho até o teste do banco de potência ali algures, caso depois queiram ver para fazer alguma análise. No dia em que fiz a repro, retirei também o catalisador, não fui logo testar a velocidade de ponta na AE por causa do trânsito e só tive oportunidade para o fazer umas semanas mais tarde. Portanto não sei se é impressão minha ou apenas teimosia, mas fiquei com a sensação que os problemas começaram nessa altura. Então pedi à pessoa que o fez para voltar a colocar o mapa de origem. Essa pessoa disse que o fez, então fui experimentar e estava igual.. Voltei a colocar o mapa reprogramado.
- Já experimentei colocar o catalisador de origem e também não obtive resultados positivos.
- Anulei a EGR com uma junta cega.
- Limpei colector de admissão e troquei tubos de vácuo.
- Poucos dias antes de fazer a repro e tirar o catalisador tive um problema com o servo-freio. Tive que trocar o servo-freio e a bomba do servo-freio. (aquela que fica lá agarrada).
- Ja avançaram a injecção na arvóre de cames. (qualquer coisa do género)
- Mais recentemente foi feita uma revisão ao turbo porque entrava em safe mode. Geometria presa, foi descarbonizado e ficou ok. Infelizmente foi só mais um problema e não a base de todos.
- Ouve uma altura que andei com uma daquelas box's de potência de 30€. Dava mais 3cv

Será que vou conseguir resolver isto?
O carro é importado e marca lá 227.800. Na minha desde os 185.000, e sempre tive o maior cuidado com o bólide, pois custou-me a tirar o dinheiro do bolso.
Já me disseram para fazer um teste de compressão ao motor, pois este pode estar roto.
Outros dizem que são os injectores sujos e por isso não mijam ou pulverizam(sei lá) bem em rotações altas. Então mas porque é que ele em outras mudanças responde bem a essas rotações e só não responde na sexta? Ele depois de reparar o turbo, ficou bem mais amigo do ambiente!

Será a MAF?! Já me disseram que os valores estão bem.
Não seria melhor arranjar uma MAF emprestada para despistar, apesar dos valores aparentemente estarem correctos?
Será uma bomba qualquer(tandem ou isso)?
Existe alguma coisa que eu possa experimentar para tentar encontrar o problema, ou pelo menos reduzir as possibilidades?
Será problema do Auto-Rádio? Seria melhor tirar os espelhos retrovisores para o carro ficar mais aerodinâmico?
Peço desculpa por às vezes brincar com isto, mas tem que ser. Senão fico aborrecido com o carro.
É que não quero estar por exemplo a mandar limpar os injectores e não ser nada disso, mas é como tudo na vida.
Toda a ajuda é bem-vinda e, qualquer coisa que eu possa fazer para vos tentar ajudar a compreender neste diagnóstico pela internet é só dizerem que eu faço!
Desde já, o meu obrigado por terem lido este post

Fico a aguardar.
Bom Natal e Bom Ano!
Um Abraço,
João