Problema de potência Audi A3 130cv

Boa noite,

Já passou mais de um ano que reparei que o meu carrito tem um problema. Acontece que o mesmo, perdeu velocidade de ponta. O ponteiro não chega aos 210, nem que eu o mande de um precipício! Por exemplo se for à AE e puxar bem a 5ª, até quase ao red line (4200rpm acho), o carro atinge esta tal velocidade de ponta e por ali fica. Quando troco para a 6ª, durante o tempo que demoro a trocar a caixa a velocidade quebra para pouco mais que 200 e a rotação fica nas cerca das 3600rpm e, após um bocado de estrada volta a subir para perto dos 210.

A questão aqui não está se ele dá 220, 250 ou 300, mas sim que já deu mais, por isso peço por favor para não criarem SPAM sobre as velocidades dos carros xD. Queria resolver isto porque quero ter o carro direitinho em todos os aspectos.

O tractor tem jante 17. Tem repro. Não foi feita em nenhuma casa, mas sim numa pessoa conhecida que me aconselharam. Tem 160cv, tenho até o teste do banco de potência ali algures, caso depois queiram ver para fazer alguma análise. No dia em que fiz a repro, retirei também o catalisador, não fui logo testar a velocidade de ponta na AE por causa do trânsito e só tive oportunidade para o fazer umas semanas mais tarde. Portanto não sei se é impressão minha ou apenas teimosia, mas fiquei com a sensação que os problemas começaram nessa altura. Então pedi à pessoa que o fez para voltar a colocar o mapa de origem. Essa pessoa disse que o fez, então fui experimentar e estava igual.. Voltei a colocar o mapa reprogramado.

- Já experimentei colocar o catalisador de origem e também não obtive resultados positivos.

- Anulei a EGR com uma junta cega.
- Limpei colector de admissão e troquei tubos de vácuo.
- Poucos dias antes de fazer a repro e tirar o catalisador tive um problema com o servo-freio. Tive que trocar o servo-freio e a bomba do servo-freio. (aquela que fica lá agarrada).
- Ja avançaram a injecção na arvóre de cames. (qualquer coisa do género)
- Mais recentemente foi feita uma revisão ao turbo porque entrava em safe mode. Geometria presa, foi descarbonizado e ficou ok. Infelizmente foi só mais um problema e não a base de todos.
- Ouve uma altura que andei com uma daquelas box's de potência de 30€. Dava mais 3cv :D

Será que vou conseguir resolver isto?

O carro é importado e marca lá 227.800. Na minha desde os 185.000, e sempre tive o maior cuidado com o bólide, pois custou-me a tirar o dinheiro do bolso.

Já me disseram para fazer um teste de compressão ao motor, pois este pode estar roto.
Outros dizem que são os injectores sujos e por isso não mijam ou pulverizam(sei lá) bem em rotações altas. Então mas porque é que ele em outras mudanças responde bem a essas rotações e só não responde na sexta? Ele depois de reparar o turbo, ficou bem mais amigo do ambiente! :)

Será a MAF?! Já me disseram que os valores estão bem.
Não seria melhor arranjar uma MAF emprestada para despistar, apesar dos valores aparentemente estarem correctos?

Será uma bomba qualquer(tandem ou isso)?

Existe alguma coisa que eu possa experimentar para tentar encontrar o problema, ou pelo menos reduzir as possibilidades?

Será problema do Auto-Rádio? Seria melhor tirar os espelhos retrovisores para o carro ficar mais aerodinâmico?

Peço desculpa por às vezes brincar com isto, mas tem que ser. Senão fico aborrecido com o carro.


É que não quero estar por exemplo a mandar limpar os injectores e não ser nada disso, mas é como tudo na vida.

Toda a ajuda é bem-vinda e, qualquer coisa que eu possa fazer para vos tentar ajudar a compreender neste diagnóstico pela internet é só dizerem que eu faço!

Desde já, o meu obrigado por terem lido este post :)

Fico a aguardar.

Bom Natal e Bom Ano!

Um Abraço,

João
 
eu li o tópico todo xD

primeiro verifica quanto km's tem o teu carro na realidade e se tiver mesmo muitos então se calhar esta mesmo "cansado".

se calhar nem tens um mapa bem feito sabes :) deixa fazer quem sabe, notas logo a diferença.

olha que de origem o carro não passa muito dos 210. nunca me aventurei muito acima dos 180/200 mas quando vou para essas velocidades o meu esgota +- nos 220/230
 
Já liguei ao VAG-COM e aparentemente está tudo bem. Só ainda não testei os valores de injecção em AE.
Não consigo saber quantos KM's é que ele tem ao certo, dá erro quando tento ver com o VAG-COM, mas acredito que os 227 mil que marcam no quadrante deve ser em cada roda :(

Marquei na Bosch um teste de compressão para esta terça-feira logo às 9h. Vão lá mais 60€ + IVA para o mealheiro. Vamos lá ver o que acusa.

Ver se amanhã encontro a folha do teste de potência para colocar aqui.

Abraço,
 
Boa noite.

Depois de ir à Bosch, lá me disseram que não valia a pena gastar dinheiro a fazer o teste de compressão, visto que o carro não custava a pegar nem a frio nem a quenta e mais não sei o quê. Deixei lá o carro e fui buscar ao fim do dia. Andaram a passear na AE e afins, a ver valores e concluiram que nada concluiram. Disseram que, a nível de valores de MAF, injecção e todos os outros estava tudo bem. Ou seja, aparentemente o carro não tem problema nenhum.

Perguntei se limpar os injectores resolveria o problema. Eles responderam que, para eles era bom porque faziam uma reparação, mas que não iria resolver o problema.

O palpite deles (sim, porque isto no meu carro só lá vai com palpites!), é que poderia ser da reprogramação. Eu até acho que poderá ter lógica, mas agora fico a pensar: Será que o rapaz que me fez a repro chegou mesmo a meter o mapa de origem para experimentar ou foi só para eu "desamparar a loja"?

Hoje aproveitei e arranjei uma MAF igual emprestada para testar. Lá fui eu para a Nürburgring aqui da zona experimentar. E pronto, está igual!!

Ao trocar a MAF reparei foi numa coisa. a Bomba de alta pressão (tandem), está com uma ligeira humidade, nota-se que está constipada. Será que o problema vem daí? Ela com a fuga não ter pressão suficiente para bombar em altas?

Bom fim-de-semana.

Abraço
 
Boas colega, antes de teres detectado o problema já tinhas andado com ele a mais de 210??
Quem te fez a reprogramação, alterou os níveis de injecção em todas as velocidades ou apenas até quinta?? Criou mapa a partir do teu ou meteu algum que já tinha??
 
Sim, já tinha andado a mais do que essa velocidade.
Pois, esse questão agora. Eu julgo que fez a partir do meu! A primeira vez que me queixei ele tinha falado que não tinha mexido em altas, e que ia novamente refazer o mapa. Depois lá fui, ele disse que tinha dado mais injecção e tal. A verdade é que não detectei nenhuma diferença..
 
Sim, já tinha andado a mais do que essa velocidade.
Pois, esse questão agora. Eu julgo que fez a partir do meu! A primeira vez que me queixei ele tinha falado que não tinha mexido em altas, e que ia novamente refazer o mapa. Depois lá fui, ele disse que tinha dado mais injecção e tal. A verdade é que não detectei nenhuma diferença..

Possivelmente colocou o mapa de um motor igual mas com caixa de 5 e a 6 não está reprogramada ou então viu tutoriais na net e não sabe que existe a 6ª para reprogramar também, não quero criticar ninguém mas é preciso ter cuidado com reprogramadores caseiros :S
 
Boa noite,

Sábado, foi dia de trocar a bomba tandem para experimentar. Resultado: zero. Outra vez!

Próximo passo é verificar se é a repro e fazer uma nova se for o caso. Aqui, na zona de Aveiro que casas podem aconselhar? Tenho ouvido falar muito bem da Chip & Fuse e da Tecnauto. A nível de preços a Chip & Fuse fica uns 100€ mais barata +/-. Alguem que possa dar feedback?

Abraço,
 
Já verificaste algum tão simples como se o motor está no ponto? Vag com > engine > measuring blocks > grupo 004 ( ver tb grupo 015 e 013. Procura o torsion value primeiro...
 
Back
Top