Problema com Velocidade no quadrante A3 8L

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por npinto, 16 Nov 2015.

  1. npinto

    npinto

    Desde:
    22 Dez 2010
    Mensagens:
    48
    Gostos Recebidos:
    1
    Boas.
    Tenho um 8L TDI 130 cv de 2001 que está sem velocímetro nem conta-Km.
    Já verifiquei os fusíveis da marcha-atrás (LOL), os sensores do ABS também (com o vcds todos medem a velocidade) e testei os ponteiros do quadrante (todos sobem totalmente e depois ficam a meio!).
    Curiosamente, também com o vcds, tentei ler a velocidade no módulo engine e o valor é sempre 0!!!
    Pelo que andei a googlar, penso que o meu carro não tem sensor de velocidade na caixa de velocidades...
    Com isto tudo, não sei mais o que será, e daqui estar a pedir a vossa ajuda.

    Obrigado
     
  2. kevinzaooo

    kevinzaooo

    Desde:
    6 Set 2011
    Mensagens:
    1 606
    Gostos Recebidos:
    475
    aproveita para fazeres km :D estou a gozar.
    nao tens nenhum erro no vagcom?
     
  3. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    14 543
    Gostos Recebidos:
    3 106
    fala com o @ruia4
     
    Last edited by a moderator: 19 Jun 2017
  4. npinto

    npinto

    Desde:
    22 Dez 2010
    Mensagens:
    48
    Gostos Recebidos:
    1
    Kevinzaooo
    Posso aproveitar para fazer KM, até porque a centralina marca menos KM que o quadrante!!!
    Não tenho erros no vag-com.
    Era mais fácil se existissem.
    Obrigado
     
  5. carlo5

    carlo5

    Desde:
    9 Abr 2015
    Mensagens:
    315
    Gostos Recebidos:
    68
    deves ter um cabo partido na cabelagem que fica por baixo do suporte da bateria. alem de nao teres conta km tambem o ponteiro do combustivel varia muito depressa? o carro em baixas soluça muito?. tive esse problema
     
    Last edited: 16 Nov 2015
  6. npinto

    npinto

    Desde:
    22 Dez 2010
    Mensagens:
    48
    Gostos Recebidos:
    1
    Carlo5
    Realmente o ponteiro do combustivel varia muito. O que será?
    Quanto a soluçar, no meu não apresenta esse sintoma.
    O que era no teu caso?
     
  7. carlo5

    carlo5

    Desde:
    9 Abr 2015
    Mensagens:
    315
    Gostos Recebidos:
    68
    o cabo do sensor de velocidade partido. tens a certeza que o teu audi nao tem o sensor na caixa? que motor e o teu? o meu e um ahf e o sensor fica na parte de traz da caixa do lado do condutor. o cabo passa por baixo do suporte da bateria e segue por uma calha por detraz da mesma
     
  8. npinto

    npinto

    Desde:
    22 Dez 2010
    Mensagens:
    48
    Gostos Recebidos:
    1
    O meu motor é o ASZ (130 cv).
    Penso que não tem sensor na caixa, pois já é de 2001.
    Será que afinal tenho?
    Como conseguiste ver qual o cabo do sensor, junto à bateria?
     
  9. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    12 061
    Gostos Recebidos:
    3 822
    Precisamente por ser de 2001, deve ter sensor.
    Ou seja: sensor avariado, ficha calcinada/mau contacto ou fios traçados.
    Verifica por baixo da bateria os cabos e respetivas fichas sensor.

    - - - - - - - - - -

    [​IMG]

    - - - - - - - - - -

    [​IMG]

    - - - - - - - - - -

    Se não estou em erro, tens o sensor perto do filtro de óleo, apertado na caixa de velocidades mais do lado do condutor.
    No esquema acima, penso ser o item n°8

    - - - - - - - - - -

    Penso que é igual a este:

    [​IMG]
     
    2 pessoas gostam disto.
  10. npinto

    npinto

    Desde:
    22 Dez 2010
    Mensagens:
    48
    Gostos Recebidos:
    1
    Obrigado, Madlima.
    amanhã vou tentar verificar, se não só na quinta-feira.
    Depois dou feedback.
     
  11. carlo5

    carlo5

    Desde:
    9 Abr 2015
    Mensagens:
    315
    Gostos Recebidos:
    68
    Atenção ao nível de combustivel que tens no depósito. Não te fies no ponteiro. Até dar com o problema, pensava que tinha combustível suficiente para 200km e quando arranjei isto, mal deu para chegar as bombas
     
  12. Slizz

    Slizz

    Desde:
    21 Jun 2017
    Mensagens:
    66
    Gostos Recebidos:
    6
    Passei so para informar que o post me foi muito útil, achei o problema em 5 minutos enquanto o eletricista andou de volta do carro 3horas e me disse que tinha de trocar o quadrante e provavelmente a bomba injetora pois ele soluçava muito. Obrigados !
     
  13. carlo5

    carlo5

    Desde:
    9 Abr 2015
    Mensagens:
    315
    Gostos Recebidos:
    68
    fio partido?
     
  14. Slizz

    Slizz

    Desde:
    21 Jun 2017
    Mensagens:
    66
    Gostos Recebidos:
    6
    O cabo estava meio exposto em 2 sítios, tentei "xantá-lo" , queimou-me o fusível 7 na mesma. Tentei desligar a ficha, continuou a queimar o fusível. Reparei que o cabo vai por uma calha por baixo do filtro de ar , talvez seja algum curto por lá, nao sei...
    Ja agora , uma dúvida, essa ficha é o sensor, ou o cabo vai dar ao sensor?
     
    Last edited: 4 Set 2018
  15. Slizz

    Slizz

    Desde:
    21 Jun 2017
    Mensagens:
    66
    Gostos Recebidos:
    6
    @carlo5 Ando a ver sensores para comprar e não e nada parecido ao que vejo ali...
    O sensor fica lá para baixo do filtro de ar e o que eu vejo é so a ficha?
     

    Ficheiros Anexados:

    • thumb.png
      thumb.png
      Tamanho:
      51,6 KB
      Visualizações:
      5

Partilhar esta página