Pressão turbo

Obrigado Art.

Neste caso as minhas suspeitas confirmam-se...tenho ao fim de 203000km o primeiro problema de motor no meu A4 1.9 TDi 110cv AVG.

Tenho notado progressivamente o carro a ficar mais fraco e esta semana começou a "amochar" em aceleração, ou seja, a perder vigor na aceleração. Liguei ao Vag-com e zero erros.

Hoje de manhã fiz estes logs:


log1.jpg


log2fk.jpg


log3l.jpg


plotlog33.jpg


Como dá para ver tenho sempre pressões na admissão inferiores ao solicitado pela unidade de comando, na ordem dos 0,25 bar, ou seja, cerca de 26% a menos.

Ok, até aqui tudo bem, faz sentido. O carro está com prestações inferiores e os resultados comprovam isso mesmo.

O passo seguinte foi pensar na resolução. Dados para a equação:

- Motor com 203.000km stock;
- Turbo de origem sem ser mexido;
- Maf com cerca de 1 ano e a dar bons valores;
- Não tinha erros memorizados na ECU;
- O actuador que faz mexer a geometria do turbo sobe e desce rápido, logo pressupõe-se que a geometria não está presa;

De acordo com estes pressupostos, a análise que fiz conduziu-me a duas hipóteses: ou é do turbo ou da famosa N75.

Medi com o multímetro a N75 e deu-me um valor de resistência na ordem dos 17,8 ohms, dentro dos limites especificados para a peça (autodata ->14-20 ohms; boletim técnico da Pierburg-> 14-18 ohms). Significa que a parte eléctrica em principio está boa, mas temos ainda a parte pneumática que não consegui testar.

O turbo, com já referi, é de origem e nunca foi mexido, estando já a dar alguma passagem de óleo para a admissão (não muita), não assobia muito e não faz quaisquer ruídos estranhos.

O que me deixa de pé atrás em relação ao turbo é que nos logs que fiz não vi nenhum pico de pressão acima de 1 bar. Pelo que tenho visto aqui nos logs do pessoal é normal haver picos e depois a N75 faz estabilizar a pressão, com valores iguais ou ligeiramente superiores ao pedido pela ECU.

É precisamente neste dilema que estou e pedia a vossa ajuda para tentar perceber onde está o problema.

Art se puderes dar uma ajuda ;-)

Cumps.
 
Aproveitando, e qual o pico máximo, e qual a pressão maxima constante que consegue fazer???

Abraço

Stock o pico maximo devem ser 1.1bars , nunca vi mais que isso num carro saudavel.

A pressao maxima que consegue fazer depende de muita coisa , mas fiavel considero na ordem dos 1.1bars.

Cumps
 
odracir: Penso que tenhas uma fuga depois do turbo... entre o turbo e o IC ou IC e admissao.
Tambem podes ter fuga nos tubos de vacuo da N75.
 
odracir: Penso que tenhas uma fuga depois do turbo... entre o turbo e o IC ou IC e admissao.
Tambem podes ter fuga nos tubos de vacuo da N75.

Os tubos de vácuo estão bons. Substitui inclusivamente por descargo de consciência o que vai ao actuador do turbo.

Em relação à fuga depois do turbo, não teria que ser uma grande fuga para dar tão pouca pressão? Supostamente às 3000 rpms o turbo já faz pressão a mais ou não?

Mas para ser honesto também me lembrei disso e ainda andei lá com um pincel e sabão para ver se via alguma borbulhagem mas nada. Só se for no tubo inferior que vai do turbo ao intercooler. Nesse não testei pois não está facilmente acessível. Esse tubo é rígido ou de borracha?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps.
 
Esse tubo é um "S" e pode muito bem ser dai. Se a fuga for pequena é normal essa perda ,grande a perda era muito maior.

Ve as junçoes todas que costuma ser dai tb.

Cumps
 
Esclarecido. Posso bem ter batido por baixo e rachado algum tubo ou mesmo a parte preta do intercooler que aloja o tubo que vem do turbo.

Obrigado mais uma vez Art. Quem melhor que tu para opinar neste tema. Nem imagino as horas de pesquisa e de trabalho efectivo que tens nesta área da sobrealimentação (só agora reparei que és um mês mais velho aqui no fórum que eu) :)

Estou a reunir info e esta semana vou reunir os materiais para fabricar os utensílios que me permitirão fazer o teste de pressão ao sistema (pode ser que dê mais um DIY) :)

Alguém me sabe dizer onde comprar (de preferência online) um manómetro exterior com alguma sensibilidade e graduado à décima de bar ?

Cumps.
 
Last edited:
Esse tubo é um "S" e pode muito bem ser dai. Se a fuga for pequena é normal essa perda ,grande a perda era muito maior.

Ve as junçoes todas que costuma ser dai tb.

Cumps

Pois é amigo, mais uma vez tinhas razão. O problema está aparentemente resolvido, faltando apenas fazer novo log e verificar as diferenças de pressão.

Era uma fuga através de um rasgo na união de borracha que liga o tubo preto rígido ao colector de admissão.

Era isto

imagem0750.jpg


Não se via pois estava virado para baixo. Só se descobriu quando se pressurizou o sistema.

Depois meto aqui os logs da situação actual.

Art, já agora diz aí 5 números e duas estrelas, ó faxabore.

Cumps.
 
No euromilhoes nao consigo... agora descobrir problemas em TDIs sem ver o carro ja virou "moda" :D

Eu quando arrebentei uma dessas mudei todas... tambem sao so duas.

Cumps
 
boas,tenho um colega que tem uma b5 110cv,ele diz que apartir dos 110km a carrinha deixa de puxar,ele levou o carro a um mecanico que ligou a maquina,e dizia falta de pressão no turbo..o que será que origina isso?se alguem me puder ajudar...
 
boas,tenho um colega que tem uma b5 110cv,ele diz que apartir dos 110km a carrinha deixa de puxar,ele levou o carro a um mecanico que ligou a maquina,e dizia falta de pressão no turbo..o que será que origina isso?se alguem me puder ajudar...
pode ser muita coisa.. algum tubo roto, N75 avariada etc etc...
se conseguires por aqui o erro que lhe aparece, é melhor...
 
é preciso saber se é falta de pressão ou pressão em excesso... é que isso dita o resultado completamente diferente.. Depois resta saber se faz SAFE...

Pressão a mais é a geometria do turbo presa... faz SAFE

Pressão a menos pode ser N75, algum tubo de vacuo desengatado ou fuga no circuito de pressao do turbo... convem verificar se a ficha do MAP (sensor pressao turbo) esta ligada... Normalmente estes sintomas não fazem SAFE..
 
Back
Top