Obrigado Art.
Neste caso as minhas suspeitas confirmam-se...tenho ao fim de 203000km o primeiro problema de motor no meu A4 1.9 TDi 110cv AVG.
Tenho notado progressivamente o carro a ficar mais fraco e esta semana começou a "amochar" em aceleração, ou seja, a perder vigor na aceleração. Liguei ao Vag-com e zero erros.
Hoje de manhã fiz estes logs:
Como dá para ver tenho sempre pressões na admissão inferiores ao solicitado pela unidade de comando, na ordem dos 0,25 bar, ou seja, cerca de 26% a menos.
Ok, até aqui tudo bem, faz sentido. O carro está com prestações inferiores e os resultados comprovam isso mesmo.
O passo seguinte foi pensar na resolução. Dados para a equação:
- Motor com 203.000km stock;
- Turbo de origem sem ser mexido;
- Maf com cerca de 1 ano e a dar bons valores;
- Não tinha erros memorizados na ECU;
- O actuador que faz mexer a geometria do turbo sobe e desce rápido, logo pressupõe-se que a geometria não está presa;
De acordo com estes pressupostos, a análise que fiz conduziu-me a duas hipóteses: ou é do turbo ou da famosa N75.
Medi com o multímetro a N75 e deu-me um valor de resistência na ordem dos 17,8 ohms, dentro dos limites especificados para a peça (autodata ->14-20 ohms; boletim técnico da Pierburg-> 14-18 ohms). Significa que a parte eléctrica em principio está boa, mas temos ainda a parte pneumática que não consegui testar.
O turbo, com já referi, é de origem e nunca foi mexido, estando já a dar alguma passagem de óleo para a admissão (não muita), não assobia muito e não faz quaisquer ruídos estranhos.
O que me deixa de pé atrás em relação ao turbo é que nos logs que fiz não vi nenhum pico de pressão acima de 1 bar. Pelo que tenho visto aqui nos logs do pessoal é normal haver picos e depois a N75 faz estabilizar a pressão, com valores iguais ou ligeiramente superiores ao pedido pela ECU.
É precisamente neste dilema que estou e pedia a vossa ajuda para tentar perceber onde está o problema.
Art se puderes dar uma ajuda ;-)
Cumps.