Pressão circuito de refrigeração

Boas a todos.
Ponho aqui uma questão que ja andei a pesquisar no forum e ainda não consegui esclarecer.
Tenho uma A4 B7 motor BRB 1.9tdi 116cv, tem 203000 kms.
Em março o ponteiro da temperatura não subia dos 70, troquei termostato e sensor de temperatura, ficou tudo bem.
Em Agosto o nível do refrigerante começou a desaparecer, andei a ver e consegui verificar que sai pela tampa do deposito de refrigeração.
Resumindo existe pressão no circuito, verifiquei que o tubo que sai do radiador e une ao tubo de retorno fica muito duro e muito quente.
O tubo que que vai do radiador ao termostato não aquece (fica sempre frio, nem morno fica).
O carro nunca teve temperatura acima dos 90, não tem quebra de rendimento, o consumo é o mesmo e nunca teve falta de liquido.

Alguem pode dar uma ajuda do que poderá ser.
Vou amanha trocar de novo o termostato e ver se tem o tubo do deposito obstruído.

Toda a ajuda é bem vinda.

Obrigado
 
Boas.
O termostato que aplicaste é de origem? Se não tiver sido o caso mete original, sabes que a experiência vai-nos ensinando que certos componentes justificam a diferença de preço, mais que não seja pelo descanso que nos dão.
 
Boas.
O termostato que aplicaste é de origem? Se não tiver sido o caso mete original, sabes que a experiência vai-nos ensinando que certos componentes justificam a diferença de preço, mais que não seja pelo descanso que nos dão.

Exatamente, quase de certeza que o problema vem daí..
E ja agora, tira o tubo de retorno no reservatorio com a carrinha ao relanti e ve se sai agua...so para teres a a certez que a boba de agua esta ok tambem.

Abraço
 
Boas.
O termostato que aplicaste é de origem? Se não tiver sido o caso mete original, sabes que a experiência vai-nos ensinando que certos componentes justificam a diferença de preço, mais que não seja pelo descanso que nos dão.

boas, o termostato paguei-o como sendo de origem.
hoje ja vou verificar se meteu original ou não.

vou ainda fazer o teste que disse o CarlosSantosAs.

depois digo algo.

cumps
 
Boas.
Troquei o termostato, o velho tinha sido colocado em Março e era de origem.
Fiz o teste que o CarlosSantosAS disse e corre líquido.
Vou ver se o problema ficou resolvido.
Vou ver se faço o teste ap co para despistar a culaça.
Depois coloco as conclusões.

Cumps
 
Boas.
Troquei o termostato, o velho tinha sido colocado em Março e era de origem.
Fiz o teste que o CarlosSantosAS disse e corre líquido.
Vou ver se o problema ficou resolvido.
Vou ver se faço o teste ap co para despistar a culaça.
Depois coloco as conclusões.

Cumps

Boa, significa que agora termoestato nao pode ser porque é novo, bomba de agua esta operacional, vamos ver como se porta agora.
Espero noticias

Abraço
 
Boa, significa que agora termoestato nao pode ser porque é novo, bomba de agua esta operacional, vamos ver como se porta agora.
Espero noticias

Abraço

Boas. tanto quanto sei (ou julgo saber) a único obstáculo à livre circulação do líquido é o termostato, pelo que se este está bom e a bomba também nada justifica o problema. Também me parece que uma vez mantida a temperatura normal de uma forma constante tudo estará a funcionar em pleno, mas nada como um mecânico para confirmar, verifica se nenhum dos tubos está entupido (improvável). Já tive um carro em que o líquido desaparecia sazonalmente, depois de muitos testes chegámos à conclusão que saía pelo escapamento, poro na cabeça, junto à válvula de escape. No caso da minha carrinha, esta última bomba de água já estava a dar uma passagem ínfima, quando troquei a correia lá estavam as marcas.
Dispõe
 
Boas. tanto quanto sei (ou julgo saber) a único obstáculo à livre circulação do líquido é o termostato, pelo que se este está bom e a bomba também nada justifica o problema. Também me parece que uma vez mantida a temperatura normal de uma forma constante tudo estará a funcionar em pleno, mas nada como um mecânico para confirmar, verifica se nenhum dos tubos está entupido (improvável). Já tive um carro em que o líquido desaparecia sazonalmente, depois de muitos testes chegámos à conclusão que saía pelo escapamento, poro na cabeça, junto à válvula de escape. No caso da minha carrinha, esta última bomba de água já estava a dar uma passagem ínfima, quando troquei a correia lá estavam as marcas.
Dispõe

Pois mas eu estou a falar em bomba de agua por duas razoes obvias, primeiro tenho o mesmo o problema porque a minha bomba de agua nao esta a bombear a 100%, so a partir das 3000Rpm para cima é que bombeia, a bomba de agua nao é um obstaculo é certo, mas é ela a responsavel por fazer o liquido de refrigeraçao circular livremente, ou seja, nao circula a agua, ferve dentro do motor, o termoestato abre e faz termocirculaçao de agua, a quente sobe e a fria desce e cria pressao quando ferve, criar ar no circuito...sorte estes carros terem o termoestato no bloco e nao na cabeça do motor, senao ja foste, adeus colaça. Segundo razao, e nao sem dizer que sei ou deixo de saber mais do que seja qquem for, estamos sempre a aprender todos os dias, trabalho diariamente em circuitos de refrigeraçao automovel, numa oficina para estas coisas, ja me passou muita coisa pelas maos, diria que tenho uma ideia do que falo.

Abraço
 
Pareceu-me que a bomba de água já estava fora de questão, mas uma vez que retorna a hipótese é simples, troca-se, e se vier daí o problema ainda bem, não é de resolução difícil/onerosa (dá é um bocado de trabalho :))
Abraço
 
Boas.
Problema persiste.
Ia trocar a correia de distribuição daqui a 8000km mas acho que vou antecipar e troco a bomba de água também.
Isto porque comprei a carrinha com 120000km e já vinha com a revisão feita na audi, no entanto não sei se trocaram a bomba de água.
Antes de fazer esta manutenção vou fazer o teste químico ao CO para ver se a carrinha tem passagem.

Desde já o meu obrigado pela vossa disponibilidade.

Abraço

darei noticias!
 
atenção que á bombas de água que podem estar estragadas e não te apercebes a baixa rotação.
á casos de bombas em que o veio que liga ás pás da "turbina" fica com folga.
pode trabalhar a baixa rotação mas quando aumentas a rotação o veio solta da turbina e deixa de bombear água.
pode ser o teu caso.
 
Estive a falar com um mecânico por causa do teste do CO ele disse-me que o teste não era fidedigno, pois por vezes acusa CO e o problema vem da bomba de água.
Já marquei para a semana que vem a troca do kit de correia de distribuição e bomba de água.

Assim que tiver novidades aviso.
 
Boas.
Como tinha referido troquei a bomba de água e Correia e etc.
Aproveitei tirei fora o radiador limpei-o.
Parece impossível a quantidade de lixo que saiu.
Resultado até agora impecável, a pressão é normalíssima.

O meu obrigado pelas vossas opiniões.

Abraço.
 
O liquido do meu reservatório começou a desaparecer e apareceu agua no chão da garagem, reparei que o liquido que esta no reservatório está frio mas os canos perto do radiador ficam quentes será que a foi a bomba há vida? Antes disto acontecer uma semana antes o contador da temperatura deixou de funcionar, já tinha pedido o preço na VAP para trocar o sensor mas agora fiquei com receio que não seja do sensor e o problema seja outro.
 
Back
Top