PPRvs PEX vs AÇO INOX

Coloca um tubo de pvc de Ø110 pelas paredes fora, junto ao tecto .. à vista ... e tubo pex a andar por dentro ...

No sitio das picagens furas o pvc e colas 2 tubos de pex, um vermelho (águas quente) e um azul (água fria), e depois encamisas com os tubos da água ...

Fica liiiiindooooo, a Paula ía adorar :D:D:D:D:D:D:D

É mesmo isso que vou fazer....:D

- "Ó muori olha o buuusstii disse que o melhor era fazer-mos assim....":duhh::duhh::duhh::duhh::duhh::duhh:
 
Para mim, sem qualquer dúvida que punha a instalação em Multicamada(vulgo Multipex).
Facil de trabalhar, mesmo em trabalho "á vista" fixo com braçadeiras fica um trabalho limpinho, com máquinas adquadas curva lindamente, nalguns casos as curvas até se fazem bem sem qualquer maquina.A tubagem com é revestida, tem bom isolamento térmico, se bem que em águas quente não se perde nada em revestir a tubagem com isolamento, especialmente em distancias maiores.Sim e são precisas máquinas para cravar os acessórios.
 
Mas o objectivo é ter uma coisa boa ou bonita???? O Pex é o material mais indicado hoje em dia para agua potavel de consumo... material de extrema resistencia... e facil de manusear e aplicar... para disfarçar é utilizar uma calha ou então fazer um trabalho á homem e abrir roços...

se na parede tiver muitos moveis ou cantos curvas de parede etc... abrir roços no chão e meter a canalização pelo chao...

Acho que a ideia é simplificar ao máximo... aliando o bom e o bonito ;)

Claro que o PEX seria boa opção se colocado no interior da parede, em calha é aquela coisa... pessoalmente não me agrada

O inóx ou o multicamada implicam outros custos mas para exterior apresentam resultados bem melhores
 
Eu acompanhei uma obra num hotel em Lagos e eles aplicarem sempre ppr e gostei do material em si, a nível de mão de obra o ppr é mais rápido de aplicar têm o inconveniente se ficar mal soldado tem que se cortar e aplicar novo tubo ou acessório e voltar a soldar.
Deixo-te aqui uma imagem da obra onde andei:

http://img59.imageshack.us/img59/2770/img133r.jpg
 
Last edited:
Acho que a ideia é simplificar ao máximo... aliando o bom e o bonito ;)

Claro que o PEX seria boa opção se colocado no interior da parede, em calha é aquela coisa... pessoalmente não me agrada

O inóx ou o multicamada implicam outros custos mas para exterior apresentam resultados bem melhores

pronto... :D as marias têm sempre razao :D

Outros custos ??? como assim o preço do material é quase identico...
 
Last edited:
Ainda não vi preços do multicamada, mas a diferença entre aço inox e ppr ainda é alguma coisita...

Amigo tudo depende de onde compras o material... se for numa casa que vende apenas material de canalização, e nao aki's e tretas, seja que material for para o trabalho que pretendes nao gastas + de 300€ ...

Abraço...
 
Também sou canalizador há quase 10 anos e já agora também vou dar a minha opinião.

Pex para mim era fora de questão. É tubo com que não trabalho porque não gosto. Quando as mangas ficam com curvas muito apertadas e especialmente e especialmente na quente ás vezes é difícil trocar os tubos.
Inox é bom por fora,dentro das paredes não aconselho porque o tubo é inox, os bicones são latão, logo na água quente... materiais diferentes = a dilatações diferentes e ao fim duns tempos pode aparecer uma humidadezita nalguma porca.
PPR é bom material mas tem o inconveniente que o tubo e os acessórios são muito grossos e o material tem uma dilatação muito grande. Além disso precisas duma máquina especifica para fundir o tubo com os acessórios.
Multicamada] como já disseram outros users é o ideal tanto dentro das paredes como fora.Menor dilatação, menor perca de carga, menor perca de temperatura, curvas o tubo à mão na boa poupando acessórios,os acessórios não são grandes... etc.
Há acessórios para cravar com máquina (eléctrica ou manual) e há de aperto com chave Inglesa(mas são mais grossos logo por fora não fica tão bem).
Tenho feito instalações por fora com calha técnica 20x70 e fica muito bom. Passa despercebido e com bom acabamento.
Além disso os preços não são assim tão mais elevados. Depende um pouco também da qualidade do tubo e dos acessórios. Há marcas e marcas, é como tudo.
Mas era o que eu metia. :)
 
Pex para mim era fora de questão. É tubo com que não trabalho porque não gosto. Quando as mangas ficam com curvas muito apertadas e especialmente e especialmente na quente ás vezes é difícil trocar os tubos.

Pois .. mas isso acontece quando "o artista" coloca o recticulado a olhar para o tecto ... normalmente é o canalizador que chumba essas mangas .. ou estou errado?

É que, não trabalhar com determinado material porque não se gosta ... não é uma boa justificação...

Se chegas a uma obra, aplicas mal as mangas .. depois não te podes queixar do tubo ... o raio de curvatura máximo está perfeitamente visivel na ficha técnica do material ..
 
O Pex é de longe o material mais resistente (a nivel de anos e nao só) o maior prob é ser de plastico o que é mau por causa dos microbios etc que andam pela agua e nao ficam agarrados á parede destes tubos como nos antigos em ferro...

obviamente que é um material que requer experiencia para utilizar, por algum motivo cada burro toca a sua carroça... e se fosse tudo facil qualquer um fazia...
 
Sempre, sempre... :D

Outros custos, porque o pex e o aço inóx tem valores bem diferentes ;)

Isso é um mito... se tiveres oportunidade de comprar o material a preço de Profissional (canalizador) as diferençãs nao sao assim tão grandes... poupas o que no max 100€ no mesmo material do mais barato para o mais caro...

Obviamente se for de orçamento ou fores a um AKI ai as diferenças disparam para valores na ordem dos 300€ a 1000€ ... afinal Tugolandia Pais da chulisse...
 
Quem vai fazer a instalação vais ser um amigo meu que é canalizador e eu.. Mal falei nisto a primeira coisa que ele disse foi meter em aço inox.. MAs eu quero ver outra possibilidades...
 
Back
Top