PPRvs PEX vs AÇO INOX

Ora bem, oque se passa é o seguinte:

Preciso de mudar a canalização da casa, que já conta com 30 anos, e com quem tenho falado não ajudou em nada... Pelo que sei (o que é muito pouco neste tema), é que existem muitos materiais que podem ser aplicados, mas os mais falados são o PPR, o PEX, o AÇO INOX. Alguém me sabe dizer quais as principais diferenças? Qualidade vs Preço vs Durabilidade vs Qualquer coisa que ajude a escolher...
 
Antes demais, vais ser radical e... rebentar com tudo? ;D ou passar a nova tubagem por fora, à vista?
 
inox é inox (e há muitos tipos no mercado, uns melhores k outros) - comprar sem perceber é fácil ser enganado e pagar gato por lebre

PPR n sei o k é

PEX é mt prático de aplicar, bom para aguas quentes e frias e super-resistente!

ajudava mais se pudesse...
:idea:
 
inox é inox (e há muitos tipos no mercado, uns melhores k outros) - comprar sem perceber é fácil ser enganado e pagar gato por lebre

PPR n sei o k é

PEX é mt prático de aplicar, bom para aguas quentes e frias e super-resistente!

ajudava mais se pudesse...
:idea:

X2

Para ver se o inox é bom é fácil se pegares num íman e ele magnetizar com facilidade é porque é de fraca qualidade!!

Se vai ser por fora o aspecto também conta e nisso o inox não dá hipótese!! Não tenho bem a consciência de quanto custam os outros materiais mas o inox é carote!! :roll:
 
Aço inóx para canalização não deverá ser o inóx habitual - 304 ou 316 ... penso que se justifica no caso de colocares a tubagem à vista, porque o custo, do material em si, é mais elevado :eek:

PPR é tubo em polipropileno, convém ser isolado e funciona melhor inserido na parede do que por calhas pelo exterior das mesmas...

Pex também funciona embutido, é realmente prático pois é aplicado através de uma manga e em caso de azar subsituis facilmente. Agora, Pex em calha :confused: não me parece
 
Consegui dar a volta à Paula e passar os tubos por fora.. Mas onde irão ficar mais à mostra é nas casas de banho..

;)

Assim sendo, aço inóx sem dúvida...

Gastas mais em material mas poupas na mão de obra, na limpeza, na rapidez, nas dores de cabeça ...abrir roços naquelas paredes traz sempre outro tipo de obras atrás ;)
 
Boas

Eu aconselhava-te antes tubo multi-camada, que é tubo pex revestido com alumino e mais uma camada protectora/isolante, mas o tubo em si e os acessórios são mais caros que os outros três que referiste mas poupas na mao de obra porque é um tubo muito mais fácil de manobrar, em termos de qualidade é muito bom, preço como disse é mais caro.

Es tu que vais fazer a instalação? Se fores esquece o multi-camada pois sao precisas de maquinas para cravar o material e são caras...

Dos três que referes, o PPR também precisa de maquinas especificas, o preço deve ser o mais baratos dos três, pois são acessórios em plástico, quanto ao resto nao te sei dizer.

PEX ja é um pouco antigo e tende a ressequir com a agua quente, podendo originar fugas.

O INOX é bom, não tende a criar ferrugem e é extremamente resistente e dura-te praticamente para "sempre", o preço não é o mais barato mas compensa com a durabilidade.

Resumindo, eu ficaria indeciso entre o multi-camada e o inox, e se a casa for grande ia para o multi-camada porque basicamente é esticar tubo, cortar, cravar e seguir e nisso consegues poupar na mao de obra que o inox exige pois é preciso ser mais rigoroso nas medidas porque nao é moldável.

Vi agora que é para meter por fora, entao sem duvida multi-camada, o tubo é branquinho e se o canalizador for artista a fazer as curvas e assim, ate fica engraçado ;)
 
Pois..Eu realmente prefiro um material mais prático já para prevenir alguma situação indesejada, mas que seja também fiavel a nivel de durabilidade, perda de calor etc..

Existem duas possibilidades na aplicação. Ou passa pelo tecto, e vai ficar escondido pois queremos fazer tecto falso, ou fica por baixo dos moveis (cozinha e não se vê na mesma), ou atrás dos mesmos (sala).

Quero uma instalação de facil acesso para não ter de partir parede cada vez que aconteça algum azar..
 
Bem sugerido ;)

É um material mais recente, pode ser outra alternativa... e na minha opinião, quanto mais dissimulados os tubos ficarem nas paredes, melhor
 
Coloca um tubo de pvc de Ø110 pelas paredes fora, junto ao tecto .. à vista ... e tubo pex a andar por dentro ...

No sitio das picagens furas o pvc e colas 2 tubos de pex, um vermelho (águas quente) e um azul (água fria), e depois encamisas com os tubos da água ...

Fica liiiiindooooo, a Paula ía adorar :D:D:D:D:D:D:D

**********************
**********************

Coloca inox, kker gajo te aplica isso sem grandes stresses ;)
 
INOX !!!!!!!!!!!! MATAIBOS... isso ja nem se usa... ou seja usa-se para enfiar o barrete...

PEX é o material mais indicado (interior ou exterior) facil de aplicar / nao esquecer usar cola recomendada para as unioes dos acessorios...

Para um cozinha completa "normal" em material (tubagens e acessorios dos melhores) nao gastas mais de 150€ em qualquer casa de material de canalização encontras disso... excepo claro AKI's etc isso é so barrete e material da "feira"

Abraço...
 
Coloca um tubo de pvc de Ø110 pelas paredes fora, junto ao tecto .. à vista ... e tubo pex a andar por dentro ...

No sitio das picagens furas o pvc e colas 2 tubos de pex, um vermelho (águas quente) e um azul (água fria), e depois encamisas com os tubos da água ...

Fica liiiiindooooo, a Paula ía adorar :D:D:D:D:D:D:D

**********************
**********************

Coloca inox, kker gajo te aplica isso sem grandes stresses ;)

:duhh:

A Paulinha depois dava-lhe um jeito... e ias ver, aquilo tudo decoradinho à maneira... nem se notava :D :D
 
ó santinhos ... é exterior à parede .. mas interior na divisão ...

foi isso que entendeste?
 
ó santinhos ... é exterior à parede .. mas interior na divisão ...

foi isso que entendeste?

Mas o objectivo é ter uma coisa boa ou bonita???? O Pex é o material mais indicado hoje em dia para agua potavel de consumo... material de extrema resistencia... e facil de manusear e aplicar... para disfarçar é utilizar uma calha ou então fazer um trabalho á homem e abrir roços...

se na parede tiver muitos moveis ou cantos curvas de parede etc... abrir roços no chão e meter a canalização pelo chao...
 
Back
Top