Ponteiro temperatura - Audi A4 B6

Boas,
A vossa ajuda por favor, hoje fui buscar o meu argolas, deparei-me que o ponteiro da temperatura mal passa dos 50•graus depois de uma viagem de pelo menos 30klm, não deveria depois passar alguns kilometros passar para os 90•graus?

Desde já agradeço o vosso tempo

9eb6794ef68b9f97dbc6db98f1577d82.jpg
 
e foste buscar o teu argolas onde? ao mecânico? vê la se não te deixaram a ficha do sensor de temperatura desligada..
 
Sim, foi no Mecanico/vendedor. Ele esteve a mudar a correia distribuição.. Poderá então ter ficado desligada
 
Depois de falar com o Mecanico, diz que nos dias de frio que temos é normal não subir o ponteiro para os 90•
Será assim normal numa viagem de 30klm?
 
Depois de falar com o Mecanico, diz que nos dias de frio que temos é normal não subir o ponteiro para os 90•
Será assim normal numa viagem de 30klm?
de normal não tem nada, basta 5km para o ponteiro ficar nos 90.. algo se passa ai se a carrinha antes de ir para o mecânico marcava bem, aperta com eles e eles que vejam o que fizeram..
 
Nem que estivessem 20 graus negativos ou 40 graus positivos! A temperatura ideal é sempre aproximada dos 90º, no meu caso está sempre nos 87º!

Não tem como falhar, o termostato abre e fecha conforme a temperatura no sistema, conjugado sempre com o sensor de temperatura!
Acho que não estou a dizer asneira:

Mas o termostato a uma certa temperatura abre de forma a arrefecer o circuito e fecha também para o motor chegar mais rápido à temperatura desejado dos 90º!

Em dias de calor quando a abertura do termostato não é suficiente para arrefecer o circuito e para a temperatura não passar dos 90º, aí temos o sensor de temperatura que detectando um certo valor, que pode variar de carro para carro, faz com que as ventoinhas disparem!

No teu caso se o ponteiro não sobe para os 90º pode ser duas coisas:

- Termostato avariado (solução, novo termostato original se possível);
- sensor de temperatura (original também se possível)

Numa viagem de 10 km a temperatura já deve estar nos 90º!
Confirma se a ficha do sensor está ligada!
Faz uma viagem mais longa em que puxes mais pelo carro, ou estejas numa situação de para arranca, porque se o termostato estiver sempre aberto a temperatura vai oscilar pelo menos até aos 70º e depois desce rapidamente se por exemplo fizeres uma descida ou assim, em que o carro está em menos esforço!

O teu mecanico é mais um artista! Que ao te dizer isso, só me vem algumas coisas à cabeça:

- é um artista;
- não percebe do que diz, o que é ainda mais preocupante visto que foi o mesmo que te mudou a distribuição!!!

Não sou nenhum especialista lol mas andei dois anos assim com o carro, e recebi muitas respostas iguais e parecidas com essa de vários mecânicos, pesquisei aqui no forum e percebi logo que tinha razão de não achar normal a temperatura não estar nos 90º!
Comprei as peças na audi e eu próprio sem conhecimentos nenhuns fiz essa reparação, através de um video no youtube :D lol a explicar como se fazia para o meu motor!

Fiz a medo é verdade, mas com muita calma consegui lol :D
Olha posso dizer que graças aos mecânicos artistas que anda por ai, agora faço eu a revisão toda do meu carro com o melhor material possível :D

Sorry o testamento! :D
 
Last edited:
Obrigado Vitor, ele ontem numa das viagens subiu até ao ao indicador acima dos 50•, mas passado um pouco caiu outro vez para os 50•.. Acho realmente estranho isso! Como acho estranho ele hoje me ter dito que até pode não ter o termostato o carro. Vou mesmo ter de passar noutro lado para pedir opinião e vou também fazer aquilo que estás a dizer

Não queria pensar que ele me tenha mudado mal a distribuição, pois só ontem fui buscar/comprar a carrinha e não estou a pensar ter já problemas desse género

Obrigado pela dica
 

Se realmente o ponteiro subiu um pouco e volta a descer, quase de certeza que é termostato! Está sempre aberto por isso te acontece isso!
Como tens a carrinha há pouco tenpo, de certeza que ela ja estava assim!
Não deve ser o sensor de temperatura!
Mas faz assim, arranja um amigo mecânico ou fala com alguém aqui do forum! Vai à audi e pede o termostato e o sensor se quiseres, compra G13 e aproveita pergunta quanto leva a tua carrinha, compra também água destilada!
Se não me engano gastas por volta de 50 euros! E colocas isso em condições!

Digo-te para ires à audi porque não sei se na tua zona consegues arranjar peças originais e o G13 noutras casas auto entendes?! Porque se conseguires poupad sempre mais qualquer coisa!
 
Eu tenho aí uma pessoa conhecida que trabalha na Audi, vou sim levar lá a carrinha para ver.. Pois não gosto nada de andar assim
 
A minha começou assim depois passado uns tempos o ponteiro parecia que ganhava vida andava entre os 0 e os 90 graus fosse parada ou a andar.
Mas isso é facil de resolver e relativamente barato na minha foi por sensor de temperatura um termostato novo e aproveitei e fiz uma limpeza ao circuito e ficou impecável.
 
Sábado já vou passar aí num Mecanico de confiança para ele dar uma vista de olhos, depois digo como correu [emoji6]
 
Back
Top