ponteira direçao

boas malta..

tive que por uma ponteira do lado direito q tinha folga, alinhei a direçao e acabou com os barulhos e ficou com a direçao justinha!! ate aqui tudo impec..

so me dei com esta duvida em casa quando fui espreitar as rodas, a antiga tem ali um espaço e a nova nao..

velha
DSC_0172.jpg


nova
DSC_0173.jpg



qual delas ta bem montada? lol

cump
 
Last edited:
olá o perno de fixação que entra no braço de aluminio tem uma meia cana onde o parafuso entra por isso é dificil estar mal montada (acho que não entra o parafuso se não for nessa meia cana )! pode é ter dimensões diferentes na altura da ponteira .
confere com a avariada.
 
Last edited:
a ponteira velha tb tinha essa ranhura para o parafuso entrar, tavam montadas as duas com aquele espaço..

a nova e que foi montada assim sem o espaço, enterro a velha? lol
 
Provavelmente apertou primeiro o parafuso da manga de eixo e depois o da rotula... ou então são diferentes
 
E uma ficou com folga e outra nao?
nao..se calhar expliquei-m mal, tava a falar quando apertaram a nova no sitio, nenhuma tem folga agora!!
A que ta montada no lado esquerdo(nao tinha folga, nao foi mudada) tem aquele espaço e a nova nao, so quero saber qual e a maneira correcta d montar aquilo..
 
Para mim a nova é que está bem...

- - - - - - - - - -

No manual diz que eu estou errado e a velha é que está bem montada. Deve ficar longe porque ao contrário do que eu pensava aquilo e um vedante e não um batente... o melhor é pores como manda a sapatilha...
 
Amanha ja vou ver a b6 dum colega a ver como ele tem aquilo, aquilo é facil d dar um pouco d espaço mas quero por aquilo como manda a lei

Em que manual vem isso?
 
Tanto uma como outra podem estar bem/mal montadas.

Nos "nossos" audis A4 A6 etc, derivado ao tipo de suspensão, existe uma afinação a ser feita na fixação da rótula.
Essa afinação serve para corrigir os valores da convergência na compressão/descompressão da suspensão.

Fica aqui uma explicação: ZF Friedrichshafen AG | Useful Tip: Wheel Alignment


PS: ainda não vi ninguém a fazer tal afinação, nem sequer vi máquinas de alinhamento a pedir esse valor.
 
A olhometro é impossível de dizer.
Se não notas nada de anormal na condução, deixa estar assim.
Caso isso esteja mal afinado poderás notar é em travagens.
 
O q podera acontecer como tenho, ao travar ela vai fugir para um dos lados?
Ouvi dizer tb tem a ver com a convergencia em curva, tera influencia a curvar? Ainda n apertei em curva agr com a ponteira assim
 
A afinação que se faz aí é a chamada "saida de curva"...

Onde alinho os carros na Pneuvita do Cacém tem esse alinhamento e outros muito mais complexos, para o alinhamento perfeito dos audis até o charrion tem que ser desapertado...
 
Back
Top