Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais) RESOLVIDO

Oi pessoal, venho aqui pedir vossa ajuda porque já não sei o que fazer mais..
Meu segundo carro é um ibiza 1.9 TDI 110cv do ano 2000. De á uns tempos para cá quando está quente custa muito a pegar, mas pega.
Já passei á máquina e nada de erros.
Já vi o ponto do motor e da bomba injectora.
Já meti um filtro de gasoleo de origem (aconcelhado na Audi) e respectiva valvula de retorno.
Já tem bateria nova.
Já foi revisto o motor de arranque.
Já experimentei meter gasoleo ultimate.
Não tem fugas de gasoleo nem entradas de ar no sistema.
E mais alguma coisa que agora não me estou a lembrar, já só falta trocar a bomba injectora, mas não queria muito porque puxa bem e a bomba é uma coisa que não é barata e o problema é só mesmo a pegar a quente.
Como vêem já perdi muitas horas de volta disto... :S

Entre isto tudo que fiz tenho tb pesquisado aqui pelo forum problemas parecidos e tenho detectado que os A3 com este tipo de motor tb têm problemas destes.
Nas minhas pesquisas aqui efectuadas reparei num user dizer para desligar a valvula de temperatura da agua... Já que tinha feito tanta coisa resolvi experimentar mais uma. Fui ao carro e desliguei-a........ Quando não é o meu espanto que desde ai o carro pega a quente que é uma maravilha, acho que nunca pegou tão bem até. Pensei logo eu, problema resolvido.. Mas não, enganei-me, fiquei com outro problema, no quadrante agora não marca a temperatura ou seja o ponteiro fica sempre no 60graus. Outra coisa que notei foi que a luz da resistencia antigamente ficava só 1 ou 2 segundos ligada e depois apagava e agora depois de ter desligado a tal ficha da valvula de temperatura fica uns 5 ou 6 segundos ligada e depois é que apaga, e claro agora pega logo..

Resumindo, a luz da resistencia estar mais tempo acesa, não me preocupa. A ficha da valvula de temperatura andar desligada não me interessa desde que ele pegue bem a quente, agora o não marcar a temperatura no quadrante é que não queria....

Será que a valvula está avariada embora não tenha erros?? ou o que será isto tudo?

Ajudem-me...
 
Last edited:
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

o meu golf 3 tambem pega mal a quente, e desde que o tenho que é assim, ja o tenho a 3 anos, mas tambem ñ sei o que possa ser, mas assim que tiver tempo tambem vou fazer o teste da valvula, embora esta seja nova e OEM
e a bateria é recente..
 
Last edited:
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Pois, eu sei que a maior parte tem ou anda com esse problema mas no meu caso acho que demora mesmo muito tempo a pegar. E o meu "desespero" é que já não sei o que fazer mais até ter encontrado isto de desligar a valvula o que pensava que finalmente tinha resolvido o problema mas fiquei com outro.. :(
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Do que ja tive a ler pela net é um problema desse sensor da temp. e do motor de arranque que não da a força suficiente (Nao sei se é verdade ou nao) já tentastes mudar o sensor??
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

eu tive esse problema ou seja pegava mal e tinha as rotaçoes maradas meti uma bateria nova e nada retifikei motor de arranke e nada so de pois o meu eletrecista deu com o gato era um problema com o alternador nao tinha power suficiente se era verdade ou nao so sei que ele mudou uma peça la que custou 50 euros e ate hoje ja fez um ano nunca mais tive esse problema
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Do que ja tive a ler pela net é um problema desse sensor da temp. e do motor de arranque que não da a força suficiente (Nao sei se é verdade ou nao) já tentastes mudar o sensor??

Ainda não o substitui, vou tratar brevemente disso para ver como vai ficar. Mas pensava qu e dava erro porque lá dentro dá a informação da temperatura como deve ser mas ao desliga-lo o carro fica a pegar logo, isso é que acho estranho. Para alem da informação da temperatura lá dentro que outra função tem esse sensor??

- - - - - - - - - -

eu tive esse problema ou seja pegava mal e tinha as rotaçoes maradas meti uma bateria nova e nada retifikei motor de arranke e nada so de pois o meu eletrecista deu com o gato era um problema com o alternador nao tinha power suficiente se era verdade ou nao so sei que ele mudou uma peça la que custou 50 euros e ate hoje ja fez um ano nunca mais tive esse problema

Tudo isso já foi feito e visto.. :'(
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Já agora uma outra questão, estive a ver a ficha da tal válvula e tem 4 pinos, alguém me sabe indicar o esquema eléctrico dela?
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Já li que se passarem de caixa manual para automática com o vag-com que resolvia/atenuava esse problema.

Cumps
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Já li que se passarem de caixa manual para automática com o vag-com que resolvia/atenuava esse problema.

Cumps

ainda a semana passada, resolvi uma situaçao dessas num golf de 99 de 110 hp, dessa forma....
cumps
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Já li que se passarem de caixa manual para automática com o vag-com que resolvia/atenuava esse problema.


Cumps
Não resolve,So esconde os problema
Já agora uma outra questão, estive a ver a ficha da tal válvula e tem 4 pinos, alguém me sabe indicar o esquema eléctrico dela?
Acho que tens 2 Fios que vão para o quadrante e os 2 Outro que Vão para a centralina,
Esse Sensor deve tar a fazer uma leitura errada e é o que causa esse Problema (Do que ja tive a ler pelo Google é Isso)
Sei que os Motores de arranque tambem tem alguma coisa a ver com isso...
 
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Já li que se passarem de caixa manual para automática com o vag-com que resolvia/atenuava esse problema.

Cumps
Tb já fiz isso e ficou na mesma..

- - - - - - - - - -

Blue A4, isso dos fios já eu calculava, queria era sabes quais os que iam aonde..
Mas já encomendei na Audi essa válvula, logo vou lá busca-la e depois quando chegar a casa monto-a e depois venho aqui dizer algo. Vou arriscar mais uma coisa.
 
Last edited:
Re: Pegar mal a quente.. (já não sei o que fazer mais)

Ora boas..
São agora quase 20h e já tenho o problema resolvido, quer dizer, o problema de pegar mal a quente e de no quadrante estar o ponteiro nos 60graus é que está resolvido porque a causa ao certo de não pegar bem a quente ainda estou sem saber..
Então é assim, hoje fui á Audi e comprei um valvula de temperatura e falei com o responsavel pela oficina e pedi-lhe se me podia facultar o esquema electrico dessa valvula que tem 4pinos. Demorou uns 5m e veio com uns papeis na mão, porreiro pensei eu.. :roll:
Cheguei a casa e fui logo montar a valvula, sangrei o sistema de refrigeração e fui para a estrada aquecer o carro. Cheguei a casa desligo o carro e espero uns minutos porque era assim que acontecia sempre. Tento pô-lo a trabalhar e demora outravez para pegar.
F#*&#......... ainda não é daqui o problema...
Lá fui eu ver o esquema que o sr me arranjou... E vi que tem efectivamente 2 fios que vão á centralina e outros 2 que vão ao quadrante. Os que vão ao quadrante são dos pinos 1 e 2, e os 3 e 4 vão á centralina. Agora é só cortar um dos pinos 3 ou 4, neste caso cortei o do pino 3 mas pode ser o pino 4, basta um destes dois.
E voila.... Problema resolvido, pega logo mal o motor começa a rodar e lá dentro já marca a temperatura normal.. :D :D

Vou deixar aqui as cores dos fios da ficha para quem quiser fazer, mas atenção, primeiro experimentem desligar a ficha porque o vosso problema pode não estar ai.

FICHA DA VALVULA DE TEMPERATURA:
PINO 1-azul/amarelo (NÃO CORTAR)
PINO 2-branco/castanho (NÂO CORTAR)
PINO 3- azul/castanho
PINO 4- castanho/amarelo
Basta só cortar um destes, ou o 3 ou o 4.

Espero ter ajudado, fiquem bem. 8)
 
mas assim a info para a ecu do motor esta sempre errada.
ira ligar sempre as velas e injectar diesel como se estivesse frio... digo eu...

- - - - - - - - - -

experimenta ligar novamente o fio mas liga uma resistencia de 1k ohm.

- - - - - - - - - -

Liga o vag e diz se a temperatura confere com a do ponteiro.

- - - - - - - - - -

Verifica a cablagem e respectivos fios quanto a danos e maus contacto.
 
Back
Top