Pedir empréstimo já, ou esperar mais uns tempos????

Estou agora a começar a construir a minha casa, no próximo mês começa a parte de pedreiro. Conto em gastar cerca de 130mil€ na construção da casa.

Eu tenho algumas poupanças que me vai dar para a parte de pedreiro e para mais umas "coisas", agora a minha dúvida é se peço agora ao banco a estimativa que tenho do dinheiro que me vai faltar para acabar a casa, ou se vou fazendo com o dinheiro que tenho e depois quando estiver a ficar "liso" peço o que percisar ao banco!!

As opções são:

1- Faço agora o empréstimo (na casa dos 50/60mil€);
2- Começo a fazer com os €€€ que tenho, e para o ano que vem quando tiver a ficar sem dinheiro peço o que me falta ao bamco.


O que me aconselham a fazer??
 
Assim de repente, no teu lugar apenas pedia o € quando realmente precisar dele. Caso contrário são juros que tás a pagar sem necessidade.
 
Um credito pode demorar algum tempo a ser aprovado.

Podes primeiro sondar o banco para saber em que termos é que eles te fazem o empréstimo. E depois jogas com isso.
 
Eu no teu caso pedia ja.
Se fazes intençoes de pedir pq nao tens suficiente, o melhor e pedir já.

Pq ficas já a pagar as duvidas e pq depois com esse dinheiro podes jogar durante a construção da tua casa.
Existem algumas coisas que poderá fazer mais sentido usar o do banco noutras o teu, se é que me compreendes.

Também passo por um processo um tanto ou quanto semelhante ao teu. Já passei a fase do pedreiro, estou mesmo na fase do trolha.

Atenção também ao orçamento que tens planeado. Se ainda nao tens mt bem definido o que pretendes para a fase de trolha, o teu orçamento inicial poderá não chegar.
 
atenção.
o banco não empresta o dinheiro como estás a pensar.
imagina (que até é o teu cenario :) ), vais construir uma casa.
tens orçamentos no valor dos 130.000€.
vais pedir os 130.000€ ao banco.
o banco não te disponibiliza o capital todo de uma só vez.
disponibiliza por fases de construção.
além disso, o valor disponibilizado pelo banco depende de varios factores.
Se a vivenda/casa valer 80.000€ depois de feita, o banco não te empresta 100.000€.
informa-te no teu banco :)
 
atenção.
o banco não empresta o dinheiro como estás a pensar.
imagina (que até é o teu cenario :) ), vais construir uma casa.
tens orçamentos no valor dos 130.000€.
vais pedir os 130.000€ ao banco.
o banco não te disponibiliza o capital todo de uma só vez.
disponibiliza por fases de construção.
além disso, o valor disponibilizado pelo banco depende de varios factores.
Se a vivenda/casa valer 80.000€ depois de feita, o banco não te empresta 100.000€.
informa-te no teu banco :)

Como já referi, eu ñ vou precisar da totalidade do valor da construção, penso que andará no total na casa dos 130 mil€, mas como tenho algumas poupanças penso ter a vida um pouco facilitada.

Agora a minha dúvida é se peço já o dinheiro que penso que vou precisar, ou se peço mais para a frente....
 
começa já a tratar da papelada ;) se nao depois vais precisar do dinheiro do banco e ainda vais andar aos papeis....

quanto a spreads o que se arranja nestes tempos?????? já sabes?
 
Spread's... malditos... malditos e malditos.

Há quase 2 anos que ando à cabeçada.. :'(

Como opinião pessoal, pede quando precisares e antes de teres algum encargo adicioanal (ex. outro tipo de emprestimos, filhos..).
 
Comprei casa á pouco mais de um ano e pedi apenas XX.XXX€ de empréstimo para compra da moradia.
Tinha e tenho algum dinheiro de lado que me dá para as obras mas podia ter pedido menos de metade do emprestimo e pedia o restante e ia arranjando. Mas a meu ver é bom que fiques com algum dinheiro seguro do teu lado.

Se fosse a ti pedia o emprestimo e deixava esse € de lado para futuros "problemas" ou caso necessites...

Mas tens de ter em atenção, esse empréstimo que vais pedir demora 1 mês quase para ser aprovado mais todas as papeladas, e vai como crédito pessoal. Para teres a noção pedi uma simulação de crédito pessoal cerca de 15.000€ e pagava mais que o meu crédito habitação... Com os mesmos anos etc etc...
 
Podes/deves avançar com capitais próprios, até porque o banco dificilmente te financiaria 100% do valor estimado para a construção (a regra agora ronda os 80%), e vais organizando o processo (proposta, irs+nl, plantas, licenças). Quando tiveres tudo e sem que te descapitalizes entregas para análise/aprovação, como a obra já está iniciada o banco vai poder libertar-te uma verba maior (e evitas desde logo o custo de uma vistoria). Há interesse em ter a obra iniciada pois caso contrário o capital a libertar na primeira tranche é, em regra, 10% do valor do financiamento desde que não ultrapasse o valor atribuído ao terreno. Entretanto quando obtiveres a aprovação do crédito ainda vais ter que subscrever seguro de vida, que aguardará aceitação do risco, e só depois poderás marcar a contratação. Nessa altura e se ainda não necessitares de nenhuma verba podes sempre adiar algum tempo, sem descurar as validades do despacho, a saber junto da instituição. Um conselho, "não cortes as unhas muito rentes", nestas coisas há sempre o “já agora”, vale mais ter uma folga e no final, caso não necessites, deixar parte por utilizar. Os juros apenas vão incidir sob o capital libertado e pelo tempo que o estiver. Caso necessites algum esclarecimento adicional dispõe.
 
atenção.
o banco não empresta o dinheiro como estás a pensar.
imagina (que até é o teu cenario :) ), vais construir uma casa.
tens orçamentos no valor dos 130.000€.
vais pedir os 130.000€ ao banco.
o banco não te disponibiliza o capital todo de uma só vez.
disponibiliza por fases de construção.
além disso, o valor disponibilizado pelo banco depende de varios factores.
Se a vivenda/casa valer 80.000€ depois de feita, o banco não te empresta 100.000€.
informa-te no teu banco :)

Mas no meu caso quero apenas pedir um crédito na casa dos 50/60m€!!

começa já a tratar da papelada ;) se nao depois vais precisar do dinheiro do banco e ainda vais andar aos papeis....

quanto a spreads o que se arranja nestes tempos?????? já sabes?

Quanto a spreads a cerca de 3 semanas fui visitar uns bancos e:

-BIC: 2.75%
-Santander: 3.6%
-CGD: 3.85% (é o meu banco atual)
-BES: 4.25%
-BANIF: 5%

Spread's... malditos... malditos e malditos.

Há quase 2 anos que ando à cabeçada.. :'(

Como opinião pessoal, pede quando precisares e antes de teres algum encargo adicioanal (ex. outro tipo de emprestimos, filhos..).

Os spreads ainda estão muito altos, comparativamente com 2003, neessa altura o meu era de 0.3%!!!

Podes/deves avançar com capitais próprios, até porque o banco dificilmente te financiaria 100% do valor estimado para a construção (a regra agora ronda os 80%), e vais organizando o processo (proposta, irs+nl, plantas, licenças). Quando tiveres tudo e sem que te descapitalizes entregas para análise/aprovação, como a obra já está iniciada o banco vai poder libertar-te uma verba maior (e evitas desde logo o custo de uma vistoria). Há interesse em ter a obra iniciada pois caso contrário o capital a libertar na primeira tranche é, em regra, 10% do valor do financiamento desde que não ultrapasse o valor atribuído ao terreno. Entretanto quando obtiveres a aprovação do crédito ainda vais ter que subscrever seguro de vida, que aguardará aceitação do risco, e só depois poderás marcar a contratação. Nessa altura e se ainda não necessitares de nenhuma verba podes sempre adiar algum tempo, sem descurar as validades do despacho, a saber junto da instituição. Um conselho, "não cortes as unhas muito rentes", nestas coisas há sempre o “já agora”, vale mais ter uma folga e no final, caso não necessites, deixar parte por utilizar. Os juros apenas vão incidir sob o capital libertado e pelo tempo que o estiver. Caso necessites algum esclarecimento adicional dispõe.

Obrigado pelas dicas ;)

A minha ideia era começar a casa com o dinheiro que tenho disponivel e com algum que o meu pai me possa emprestar, e a minha esperança era que para o ano (inicio do ano) os spread´s estivessem mais baixos, e aí pedia o restante.....
 
os spreads só vao baixar quando a crise passar e certamente nao será para o ano

e mesmo quando baixarem nunca voltam para os nives de antigamente ;)
 
Back
Top