Passat PD130 Alguns problemas / duvidas

Tópico em 'Geral' iniciado por tiago fernandes, 3 Jan 2017.

  1. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Boas malta

    Comprei uma velhinha pd130 o que dizem?

    Primeira questão o carro em esforço vai até aos 90º e não passa disso, mas a fazer uma viagem 100/120 no relax no IP3 por exemplo vai sempre a 60/70º termostato lixado? ou sensor de temperatura?

    Depois o meu mecânico deu uma volta e disse que esta mt boa mas um pouco lenta no arranque em baixas o carro segundo o meu mecânico que tem uma pd115, fui testar a dele e reparei que numa 3ª a 40km/h quando se calca a fundo ela responde logo, e a minha só a partir ai das 1800rpm se nota ela a querer andar, segundo ele a minha era para ser muito mais bruta que a dele...

    O que se poderá passar...?

    Outra questão os consumos assustaram me, o primeiro tanque 45Litros deram 585km que dá uma média de 7,7litros!

    Segundo teste foi subir a Torre, carregada com 5 pessoas, descer a Manteigas e subir pelo outro lado, e depois fui até Coimbra no relax 100/120km/h, e ai apontava um consumo na IP3 de 5,1 que eu gostei isto no quadrante! ( consumo real com a subida a Serra e num total de 197km foram 13,23l ou seja uns mais animadores 6,71Litros!

    O que dizem destes consumos?

    Quando comprei o carro estava a contar conseguir consumos entre 4,5 e 5,5 !!!

    Já agora que dizem do óleo 5w30 da Shell para este motor?
     
  2. Sergio Fininho

    Sergio Fininho Well-Known Member

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    A minha faz consumos de 5 no máximo... Mas é de 115.

    Enviado do meu T06 através de Tapatalk
     
  3. teix.bruno

    teix.bruno Active Member

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    Eu sou apologista de não dar muita atenção aos consumos do quadrante. Assim como o velocímetro, também os consumos têm certamente erros de leitura.
    Eu para fazer médias, atesto o depósito, faço quilómetros e atesto outra vez. Depois é como diz o outro...é só fazer as contas ou ter uma app que se chama FUELIO.
    Os consumos dos carros é o tipo de assunto que se assemelha à religião, ao futebol e por aí fora. Nos fim das discussões cada um fica na sua, não chegas a conclusão nenhuma e todos têm razão!!
    Dependendo dos trajectos, da maneira como pisas o acelerador, do tempo que queres demorar até chegar ao destino, da carga do veiculo, do estado dos pneus, etc...tupo implica no resultado dos consumos.
    A minha opinião é que milagres não existem, se queres fazer abaixo de 5 sem te preocupares (em cidade) compra um smart CDI. Eu tenho um e em media faço entre os 4,2 e os 4,5..se andar normal/com cuidado. Se andar a abrir faço 5,2/e até aos 6 (por experiência própria), se andar a lutar para fazer bons consumos posso conseguir até 3,8 (foi o melhor que consegui com muita estrada a 70/80kmh...porque se passares dos 100 já vai a gastar como um carro normal). Atesto com 24€ e faço mais de 400kms.

    Ainda há uns dias fui até Évora de AUDI, só eu e a Maria, devagar (100/120) e fiz 5,7. Para cá (Lx) já fiz 5,0. Mas é preciso ir com atenção, aproveitar as descidas não acelerar muito nas subidas, enfim. Eu acho que é uma discussão muito gasta esta a dos consumos.

    Mas em resposta às tuas dúvidas:

    "Depois o meu mecânico deu uma volta e disse que esta mt boa mas um pouco lenta no arranque em baixas o carro segundo o meu mecânico que tem uma pd115, fui testar a dele e reparei que numa 3ª a 40km/h quando se calca a fundo ela responde logo, e a minha só a partir ai das 1800rpm se nota ela a querer andar, segundo ele a minha era para ser muito mais bruta que a dele..."

    Quando comprei o meu também fiquei preocupado em relação às reprises. Ele anda, mas pensei que com tantos cavalos e CC a coisa fosse mais divertida. Agora estou habituado e acho um espetaculo.
    Também já li que os de caixa de 5 velocidades são mais agressivos e que os de caixa de 6 são mais suaves e progressivos...não sei se é verdade ou não.

    "Outra questão os consumos assustaram me, o primeiro tanque 45Litros deram 585km que dá uma média de 7,7litros!"
    Parece-me muito, tendo em conta que o meu primeiro deposito fiz perto de 700 e achei pouco...mas lá está, depende dos trajectos bla bla bla.
    Neste momento tenho meio deposito gasto e já fiz os mesmo quase 700...mas lá está, muita estrada e bem devagarinho.

    Acredito que não seja nada difícil fazer consumos superiores a 6 litros se fores a andar de uma forma despreocupa.
    Eu no outro dia andei despreocupado e cheguei a casa com um consumo de 8. :D
     
  4. lx_gadjet

    lx_gadjet Active Member

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    "Comprei uma velhinha pd130 o que dizem?"

    digo que devias fazer a tua apresentação, o carro que tens, e motorização, está reprogramada? andas pé no fundo ou calmamente?

    senão nao será facil o pessoal conseguir ajudar-te...

    As respostas vao depender dessa coisa todas...
     
  5. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Este consumo que me falas bate certo com o consumo da que fui experimentar também de 115

    - - - - - - - - - -

    Feito... Por normal ando normalmente nas calmas, posso também apertar mas nada de abusos, mas gosto de andar rápido dai ter comprado este carro...

    - - - - - - - - - -


    Bruno eu faço sempre médias de tanque cheio, o meu ultimo carro de dia a dia sei quantos km fiz nele e quantos litros gastou ao certo, agora de cabeça não sei mas ronda os 5,5 medida nos últimos 50000km!

    Estas duas médias que falo aqui 7,7 e 6,71 são médias reais de deposito cheio...

    A primeira até se compreende ainda não estava muito habituado ao carro, e confesso que levou varios apertos mesmo em modo de teste digamos assim...

    A segunda média foi sempre feita mais racionalmente, condução de estrada normal, e apenas poderá estar mais alta pois inclui a subida a serra e a subida de novo por Manteigas para cima, mas por norma com outros carros na descida compensa a média elevada da subida...

    Eu por norma consigo fazer médias muito boas com os carros que ando...

    Espero que depois de afinar algumas agulhas neste carro, consiga chegar pelo menos a média geral de 5,5 ou menos se não vou ficar um bocado chateado com a compra que fiz!
     
  6. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Viagem a Lisboa e Regresso poucos km de AE, consumo de 6.1 litros... :/

    Esperava cerca de 1 litro a menos...

    Ontem fui testar um A3 130cv e o carro é muito mais rápido que a minha carrinha a arrancar entre as 1000 RPM e as 2000 RPM o A3 encosta uma pessoa ao banco a minha não...

    Alguém faz ideia do que poderá estar a prender?
     
  7. PedroABLima

    PedroABLima Well-Known Member

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    Se o carro estiver de origem, muda-lhe o termostato e a Maf (massa de ar) vais ver as diferencas em consumo, e em andamento. Estes carros o turbo dispara as 1200rpm. Por isso ou tens repro, ou massa de ar nao indicado, ou deituoso.
     
  8. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    O termostato vou mudar já em breve...

    A massa de ar é um componente caro? ( caso fosse o ideal era testar uma que estivesse boa para ver se era dai o problema...)
     
  9. PedroABLima

    PedroABLima Well-Known Member

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    Yap. O massa de ar indicado é caro. Nao caias no erro de meter da concorrencia, pois é o que acontece é os sintomas que tens.
     
  10. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Estamos a falar de uma peça de que valores na origem?
     
  11. PedroABLima

    PedroABLima Well-Known Member

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    Deve andar nos 150eur mais 20 menos 20. Mas claro que se poderes testar um, melhor
     
  12. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Já mudei o termostato, e a temp está ok já!

    Emprestaram me uma massa ar e o carro tem logo outra resposta!

    Agora onde comprar uma massa de ar nova a melhor preço? ( Quero bosch! )
     
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  13. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977 Well-Known Member

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    Boas como esta a EGR esta limpa?
    Conforme os km que tens podes ter a mesma toda entupida mas o pessoal ja vai dar ajuda boa sorte!
     
  14. tiago fernandes

    tiago fernandes New Member

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    Como vejo se esta limpa?

    O mecânico andou lá de volta dela (EGR) e disse que o carro esta muito bom, parto do principio que esteja minimamente limpa se não acredito que me tivesse dito algo...
     
  15. PedroABLima

    PedroABLima Well-Known Member

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    Boa! ;)
    Agora para comprar o massa de ar, ou falas aqui com o jimy que ele deve ter isso, ou vais a uma casa de pecas auto. A egr pode ficar para depois, para ver bem, convem desmontar a egr, e ao fazer isso, aproveita-se e limpa-se, quer esteja muito ou pouco suja, e os coletores de admissão, tambem, e ao fazer isso, para nao ficar com fugas de oleo é melhor meter juntas novas, por isso é que pode ficar para depois. Se vires que o carro continua a conssumir demaziado, podes tenrar a limpesa.
     

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