Passat B5 (3B/3BG) Passat 3B 1.9 TDI 110cv

Tópico em 'Passat' iniciado por softuner, 9 Out 2011.

Tags:
  1. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Aqui fica a minha máquina, trata-se de um Passat 3B (96/2000) com a frente do 3BG (2000-2004), como era, as mods previstas, o que foi feito e o estado actual.


    Passo a apresentar o meu passat 3B com frente do 3BG. Provavelmente deve haver por aqui quem já o ocnheça.

    1.jpg

    2.jpg

    3.jpg

    3a.jpg

    4.jpg

    5.jpg

    8.jpg

    9.jpg

    10.jpg

    11.jpg

    12.jpg

    Iluminação tablier verde (primeiros modelos 3B)
    15.jpg

    Modificações efectuadas:
    - Remoção de letras na traseira (lettering off)
    - Piscas laterais brancos
    - kit xenon (médios)
    - blisters azuis para mínimos
    - lâmpadas de vidro azul (imitação xenon) para náximos (dão uma luz um pouco xunga)
    - auto-rádio da série x-plod + caixa de 10 cds (neste momento já levou com 2 substituições e tem um MFD original)
    - alarme (sem sensores volumétricos) com 2 chaves ponta e mola (carro não tinha fecho com comando á distância)
    - Já comprei com o espelho direito maior
    - cortinas específicas do pilar B para trás
    - Tapetes económicos mas específicos para Passat com aplicação de fixadores originais
    - etc...

    Planos para alterações/aplicações futuras:

    Exterior
    - Trocar para jantes 16" ou 17"
    - Sensores de estacionamento, de preferência com visor indicador de distância e/ou câmara retrovisora (ligada ao futuro rádio 2din ) - Neste momento com kit de 6 sensores com display interior
    - Substituir antena, talvez por uma shark equipada com antena de GPS e rádio
    - Faróis de nevoeiro, se possível, os originais do 3BG.


    Interior
    - radio 2DIN (implica alterações na consola) - Feito: MFD
    - volante de 3 braços - Feito: Scirocco s-line
    - interior mais desportivo (bancos e forras de portas) - Feito - Do trendline de 99

    Interior/exterior
    - Indicador da pressão dos pneus
    - Pintar frisos

    O resto são reparações ou subdtituições de peças danificadas:
    - par de grlhas + moldura + botões de ventilação, ao centro do tablier - Centrais substituídas
    - alcatifa - Feito
    - consola central do travão de mão + apoio de braço - Feito
    - substituir ou reparar peças com ruber touch danificado - parcialmente feito (maioria)
     
    2 pessoas gostam disto.
  2. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Operacão "Troca de interiores"
    Material
    Foto0156.jpg

    Foto0157.jpg

    Foto0158.jpg

    Ainda havia a alcatifa do fndo, mas estava a secar depois de uma lavagem a fundo.

    Interior fora
    Foto0160.jpg

    Foto0161.jpg

    Foto0162.jpg

    Foto0163.jpg

    Armazenamento de componentes de forma altamente organizada :lol:

    Foto0159.jpg

    Foto0164.jpg

    Foto0165.jpg

    Next: Resultado final!
     
  3. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Como prometido, aqui fica uma série de fotos do resultado final, com alguns pormenores á mistura. Em algumas fotos aparecem umas manchas amarelas devidas ao flash, mas nada que perturbe o importante de mostrar.

    Espero que gostem. E que tenham paciência...

    Moedas encontradas O:)
    Foto0187.jpg

    Blaupunkt green power (a captar mal rádio :? )
    Foto0168.jpg

    Banco condutor
    1-3.jpg

    Apoio braço e consola central reabilitados
    Foto0167.jpg

    Foto0175.jpg

    Foto0181.jpg

    Foto0180.jpg

    Foto0193.jpg

    Pormenores de tampa do suporte de copos "manufacturada"
    Foto0176.jpg

    Foto0190.jpg

    Porta do porta-luvas com puxador reabilitado 100% funcional
    Foto0169.jpg

    Tentei tirar foto ao trabalho de reabilitação, mas a foto não apanhou os encaixes partidos e reabilitados. Depois tento de novo e posto se conseguir apanhar o que interessa.

    Porta do condutor
    Foto0170.jpg

    Tecto
    Foto0171.jpg

    Banco passageiro frente
    Foto0172.jpg

    Banco de trás com 3 ancostos de cabeça, fechadura de acesso á mala e isofix

    Foto0173.jpg

    Extra responsável pela marca que se vê na foto anterior :D
    Foto0182.jpg

    Tablier
    Foto0174.jpg

    Maçaneta do selector das velocidades por aplicar (por enquanto) por incompatibilidade ou falta de material.
    Foto0178.jpg

    Foto0179.jpg

    Borracha das portas (pormenor)
    Foto0189.jpg

    Alcatifa por baixo do tapete do condutor (antes tinha um buraco). Foto não faz jus ao aspecto ao vivo
    Foto0177.jpg

    Por baixo dos bancos
    Foto0194.jpg

    Foto0192.jpg

    Foto0191.jpg

    Mais umas. Dão para ver o aspecto final do tecto, borrachas das portas e carenagens dos pilares do tecto.
    Foto0184.jpg

    Foto0183.jpg

    Ainda vou recuperar e reabilitar um apoio de braço mais recente (e o mais comum) e mais tarde decido se troco ou se mantenho o que está ou mesmo se compro um novo.

    Assim á primeira vista, só destoam as grelhas de ventilação centrais do tablier incompletas.

    Depois de ver o trabalho feito, disponham para qualquer dúvida.

    NOTA: O apoio de braço veio a ficar o original por ter mais espaço de arrumação e um sistema de fecho mais elementar e menos susceptível de avariar. Os ventiladores centrais foram entretanto substituídos e pode-se ver o procedimento mais adiante.
     
  4. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Tive um problema com uma água que aparecia aos pés do pendura.

    Ora bem, após investigação junto com o amigo que me deu uma valente mão com o interior, chegamos á conclusão que a água entrava entre a blindagem de alumínio das portas (por dentro das forras) e as portas em si. A causa era o isolamento original danificado na parte mais baixa.

    Isolamento substituído por uma fita da tesa film com um perfil semicircular do tipo das borrachas das portas, mas em ponto mais pequeno et voilá, infiltração pelas portas resolvida (pensava eu). Primeira lavagem e ... água no tapete frontal direito...

    Porta-luvas fora e reparei que uma esponja circular que veda um esgoto da caixa da climatização que fica por cima estava ensopada em água. Mais um pouco de investigação e a causa era que entrava água para o compartimento do filtro do habitáculo.

    Foram tomadas providências no sentido de desviar a água desse percurso possível e pensava-se ter resolvido o problema.

    Pelo sim, pelo não, andei sem porta-luvas uns dias, mas após ter lavado o carro com água em abundância nada apareceu.

    O problema da água ficou resolvido dessa vez. Várias lavagens depois e concluí que não entra água.

    Também reparei que o esgoto do AC agora pinga bastante mais água, o que me leva a concluir que parte da água vinha da condensação do AC que não estava a escoar convenientemente.

    As mais recentes mods:

    kits.jpg


    Uma vez que não acho muita piada a aplicar luzes diurnas deste género para o fim que foram feitas (ligar e desligar com a ignição), avabei por aplicá-las a ligar em conjunto com os mínimos, que tenho em blisters azuis.

    O follow me home liguei inicialmente com os médios onde tenho o xenon aplicado. Mais tarde liguei com os mínimos mesmo para evitar problemas com o xenon a rearmar o follow me home 3 ou 4 vezes.

    Aspecto dos Leds frontais montados com mínimos.

    Foto0341.jpg

    Foto0340.jpg

    CpiadeFoto0300.jpg

    Para além dos leds frontais e do follow me home, ainda montei um kit de 6 sensores de estacionamento, mas com estes últimos ainda ando a negociar o seu correcto funcionamento. Passa-se algo de estranho com a tensão de funcionamento do kit pois apenas funciona muito perto dos 12/12,5V. É assim, ligo a chave e enquanto aquecem as resistências o kit está marado. Param de aquecer e tudo fica bem com o motor desligado. Ligo o mtor e volta a loucura. Manter acima de 12V consegue-se com um condensador agora abaixo de 12,5 só com um limitador de tensão, mas isso é algo que ultrapassa os meus conhecimentos de electrónica.

    NOTA: Este mau-funcionamento dos sensores nunca chegou a ficar 100% resolvido, e desactivei mesmo os da frente para ter um melhor nível de serviço com o que dispunha já instalado.
     
  5. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Aqui estão os sensores de estacionamento instalados:
    Atrás
    1-5.jpg

    Pormenor de um dos da frente
    2-4.jpg

    Localização do visor
    3-4.jpg
    4-4.jpg

    Vista de frente
    5-4.jpg

    Pose para a fotografia :mrgreen:
    6-3.jpg
     
  6. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Vou apresentar um curto relatório semi-documentado da troca dos vents e lãmpadas que penso ser o mesmo procedimento para outros modelos vAG.

    Connhecem o estado anterior.
    Foto0470.jpg

    A saga da desmontagem
    Foto0472.jpg

    Voilá
    Foto0473.jpg

    A espera por uma lâmpada da VW (quase 3 semanas)... 8)
    Foto0479.jpg

    O que acabei por comprar pois o meu carro não tinha aquelas tampas das porcas de fixação dos braços das escovas limpa pára-brisas
    Foto0482.jpg

    O aspecto final
    Img012m.jpg
    Img000m.jpg

    Desculpem a qualidade das fotos. São de um tlm com centenas de horas de utilização e com câmara 1.0 e tiradas com luz duvidosa e mão pouco firme (não me ocorrem mais desculpas de momento O:) )
     
    luper gostou disto.
  7. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Depois de um episódio menos feliz que foi nada mais nada menos que a pior compra que já fiz através da net, finalmente consegui colocar (quase) todo o sistema que comprei a funcionar.
    Só não testei ainda os comandos do volante porque o rádio vai saltar fora. Mal pousou, já vai voado. :lol:

    Comprei um MFD OEM. :cool:
    Vou ver se aproveito a caixa de cds e os comandos do volante pois á primeira vista parece tudo compatível. :p

    Deixo umas fotos do que foi feito por enquanto.

    Aspecto do heidelberg na consola.
    r1.jpg

    E da caixa na mala (arrumadinha, por sinal).
    cx_cds.jpg
    A caixa não está bem como gostaria, mas eu expliquei o que pretendia mas não estava presente durante a aplicação e o resultado foi este... Não está mal de todo.
     
  8. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Vou apenas deixar aqui uma foto do material que tenho para instalar relacionado com o MFD.
    kit_MFD.jpg

    Será que vale a pena levar isto a quem lhe dê um tratamento?
    ferro2.jpg
    ferro1.jpg
    É que das minhas mãos não pode resultar coisa boa. :?
     
  9. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    UPDATE!

    Vou apenas apresentar o resultado final. :p

    Lista de mods:
    - Volante R-line do scirocco (sem botões, espero não me arrepender);
    - MFD original e respectiva aplicação obrigatória de consola 2din:
    - Aros cromados no quadrante (aplicação parcial);
    - Ponteiros vermelhos originais do Passat 3B;

    Foto0816.jpg
    Foto0821.jpg
    Foto0823.jpg
    Foto0824.jpg
    As fotos foram tiradas no final da aplicação (na minha garagem) e com telemóvel. Depois coloco uma do aspecto geral tirada com máquina fotográfica.

    A antena do GPS (interna por enquanto) foi aplicada ao centro do tablierm junto ao pára-brisas.

    Foi ainda substituída uma moldura por trás do volante que estava com 3 dos 4 apoios partidos, e também uma manete dos piscas que quando ia com as luzes acesas em médios ligava os máximos ao sinalizar para a direita (era chato em rotundas...).

    Falta ainda uma chave nova com logo R, mas ainda não tenho fotos. ;)
    (Entretanto já tenho)
     
  10. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Umas fotos tiradas de dia (o relógio ainda está por acertar :lol: ).

    Quadrante: Aros cromados e ponteiros vermelhos aplicados.
    DSC00694.jpg

    Volante.
    DSC00693.jpg

    MFD
    DSC00683.jpg

    Localização da antena do GPS. (Entretanto reposicionada)
    DSC00695.jpg
    DSC00696.jpg

    Enquadramento geral.
    DSC00692.jpg
     
  11. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Uma nota quanto ao volante. Penso que seja igual nos VAG da geração de meados dos anos 90. Tem que se usar a ficha do airbag novo para ligar no airbag e a ficha que estava ligada á instalação do carro do airbag original.
    Deixo o exemplo do meu caso:
    Foto0802.jpg
    Os fios principais a ligar são apenas dois fios amarelos. Estes devem ser ligados aos 2 brancos da ligação que vamos aproveitar. Atenção que o meu airbag era de um volante com botões, ou seja, os volantes sem botões não têm esses fios pretos todos.

    Encontra-se DIYs em praticamente todos os fóruns VAG. ;)
     
  12. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Novo gadget.
    st1.jpg
    Kit mãos livres bluetooth modelo Supertooth One. Suporta 2 telemóveis emparelhados, o que é óptimo paras mim.
    É suposto prender na pala do sol, mas achei o material da pega bem mais indeformável. =;
    Veio de fora, mas existe por cá á venda.

    Algo que vi interessante:
    dae09571cd1bc39a32512591ef3a97de.jpg
    Os da foto são do Golf, mas pelo contacto que fiz, existe para o meu carro. Virá um kit mais cedo ou mais tarde.

    Algumas fotos que tinha por aqui:
    O produto que uso para limpar os estofos.
    DSC00982.jpg

    Uma dúvida.
    Onde vejo o sinal do GPS?
    Foto0891.jpg

    E finalmente: Cortinas específicas (6 cortinas incluindo as 2 do vidro de trás).
    p1-3.jpg
    p3-2.jpg
    p2-3.jpg

    Há poucos meses mandei reparar o vidro eléctrico do pendura com um kit de reparação específico.
    Agora encravou fechado... Dá a impressão de que o cabo deve ter saltado fora pois o motor faz esforço e o vidro move-se uns milímetros apenas...

    Fica o update. ;)
     
  13. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    O que se faz quando se está em análise acerca de que setup de antenas montar?

    Compra-se umas poucas e logo se vê. :mrgreen:
    a1.jpg
    Foto tirada no ponto de encontro 4You de Braga, por isso a presença dos autocolantes...

    E ainda tenho em casa uma destas por desembalar.
    blau.jpg

    Por enquanto apenas substituí a haste (enquanto esperava pelo pessoal) pois a que tinha era muito mais curta, como se pode ver.
    a3.jpg

    Esta haste está bem comercializada pois o preço não considero caro e vem com 2 adaptadores que lhe permitem encaixar em pelo menos 3 tipos de roscas da base.
    Este é o que não fez falta no meu caso.
    a2.jpg

    Aproveitei a viagem ao Roady e comprei estes tapetes específicos, bem bons para o preço.
    p14.jpg
    p13.jpg
    Que ficam bem no carro na minha opinião.
    p8-1.jpg
    p9-1.jpg
    p11.jpg
    p12.jpg

    Como houve uma limpeza e lavagem acima da média a que o carro está habituado (ainda assim faltou o belo do limpa-cockpit nos plásticos e tablier), deixo o registo.
    p3-3.jpg
    p2-4.jpg
    p1-4.jpg
    p7-1.jpg
    p6-3.jpg
    p5-2.jpg
    p4-2.jpg

    Uma geral do interior/frente.
    p15.jpg

    Um pormenor práctico para o telemóvel "mouro de trabalho".
    p16.jpg

    Home sweet home.
    p17.jpg

    Também no Roady, reparei que comercializavam estas barras da Thule:
    barras.jpg
    Mas o senhor que me atendeu disse que a Thule não comercializa o kit de fixação para nenhum Passat sedan de 96 a 2004... 8)
    Foi pena não ter a foto comigo. Suspeito que devo agradecer á minha barba de 15 dias (na altura) a qualidade do atendimento. :evil:

    Enfim, em Portugal continua-se a julgar os livros pelas capas. :roll:
     
    1 pessoa gostou disto.
  14. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Troca de um par de pneus. Michelin Energy Saver, na medida 195/65-15.
    Assim o carro fica equipado com 4 pneus iguais.

    Afinal os pneus de trás não estavam assim tão maus. :cool:
    p1-5.jpg
    p2-5.jpg
    Quando um familiar de nacionalidade francesa me disse que tinha o piso a sair pensei que fosse como me aconteceu com uns pneus usados que tive no Vectra. Afinal estavam "só" a chegar ás lonas. Erro de comunicação. :mrgreen:

    O par novo foi para a frente.
    p4-3.jpg
    p3-4.jpg

    E os que passaram para trás, que infelizmente estão mais gastos do que eu pensava...
    p6-4.jpg
    p5-3.jpg
    Não sei se vá de viagem com estes assim, mas pensando que os que saíram fizeram mais de 40 mil kms depois de eu os achar com pouco piso, talvez vão mesmo. ;)

    NOTA: Peço desculpa por muitas vezes os tempos verbais e a localização temporal estarem um pouco "off", mas estou a seleccionar posts desde finais de 2008...
     
  15. softuner

    softuner

    Desde:
    9 Out 2011
    Mensagens:
    59
    Gostos Recebidos:
    5
    Foi feita uma boa revisão ao passat, pois precisava ir descansado numa viavem que fiz. Acabou por levar mais um par de pneus iguais e um braço superior da suspensão do lado direito, fora isso foi uma revisão normal com substituição de fluídos e filtros. Aproveitei para substituir o termostato que ainda era o original de 96 e o vaso de expansão e respectivo tampãp por novos originais.

    Bem, após uma visita a um entendido na matéria, foi-me dito que o erro não me iria causar ficar apeado (fraco argumento...). Apagaram-me o erro do airbag (que voltou a acender 1 dia depois...) e rectificaram-me a ligação da ficha debaixo do banco do condutor (muito bem, pelos vistos). Substituí a antena do GPS do MFD e tudo ficou na mesma, senão pior.

    Enfim, depois de por descargo de consciência substituir o vaso de expansão e respectivo tampão por novos e originais, lá me fiz à estrada para uma viagem até França. :mrgreen:
    Correu tudo às mil maravilhas, tanto para lá, como por lá e como para cá. Um total de mais de 3 mil kms (ainda n~
    ao fiz as contas, tenho que consultar as fotos que fui tirando ao quadrante). Atestei antes de partir, uma vez ainda em território espanhol, mas o mostrador indicava mais de meio depósito, outra vez antes de partir de lá, e finalmente já em Portugal (Chaves).
    Fiz cerca de 11h para cada lado, com uma paragem para almoço, 2 para merendar e uma para cada lado por indisposição de uma das catraias.

    Nem que não me servisse para mais nada, esta viagem serviu-me sem dúvida para alargar horizontes, pois fazia trechos de 300/500 kms de cada vez e num deles conduzi sem parar mais de 5h. Sempre sem stress e a cumprir (mais coisa menos coisa) os limites de velocidade. Apenas fui flashado a 98 numa zona de 90... Estou para ver se a multa cá vem ter.

    O passat portou-se como uma verdadeira máquina. ;)
     

Partilhar esta página