P20E8 - erro na injeção do adblue

Esta semana estava no pára arranca e o meu carro desliga o motor quando está a baixo dos 10km/h (mais ou menos). Por duas vezes voltei a carregar na embraiagem mais ou menos ao mesmo tempo que ele se estava a desligar e apareceu-me a luz do motor pouco depois, e que depois de fazer o diagnóstico com uma app só de desenrrascar apareceu-me este erro P20E8. Pelo que li na net isto parece ser a pressão de injeção de adblue baixa, mas a situação que o originou, parece-me “forçada” dado o carro estar a querer desligar-se e eu a carregar novamente na embraiagem e pedir-lhe para ligar ao mesmo tempo.

Pergunta: alguém conhece este erro e se é algum erro recorrente nestes motores????

PS: por norma desligo o start-stop quando ando no pára-arranca mas foram duas situações que não esperava.
Quando corro novamente o diagnóstico, depois de apagar o erro e andar normalmente o erro não aparece.

Dará para dizer ao sistema, com o vag-com, para desligar o motor só caso o carro esteja parado?

UPDATE:
Esquema do circuito de AdBlue para motores 2.0, 3.0 e 4.2 TDI
https://procarmanuals.com/self-study-program-622-second-generation-audi-clean-diesel/
 

Anexos

  • C13D15E3-CC44-4297-9601-A8250AFA9017.png
    C13D15E3-CC44-4297-9601-A8250AFA9017.png
    109,5 KB · Visualizações: 12
Last edited:
Afinal... Entretanto e em andamento normal apareceu-me a seguinte mensagem:

"AdBlue: Falha! Sem arranque de motor dentro de 1000km..."

Alguém sugere alguma coisa?
 

Anexos

  • 20220824_215012~2.jpg
    20220824_215012~2.jpg
    596 KB · Visualizações: 15
Tive um amigo com esse problema e esta morar em Inglaterra. Pode não ser o teu caso, mas a reparação da A6 dele passou as 3.300 libras... Tal como outras coisas isso dá para anular electronicamente, embora não seja aconselhável... Ele andou com o adblue anulado pelo representante da marca até vir o material necessário para a reparação. Isto foi-me contado por ele...
 
Tive um amigo com esse problema e esta morar em Inglaterra. Pode não ser o teu caso, mas a reparação da A6 dele passou as 3.300 libras... Tal como outras coisas isso dá para anular electronicamente, embora não seja aconselhável... Ele andou com o adblue anulado pelo representante da marca até vir o material necessário para a reparação. Isto foi-me contado por ele...


Estive a ver em alguns fóruns ingleses e já vi várias possíveis causas, mas todas caras até às 2000£.

Por azar isto aconteceu-me enquanto estou de férias e não tenho a minha máquina de leitura de erros (básica mas até agora fidedigna, MaxiDiag MD808pro)

Expus este tópico porque pelos vistos é um erro recorrente nos carros com adblue e pode ser que surjam aqui partilhas de informações caso alguém já tenha passado por isto.
 
Encontrei este seguinte tópico no ross-tech forum:

https://forums.ross-tech.com/index.php?threads/20831/

Nos últimos 3 posts eles falam de um update do SW do ecu... alguém sabe a maneira para fazer um update destes? É só na Audi?

E curiosamente um dos users diz que aquele alerta da falha acontece quando se apagam os erros e não se resolvem, que foi o meu caso por estar de férias, queria fazer um troubleshooting básico e posso ter forçado o aparecimento do segundo alerta.
 
Isso é da bomba e injetor.
Geralmente associado a cristalização de adblue. Por norma, uma simples limpeza e update (aplicável conforme o modelo e série de fabrico) ao software na audi, resolve a questão. Mas, sem ser desmontado e inspecionado, não dá para dar bitaites
 
Para já acho que vou abastecer de AdBlue porque em todo o lado que leio o primeiro despiste é pôr pelo menos 5.7L no depósito.
E também diz o mesmo no manual do carro... Em Setembro agarro melhor nisto depois das férias e faço o reporte da reparação.
 
O sensor de nível cristalizou, quase de certeza. Metes adblue e ele acusa sempre nível baixo.
Se fôr como os psa, tens de mudar o depósito de adblue.
 
Conclusão:

Acabei por colocar 6L de Adblue, o manual da Audi diz que para o sistema fazer algum reset tem de se pôr no mínimo 5,7L ligar a chave sem ligar o motor e aguardar pelo menos 40segundos, e o erro no quadrante desapareceu.
Passados alguns quilómetros, o erro no quadrante apareceu novamente.

Chegado a casa das férias, resolvi verificar o injetor (fotos no final) na segunda foto já tinha passado um pano ligeiramente e só depois é que me lembrei de tirar a foto para colocar aqui no fórum, mas basicamente o injetor estava com um género de flocos todo à volta e não se viam as 3 saídas de injeção. Ainda dá para ver um pouco à volta do injetor, esse género de flocos que são a cristalização do AdBlue.

Fechei, e resolvi encher o resto do depósito... a falha no quadrante desapareceu e apaguei o erro da ECU com a máquina que tenho disponível (Autel MD808pro). Erro esse que até à data de hoje não voltou.

Pelas minhas contas no final, o depósito já devia estar a ficar com pouco AdBlue (não tinha fugas e tenho o carro há 2 meses, onde o dono anterior me disse que tinha posto AdBlue!!!) e com alguma cristalização no injetor, pelos vistos deve ter sido o que originou o erro.

Felizmente não tive de partir para o depósito para solucionar isto e agora está a funcionar como deve ser sem ter aparecido nenhum erro.
20220903_182439.jpg 20220904_161212_HDR.jpg
 
Conclusão:

Acabei por colocar 6L de Adblue, o manual da Audi diz que para o sistema fazer algum reset tem de se pôr no mínimo 5,7L ligar a chave sem ligar o motor e aguardar pelo menos 40segundos, e o erro no quadrante desapareceu.
Passados alguns quilómetros, o erro no quadrante apareceu novamente.

Chegado a casa das férias, resolvi verificar o injetor (fotos no final) na segunda foto já tinha passado um pano ligeiramente e só depois é que me lembrei de tirar a foto para colocar aqui no fórum, mas basicamente o injetor estava com um género de flocos todo à volta e não se viam as 3 saídas de injeção. Ainda dá para ver um pouco à volta do injetor, esse género de flocos que são a cristalização do AdBlue.

Fechei, e resolvi encher o resto do depósito... a falha no quadrante desapareceu e apaguei o erro da ECU com a máquina que tenho disponível (Autel MD808pro). Erro esse que até à data de hoje não voltou.

Pelas minhas contas no final, o depósito já devia estar a ficar com pouco AdBlue (não tinha fugas e tenho o carro há 2 meses, onde o dono anterior me disse que tinha posto AdBlue!!!) e com alguma cristalização no injetor, pelos vistos deve ter sido o que originou o erro.

Felizmente não tive de partir para o depósito para solucionar isto e agora está a funcionar como deve ser sem ter aparecido nenhum erro.
View attachment 71576 View attachment 71577
Ou seja, cristalização do injetor como sugeri acima. Ainda bem que foi apenas isso, assim é uma reparação a custo zero.
 
Ou seja, cristalização do injetor como sugeri acima. Ainda bem que foi apenas isso, assim é uma reparação a custo zero.

Exacto e enquanto assim for estou safo porque é bastante fácil limpar.

Acho que a partir de agora também não vou deixar o tanque de Adblue baixar muito mais de meio. Nós nem temos temperaturas muito frias e isto cristaliza tão fácilmente quando em camadas finas. Assim quero evitar que fique uma película de adblue à volta da bomba do tanque para que esta não cristalize a toda a volta... e aí depois é que teria de tirar tanque, bomba, tubos etc...
 
Viva,
Não dá para entender muito bem os tais cristais que falas.

Como se desmonta isso? É fácil? E como se limpa? Só passar um pano húmido ou colocas algum liquido?

Por curiosidade, quanto é que um carro consome adblue? Isso dá para quantos kilms?


Já agora, o adBlue vem em todos os motores que respeitem a norma Euro6?
Ou só em alguns, por exemplo os que dizem "ultra"?
 
Back
Top