O turbo tem o funcionamento quase identico a de uma turbina a jacto, se o mantiveres em boas condicoes aguenta tudo e mais alguma coisa, vai ao youtube e podes ate ver a malta a abusar dos turbos construindo com eles motores a jacto caseiros, e verdade, apesar de ficar caro, antes de fazeres a repro so tens de fazer uma boa revisao ao turbo, Juntas novas, tubagem nova calibracao, etc, assim nao teras problemas, o que e obrigatorio e estar sempre a passar oleo sem fugas para nao comecar a gripar,descalibrar e ganhar folgas, muitos turbos rebentam porque a malta prefere nao fazer as revisoes regulares aos mesmos, que apesar de haver muitos dizerem a cada 150000km na realidade o ideal e a cada 30000 e nao mais que 50000, claro que cerca de 600 a 700 euros a cada revisao a malta perde a pica mas quem quer turbos e assim.
Se houver abundancia de oleo sem fugas nao ha problemas, se puderes instala uma boa dump valve, (valvula escoadora de pressao), assim alivia o excesso de pressao desnecessario, claro que todos os turbos ja fazem isso, mas quanto mais rapida e preciso for o escoamento menos esforco para turbo. So tens de juntar a regra basica dos turbos a tudo isto, depois de de usares o carro deixa em ralenti entre 1 a 4 minutos para arrefecer.
Se estiveres disposto podes fazer um acessorio caseiro muito eficaz para protejer o turbo em conducao mais rapida, instalas u tubo condutora de ar desde a frente ate a zona do turbo para um arrefecimento extra, um colega meu fez isto num nissan 200sx e verificou que o turbo mantinha-se mais fresco.