Operações Stop

Boas comunidade

Estou a iniciar este tópico, devido a muitas coisas que certas pessoas dizem, ficando eu sem saber se são verdadeiras ou não, e após alguma pesquisa, nada encontrei sobre certos assuntos que dizem respeito à atitude dos srs geninhos e srs policias numa operação stop !

1) uma das coisas que me disseram é que quando eles estão parados, prontos para mandar alguém encostar, ou seja uma operação stop, ( não numa situação de eles irem em andamento e por algum motivo nos mandam parar), estes ( srs policias) obrigatoriamente têm de ser visíveis a pelo menos 150m do condutor. Ou seja, nós condutores temos de os conseguir avistar a pelo menos 150m. Ora uma das minhas questões é a seguinte : Muitas das vezes aqui na minha zona, eles estão escondidos atrás de um aqueduto e só os vemos mesmo emcima deles quando ele já vem todo lançado com a luzinha para nos mandar encostar. Isso por lei é legal ? a tal história de serem visíveis a 150m é falsa ?


2) Um pai de um amigo meu, militar, diz que o Sr policia ou qualquer agente equiparado a agente da autoridade, é por lei e respeito das regras internas deles, obrigado a bater continência ao civil ( por acaso até agora só um é que não me bateu continência das mais de 10 vezes que me mandaram parar), caso contrário nós podemos apresentar queixa desse Agente e mesmo negar ser " atendido" por esse agente. História também verdadeira ?


É que as legislações deles ( pelo menos as que são conhecidas ) são muito abstractas e se nós soubermos as leis é meio caminho andado para nos safar-mos muitas vezes de certas incompetências e incumprimento das leis por parte dos agentes da autoridade.

Uma vez , numa op.stop fui abordado por um polícia que me disse " o que faz você às duas da manhã a 15 km de sua casa " ... por amor de D*** , o que tem ele a ver com isso ?

Venham opiniões =)

O pai do teu amigo, que é militar, percebe tanto do regulamento interno da PSP como eu de lagares de azeite.
Os elementos da PSP são civis e não militares, não existe qualquer obrigatoriedade de te cumprimentarem através de continência. Ai e tal o Sr. Agente não me fez continência, vou fazer queixa dele.... he he. Só neste país se estuda estes pormenores.
 
Pois, tem todos razão. Já estou totalmente esclarecido. Mas se fosse obrigação deles bater continência acredita que eu ia bater o pé com eles. Porque se eu tenho que andar legal e respeitar as regras como bom cidadão eles também tem de respeitar as regras.

PS: Adorei o pormenor das pipocas lol
 
No meu post falei da GNR/BT, da PSP não existe qualquer obrigação de bater a pala ao cidadão ou condutor.
Mas na GNR tens de bater, é um dever
São obrigados a fazer continência (bater a pala) porque quando estão a abordar um condutor, e a pedir-lhe a documentação não sabem quem é que está ao volante. Pode ser um oficial das Forças Armadas "à civil". E se não bates a pala a um oficial, este pode-te mandar com o RDM (Regulamento de Disciplina Militar) para cima. E olha que o RDM é muito pesado.
 
Aqui fica era fácil em vez de vir levantar questões para aqui, fazia-se uma pequena pesquisa no mundo da NET e aqui está, http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=1660786, é claro que depois será a palavra de um contra o outro e depois não se queixem se até o nº do motor forem ver, acabando por discutir achando-se cheios de razão por mesquinhices, porque se calhar gostavam de ser "Bófias Moinas e outros" mas nunca conseguiram ser. Talvez por isso é que Portugal não evolui.

Portaria nº 123/2011 de 30-03-2011


--------------------------------------------------------------------------------

ANEXO - (a que se refere o artigo 1.º) - REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS E HONRAS DA PSP

CAPÍTULO II - Continências e honras e níveis hierárquicos e funcionais da PSP

----------

Artigo 11.º - Regras gerais da continência e saudação




1 - A continência e a saudação são deveres e a sua omissão constitui infracção disciplinar.
2 - A continência e a saudação são prestadas aos símbolos da Pátria, ao Presidente da República, a todas as categorias e titulares das funções constantes do quadro I e ainda às entidades previstas no presente Regulamento.
3 - A continência é iniciada a uma distância que permita à entidade a quem é dirigida aperceber-se da sua execução e corresponder-lhe em tempo.
4 - O pessoal policial no exercício do acto de condução de qualquer veículo não presta continência.
5 - Em cumprimento de missões que exijam medidas especiais de segurança e em missões de regularização de trânsito o pessoal policial não presta continência.
6 - Regra geral, o pessoal da PSP cumprimenta todos os cidadãos com quem contacta directamente, como sinal de boa educação e respeito, fazendo continência ou saudação, recorrendo às expressões constantes no n.º 7 do artigo anterior.
 
em acções de trânsito a PSP não é obrigada a bater pala é o que deduzo, certo ?

6 - Regra geral, o pessoal da PSP cumprimenta todos os cidadãos com quem contacta directamente, como sinal de boa educação e respeito, fazendo continência ou saudação, recorrendo às expressões constantes no n.º 7 do artigo anterior.

Eu traduzo

- Regra geral, se é Regra Geral é porque não é Regra.
- como sinal de boa educação e respeito, se não houver não têm direito a continência, lol
- fazendo continência ou saudação, em qualquer abordagem com o público.
 
pois foi o que pensei

como foi dito e bem, os PSP não são militares , dai só baterem á pala uns aos outros.

na GNR é diferente, tem que se bater a pala ao condutor
 
eu não entendo o vosso stress...

já fui mandado parar carradas e carradas de vezes nunca tive qualquer tipo de problema...

é tudo uma questão de honestidade e de respeito, especialmente o respeito!
eles fazem o trabalho deles e sinceramente deviriam fazer o triplo o ou o quadruplo de operações stop, ao menos assim tal como o boost disse, vao apanhando malta sem seguro, carta, etc...


acho que a partir do momento em que falem decentemente com eles e que respeitem os pedidos só têm chatice se tiverem coisas ilegais nos carros.. de resto..
 
eu não entendo o vosso stress...

já fui mandado parar carradas e carradas de vezes nunca tive qualquer tipo de problema...

é tudo uma questão de honestidade e de respeito, especialmente o respeito!
eles fazem o trabalho deles e sinceramente deviriam fazer o triplo o ou o quadruplo de operações stop, ao menos assim tal como o boost disse, vao apanhando malta sem seguro, carta, etc...


acho que a partir do momento em que falem decentemente com eles e que respeitem os pedidos só têm chatice se tiverem coisas ilegais nos carros.. de resto..

Eu até faço um X2 nisto a ver se o pessoal lê duas vezes! Bem dito!
 
Back
Top