Óleo

Boas
Que feedback têm do seguinte oleo, castrol edge 5w30 c3 norma 505.01
Removi o FAP e fiz repro no meu PD 170cv que de origem usa 507.00, agora estou a pensar usar 505.01 por causa de ter mais zinco e fósforo, mas mantendo a viscosidade 5w30 para poder fluir e limpar melhor o motor
 
O oleo 5W30 é para long life, mudas em intervalos de tempo até 30000kms

Já vi um a artigo que atribui desgaste prematuro das tuches a esse oleo. (demasiado fino, não mantem a pelicula lubrificante)

Também vi artigos que dizem que os polimeros vão ficando quebrados e a capacidade lubrificante vai diminuindo com o uso.

Existem n artigos sobre isso na net.

A minha opinião, muda para o 5w40 (505.01), e intervalos curtos (eu mudo aos 7500kms), ;)
 
Acredito que o 5w30 desgaste mais as tuches, pois o meu A3 (2.0TDI CR de 2009) se ficar a descer e ficar umas horas parado, quando se põem a trabalhar as tuches ficam a bater um bocado, até o óleo aquecer uns 20°c, se ficar a subir, nada acontece, e sempre levou revisões Long-Life (só 2 ou 3 é que foram "Normais")
Eu normalmente mudo o óleo de 10 em 10 mil, seja ele 5w30 ou 10w40

Como foi dito podes passar para um 5w40 que não perdes nada...
 
Boas
Que feedback têm do seguinte oleo, castrol edge 5w30 c3 norma 505.01
Removi o FAP e fiz repro no meu PD 170cv que de origem usa 507.00, agora estou a pensar usar 505.01 por causa de ter mais zinco e fósforo, mas mantendo a viscosidade 5w30 para poder fluir e limpar melhor o motor

Usa antes o 5w 40 com a norma 505.01 pois este óleo tem uma capacidade de lubrificação muito superior em relação ao 5w 30 507.00 .
é pena não existir um 5w 50 com a norma 505.01 !
 
Usa antes o 5w 40 com a norma 505.01 pois este óleo tem uma capacidade de lubrificação muito superior em relação ao 5w 30 507.00 .
é pena não existir um 5w 50 com a norma 505.01 !

Existe sim 5w30 505.01 vê lá o que eu escrevi e talvez vá usar esse mas muda aos 10mil km

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O oleo 5W30 é para long life, mudas em intervalos de tempo até 30000kms

Já vi um a artigo que atribui desgaste prematuro das tuches a esse oleo. (demasiado fino, não mantem a pelicula lubrificante)

Também vi artigos que dizem que os polimeros vão ficando quebrados e a capacidade lubrificante vai diminuindo com o uso.

Existem n artigos sobre isso na net.

A minha opinião, muda para o 5w40 (505.01), e intervalos curtos (eu mudo aos 7500kms), ;)

Mas existe 5w30 505.01 e não é long life se o usar mudo aos 10mil km, até agora usava 507.00 e mudava na mesma aos 10mil
 
A lógica do 5W30 é ele ir incorporando sujidade e algures (aos 10000 kms), já se comportar como um 5W40.
Se mudares aos 10000kms estás sempre com um óleo demasiado fino.
 
Essa norma só em 0w30, mas faço a muda aos 10mil km, 5w40 não vou usar, prefiro então usar 5w30 com a norma 505.01, não percebi essa do não cola mas desgasta
 
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