Óleo vaso expansão

Julgava que já podia dormir descansado mas hoje não gostei do que vi
O vaso de expansão na zona de retorno está preto ainda com restos de óleo espero que seja isso
Qual o meu espanto vou ver no óleo e vi água
Liguei para o mecânico e ele disse que tinha apenas de mudar o óleo que o permutador estava a meter óleo para a água mas que quando estava muito tempo parado pode ir água para o motor
Disse que da junta não pode ser que levou á quase três anos
Acham que faz sentido?
562ddcff3b43cdfff65147950d8aa132.jpg
8f664cf8908fe80969d549e5f1a8c299.jpg
87183f5f62acc53cd5efa5e7e57077af.jpg

Eu tinha-te dito que podia passar alguma agua para o oleo.. Olha vai ler nas paginas atras..
Mas quiseste poupar no oleo, que tinhas mudado ha pouco.. Muda isso.
 
Nao tens de vazar o oleo, ao tirares o radiador de oleo, sai sempre um pouco de oleo mas nada de especial.
No entanto aconselho a mudar o oleo.
Em funcionamento, as diferencas de pressao entre o oleo e agua, fazem com que o oleo passe para a agua mas com o motor parado vai sempre alguma agua para o oleo por mais que a passagem seja pequena.
Muda o oleo, anti congelante, limpa o vaso de expansao e claro muda o permutador do oleo.
 
Muda o oleo.
Quanto aos residuos, ou tens passagem por outro lado, ou simplesmente não foi devidamente lavado o circuito. E olha que lavar isso custa muito. So depois de inumeras mudas, vinagres e afins, te livras da gordura. Ou então passas numa bosch car service, e mandas lavar a maquina.
 
Pois
E eu levei bem com a mangueira depois passou dois garrafões de 5litros de água destilada só depois meti o G12 e ainda deixei correr um bocado pelo retorno do vaso de expansão e só depois de sair bem rosa lá ficou
Gastei 5 litros de G12 e uns 8 de água destilada
A água saia limpinha nada de óleo
Mas pronto muitas curvas sempre fica qualquer coisa
Vou então mudar óleo até porque tenho de reparar a rosca do Carter e vou limpando o vaso de expansão
Já agora alguém me sabe dizer se consigo abrir rosca sem tirar o Carter ou ainda tenho de comprar uma junta para quando o tirar fora?
 
O que tem a rosca?
Ficou sem rosca quando tiraram o bujão
De momento está só com uma ou duas voltas de rosca e levou selicone preto de alta temperatura para colar o bujão
Tenho de abrir rosca com a medida a cima acho que tem 14 mm e tem de passar para 16 mm e eu até tenho um abre roscas mas tudo o que pode mexer com o motor prefiro ir ao mecânico
Ao abrir rosca vai cair limalhas de alumínio para dentro do Carter o que não é nada bom
Houve um mecânico que disse faz isso sem tirar o Carter que as impurezas não vão para o motor porque tem filtro para isso e após essa conversa fiquei com o pé atrás disse que depois passava lá mas é mentira
Há por exemplo algum parafuso tipo cónico que meta lá e resolva?
É que onde mudo óleo é sempre chupando pela vareta
 
Ficou sem rosca quando tiraram o bujão
De momento está só com uma ou duas voltas de rosca e levou selicone preto de alta temperatura para colar o bujão
Tenho de abrir rosca com a medida a cima acho que tem 14 mm e tem de passar para 16 mm e eu até tenho um abre roscas mas tudo o que pode mexer com o motor prefiro ir ao mecânico
Ao abrir rosca vai cair limalhas de alumínio para dentro do Carter o que não é nada bom
Houve um mecânico que disse faz isso sem tirar o Carter que as impurezas não vão para o motor porque tem filtro para isso e após essa conversa fiquei com o pé atrás disse que depois passava lá mas é mentira
Há por exemplo algum parafuso tipo cónico que meta lá e resolva?
É que onde mudo óleo é sempre chupando pela vareta
Se há eu não conheço... se estivesse no teu lugar faria a rosca maior como tu dizes. Quanto a fazer no sítio eu não o faria. Certo que existe a possibilidade de ir limalha para o interior e antes do filtro tem que passar na bomba... Mas deixa ver o que a rapaziada diz, que percebem mais do assunto que eu.
 
Dá para fazer com um macho, abres rosca e as limalhas vem no macho, nos rasgos laterais.
Eu costumo fazer assim, e depois meto meio litro a 1 litro de oleo limpo 10w40 em cima para que ao chegar ao carter, arraste qualquer coisa que tenha ficado.
Mais por descargo de consciencia. Depois peço ao torneiro para me fazer um taco com a medida nova.
 
Dá para fazer com um macho, abres rosca e as limalhas vem no macho, nos rasgos laterais.
Eu costumo fazer assim, e depois meto meio litro a 1 litro de oleo limpo 10w40 em cima para que ao chegar ao carter, arraste qualquer coisa que tenha ficado.
Mais por descargo de consciencia. Depois peço ao torneiro para me fazer um taco com a medida nova.
Pois eu tenho um conjunto assim no trabalho mas por azar acho que vai só até 14 mm e se calhar vou ter de usar 16 ou existe 15?
Com o macho devagarinho com o aspirador ligado achas que me safo?
Tenho medo que algo entre para dentro e danifique o motor
Se sim que parafuso meto 16?
Abro rosca e meto um bujão de 16 mm certo?
a91956c47123f4172b5345846e8654b5.jpg
 
Para fazeres a rosca deves passar primeiro uma broca. Se for M16 passo nomal(2) passa uma broca de 14 para limpar os filetes da rosca antiga. Se comprares compra um macho de qualidade que faz toda a diferença. Ah e diz a quem andou a mecher no bojao que existe um binário de aperto especificado para essa peça e uma chave dinamómetrica é essencial para prevenir estas coisas que acontecem com mais frequência com ligas metálicas macias tipo alumínio!

Grande abraço
 
Pois eu tenho um conjunto assim no trabalho mas por azar acho que vai só até 14 mm e se calhar vou ter de usar 16 ou existe 15?
Com o macho devagarinho com o aspirador ligado achas que me safo?
Tenho medo que algo entre para dentro e danifique o motor
Se sim que parafuso meto 16?
Abro rosca e meto um bujão de 16 mm certo?
a91956c47123f4172b5345846e8654b5.jpg

Olha, se nao tas confiante, pede ao teu mecanico para fazer. Ate porque isso para ficar bem feito, sem tirar o carter, tem de ser feito no elevador para que o macho ao passar fique mesmo na perpendicular.
Ele faz-te isso e pede-lhe para antes de meter o taco novo, para meter 1 litro de oleo barato, so para escoar alguma limalha.
Nao tenhas medo.
 
Para fazeres a rosca deves passar primeiro uma broca. Se for M16 passo nomal(2) passa uma broca de 14 para limpar os filetes da rosca antiga. Se comprares compra um macho de qualidade que faz toda a diferença. Ah e diz a quem andou a mecher no bojao que existe um binário de aperto especificado para essa peça e uma chave dinamómetrica é essencial para prevenir estas coisas que acontecem com mais frequência com ligas metálicas macias tipo alumínio!

Grande abraço
tudo dito. os machos da Dormer valem todos os euros que custam. em aluminio, tem de se usar ferramenta boa
 
Olha, se nao tas confiante, pede ao teu mecanico para fazer. Ate porque isso para ficar bem feito, sem tirar o carter, tem de ser feito no elevador para que o macho ao passar fique mesmo na perpendicular.
Ele faz-te isso e pede-lhe para antes de meter o taco novo, para meter 1 litro de oleo barato, so para escoar alguma limalha.
Nao tenhas medo.
Pois e ainda por cima o meu bujão é de lado se fosse por baixo tudo era mais simples
 
Back
Top