Óleo vaso expansão

Tópico em 'Motor' iniciado por nuno.ribeiro977, 28 Jun 2020.

  1. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Boas
    Pessoal hoje reparei que o meu vaso de expansão do meu B6 estava mais escuro fui verificar a cor do G12 e reparei que está a passar do tom cor de rosa para castanho com umas pequenas gotículas de óleo preto
    Em dezembro vai fazer três anos que mudei a junta deste carro
    Penso ser do radiador de óleo que foi mudado á mesma data mas não foi OEM porque não havia em stock e tinha o motor em reparação não quiz esperar e levou da concorrência
    A minha pergunta é acham que pode ser junta outra vez?
    Estes radiadores de óleo duram assim tão pouco?
    Para ser eu a mudar isso que por acaso nunca vi mas não parece difícil terei de vazar o óleo todo?
    Não queria anular o radiador para teste prefiro tirar e soprar a ver se tem furo mas não sei se terei de tirar o óleo
    Tinha em mente sacar fora dar pressão a ver se tem fuga e substituir se for o caso
    No motor o óleo está bem preto daí apontar para o radiador óleo
    Alguém que me deia uma orientação para ver isso na garagem do meu pai
    Abraço
     
  2. Black Drako

    Black Drako

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    Sim, será radiador de oleo.
    Prepara um novo.
     
  3. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Nunca mudei nem nunca vi
    Podes me dizer o procedimento para ver se mudo isso no próximo sábado?
    Por exemplo terei de vazar o óleo?
    Estas coisas ...
     
  4. Black Drako

    Black Drako

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    Nao tens de vazar o oleo, ao tirares o radiador de oleo, sai sempre um pouco de oleo mas nada de especial.
    No entanto aconselho a mudar o oleo.
    Em funcionamento, as diferencas de pressao entre o oleo e agua, fazem com que o oleo passe para a agua mas com o motor parado vai sempre alguma agua para o oleo por mais que a passagem seja pequena.
    Muda o oleo, anti congelante, limpa o vaso de expansao e claro muda o permutador do oleo.
     
  5. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Azar do catano e tinha mudado o óleo o mês passado
    Então é assim tiro os tubos da água e deixo vazar,tiro o filtro do óleo ,o copo do filtro, a porca que segura o radiador meto novo com o vedante novo
    Depois meto copo e filtro de óleo reponho óleo em falta lavo todo circuito de arrefecimento certo?
    O óleo do motor foi mudado á um mês e está preto ainda não levou com água porque detetei logo no início não dá para atestar só o óleo em falta é que poupo logo 70€ no óleo
    Se tiveres paciência de escrever podes me fazer o procedimento da troca do radiador para eu perceber direito para não fazer merd@
    Obrigado
    Esta semana vou comprar um radiador de óleo para montar no sábado só acho estranho ter durado só dois anos e meio
    Este carro quase não anda fez hoje 230 mil
    O meu Clio tem 300 e o 205 tem 200 é estranho mas só se foi de qualidade fraca
    A marca é JP e fui ver preços e por acaso não é dos mais rafeiros lol
     
    Last edited: 28 Jun 2020
  6. Black Drako

    Black Drako

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    Basicamente disseste tudo...

    Tiras o filtro de oleo,
    Sacas fora os dois tubos de agua,
    Tiras a femea que segura o radiador,
    Tiras o radiador fora,
    Limpas a superficie do bloco com uma lixa de agua, so para tirar a sujidade,
    Metes o radiador novo no sitio (lubrifica o oring com oleo ou vaselina),
    Apertas a femea,
    Tubos de agua no sitio (cuidado para nao os trocar),
    Filtro novo no sitio (vaselina ou oleo no oring do filtro),
    Mudar o anti congelante e limpar muito bem o vaso (acho que sabes fazer isso).
    Quanto ao radiador novo, opta por um da Hella/Behr
     
  7. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Obrigado
    Assim já me oriento melhor
    Quem sabe sabe ,quem não sabe aprende lol
    A minha dúvida é sempre se ao tirar o filtro tem lá óleo e tenho de tirar o copo do mesmo e estou contando perder este óleo que me vai sujar o carro mas para além deste não corre mais de dentro do motor?
    Vou me meter nesta aventura no sábado depois posto o resultado
     
  8. madlima29

    madlima29

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    70€ o oleo?!
    Isso tá caro.
     
  9. nuno.ribeiro977

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    Óleo e filtro
    O óleo é este[​IMG]
     
  10. vtec92

    vtec92

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    Esse óleo compras por volta dos 40e. Eu unicamente mudava o radiador de óleo(comprar da nissens) e limpava o sistema de refrigeração.

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  11. Black Drako

    Black Drako

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    Não, perdes o oleo que ta no filtro apenas.
    O resto do oleo tá no carter.
     
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  12. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    É o que vou fazer o Ricardo já me orientou vou ver se corre bem
    Ainda tenho um litro de óleo que restou deste garrafão para depois atestar ao nível
    Acho que aqui nos Açores o óleo deve ser mais caro lol
     
  13. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Ah ok obrigado Ricardo assim meto uns panos velhos e desenrrasco me mais uma vez obrigado
     
  14. madlima29

    madlima29

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    Sergio Fininho gostou disto.
  15. ptfuzi

    ptfuzi

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    5w30? Isso a quente não fica muito "líquido"?

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