Óleo para motor Audi TT 1.8T 225cv APX

Boas pessoal,
Desde que tenho o meu TT já lhe fiz duas mudanças de óleo. Na primeira usei um óleo marca Meguin 100% sintético 5W30 com a norma VW 505.1 julgo. Na última mudança usei um óleo Petronas Syntium 5000XS também com a mesma norma VW e 5W30. Noto que o motor tem um cantar mais ruidoso e o óleo queima-se muito depressa, então este último tem desaparecido do motor que é uma coisa estúpida.
O antigo dono utilizava um Mobil 1 julgo que 5W50... Vou ter que trocar o óleo novamente porque já acabou o garrafão e tenho o óleo a meio nível, daqui a uns quilómetros estará novamente no mínimo.
Estes 2 óleos que usei foram-me aconselhados como sendo bons óleos a bons preços, satisfazendo as normas VW... No entanto não estou a gostar nada do resultado!
Alguém me pode aconselhar uma marca porreira, de óleo de alta performance? Tenho o carro com repro e gosto de puxar umas mudanças mas mas estes óleos não me trazem confiança...

Obrigado desde já pela ajuda!
Cumprimentos
 
Eu uso 10W40 e faço trocas a cada 10.000km, há quem use 5W40... Em 1999/2000 quando este carro foi lançado ainda não havia 5W30....

Não uses 5W30 este motor não foi concebido para isso, lá por ser um oleo mais recente e todo XPTO, não quer dizer que seja a melhor escolha...

Oleos bons, Castrol, BP, etc...

Eu uso AD MDX Plus 10W40 e porquê? Porque conheço onde se faz o embalamento e sei como funcionam os testes, fichas de produto, aplicação da ISO 9001, etc.... E acho que tem uma boa relação entre o preço e todo o controlo que é feito durante o processo de recepção da base e consequente modificação até ao embalamento.

Todo aquele oleo que cumpra a norma que o motor exige e que tenha uma ficha de produto e até ficha de aprovação do fabricante, é um oleo capaz de cumprir com as funções dele.
Qualquer marca de topo te garante isso....
 
Bem, se calhar é falta de conhecimento mas nunca vi óleo 10W40 100% sintético...
No entanto o meu carro no livro recomenda óleo 5W30 por isso é que tenho usado esta viscosidade e temperatura.
Contudo, se na altura em que o carro foi produzido ainda não havia óleo 5w30 julgo que isso não implica que eu não possa utilizar um óleo que lubrifique melhor e ajude a dar uma vida mais duradora ao motor sobretudo em regimes que se exige bastante do motor e turbo!
Estarei errado? Mais alguém tem um TT Quattro de 225cv que possa partilhar a sua opinião acerca do óleo?

Obrigado
Cumprimentos
 
Eu tenho um S3 de 210cv, ou seja o teu motor tem VVT (se tiver) e o meu não, de resto é tudo igual... Mas mesmo tudo, há um diferença numa valvula hidrualica que gere o comando do VVT (Nos BAM nos APX nem sei se não são sem VVT), à parte disso o teu deve ser de 2000 e por isso ainda usa sonda narrowband, entre o teu APX e o meu APY se existir essa diferença é muito pequena.... De resto a diferença dos 210cv para os 225cv estava no ficheiro. E os S3 não sairam logo com 225cv por motivos comerciais...

Portanto, e como dizes eu também nunca vi um 10W40 100% sintético e como te disse pode sempre usares 5W40 que existem carradas de oleos desses 100% sintéticos, eu não faço questão disso e continuo a usar o 10W40...

Agora diz-me uma coisa se sair um 0W20 que toda a gente diz que é melhor que o 5W30 e que protege mais os motores achas que vale a pena gastar €€ nisso??

Não compensa, simplesmente porque tens que compreender o conceito associado ao 5W e ao 30 e depois perceberes o porquê do teu carro gastar oleo e do meu não, sendo que o meu também tem repro e basicamente vive para levar porrada e já conta com 172.000 km....

O 10W40 que uso tem a especificação VW exigida pela marca, logo de acordo com o parecer da VW cumpre com as especificações por ele exigidas, claro que existe um documento em que a VW atesta a conformidade do oleo....
 
Back
Top