Óleo para caixa de velocidades

Boas
Quero trocar a valvolina da caixa, vi no autodata que este carro 1.9 tdi 110cv asv usa 75w/90 sintetico. Alguem aconselha alguma marca em especifico, que seja melhor? Ja agora dicas para mudar o oleo da caixa, nao vi nenhum diy. É só tirar o bujao e meter 2 litros da nova, ou existe algum truque para fazer isto bem feito. Ja agora quais são os parafusos em questao para tirar e para meter o oleo. Ou vou ter que mandar fazer na oficina, mas pediram-me 27€/litro+ mao de obra.

thank you
 
O problema mesmo é que é preciso uma chave especial para tirar o bujão de dreno, e não é todas as oficinas que a têm, e normalmente tiram á martelada...
 
Encontrei esta imagem:

es2u6c.jpg
 
Fosga-se vai lá vai se fosse 27€ dois litros não era caro agora cada litro va roubar para a estrada
 
lol, pois, por isso eu estar a fazer esta questao a malta. Normalmente faço bastantes manutençoes em casa, mudar oleo, filtros, pastilhas, discos, oleo de travoes, anti congelante, ponteiras direcção, enfim, tudo o que me é possivel fazer dentro dos meus limites. Mas por acaso nunca mudei oleo da caixa, tenho a teorica, mas nunca o fiz... Nem sei que marca hei-de comprar....
 
E só tirar e meter novo
Quanto a marca metes um de boa marca desde que cumpra as normas do fabricante
 
Ok, problema resolvido.

A chave necessária para desapertar e apertar os parafusos ou bujões de drenar e repor a valvolina é uma chave sextavada interior ou Umbrako 17mm.
Não é necessário anilhas em cobre nem nada, os parafusos são ligeiramente cónicos e vedam apenas com o aperto suficiente. Atenção aos binários de aperto, se fizerem força aquilo vai sempre, apertem apenas o suficiente, o que é relativo claro, se tiverem chave dinamométrica são 25Nm.

A valvolina que usei foi 75w/90 sintética como manda o fabricante devo dizer que custa mesmo cerca de 23€+IVA cada litro, são necessários 2 litros:

2a5ggg6.jpg


Basta drenar a velha, deixar escorrer, colocar o parafuso. Com uma mangueira de cerca de 1 metro, aplica-se na ponta da garrafa e mete-se a outra ponta no furo que serve de nível e espreme-se a garrafa lá para dentro até começar a sair, tapa-se e pronto, tá feito.
Sim nota-se diferença na caixa de velocidades.
 
o que notas-te na caiga amigo... o meu tt esta com 100mil certo... sera necessario trocar?

A caixa está mais suave e as mudanças entram melhor quando o carro esta parado.
Acho que deve mudar-se aos 200 mil, porém a marca não o costuma fazer nem o recomenda pois teoricamente o óleo da caixa dura a vida do carro. O que não está correto pois tende a perder qualidades com o tempo e aumentar o desgaste.

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk
 
Back
Top