Oleo Novo

Obturador disse:
No teu lugar não abdicaria do 505.01.

É o preconizado pela marca, e básicamente foi aditivado e refinado de forma a superar as situações ensaiadas e verificadas em análises de problemas pelo fabricante.

Para terem uma ideia, ao longo da vida de um tipo de motor a norma de lubrificante vai sendo alterada em função das anomalias verificadas nas oficinas da marca.

A questão do preço é relevante, mas deves pensar nos kms que queres ainda fazer com o carro independentemente dos que ele já tem.

O Visco 5000, concretamente, é um semi-sintético com componentes minerais que criam resíduos, especialmente se sujeitos a pressão e temperatura, e a frio é mais grosso (se apertas uma mudança nos primeiros 3 kms o óleo ainda nem subiu ao turbo e ele faz o esforço em seco, tendo muito mais desgaste e podendo partir. Deverá ser trocado também em intervalos muito mais curtos (10000 kms máximo)
Para carros atmosféricos até aos 70cv/ltr penso que é um bom óleo, a partir daí...

É inclusivamente um óleo que algumas marcas aceitam no plano de manutenção em motores TD de nova geração sem FAP, mas que não tem dado grandes resultados, optando algumas oficinas por aplicar o visco 7000 ou equivalente de outra marca (nos óleos a marca é o que menos releva).

Quanto à viscosidade vs ritmo de condução ou exigência do motor a coisa funciona ao contrário do que parece. Quanto mais temperatura e pressão, maior deve ser a viscosidade.

Para motores preparados (há mtos leons e A3 nestas condições) o ideal é um 10W60 100% sintético, em que utilizador sabe que está proibido de puxar até a temp do óleo passar dos 80º.

Enão porqê os 0W30 e 5W40? A questão tem a ver com o arranque a frio, o fabricante tem de garantir que eu se der à chave com o motor a 0º arranco a fundo e ele não parte. A questão da qualidade do óleo não está directamente relacionada com a viscosidade mas com os óleos base usados (mistura ou 100% sintética) e o nível de refinamento e aditivos.

Depois de tanta teoria, recomendo vivamente o 505.01. Se precisas de preço diz por pm, que eu recomendo-te um sítio onde fazem uns descontos porreiros.

Ja agora amigo no visco 7000 tens o 0w40 e o 5w40 qual a diferença destes??Se me sabes dizer???

Também é assim o visco 7000 é recomendado para 20mil Km é de vosso conhecimento que um carro com mts Km vai consumir bastante oléo, ou seja quando estiver para fazer a muda dos 20mil Km ja se tem acrescentado 1L/2L, coisa que não compensa.

No meu ver uma pessoa que tem um carro com alguns Km tem que ter algum cuidado e não vai arrancar logo a "matar" deve ter certos cuidados com o carro, dai não haver problema nehum em usar o visco 5000 alem de ter a ventagem de não andar a acrescentar nenhum de muda em muda, ja para não falar no preço!!

Eu usava o visco 7000 e passei para o visco 5000 por isso mesmo de muda em muda consumia quase 1 litro, alem de o preço do litro diminuir para metade!
 
A BP tem 3 tipos de Visco 7000,

Visco 7000 0W-40 100% Sintético

Visco 7000 Turbo Diesel 0W-40 100% Sintético

Visco 7000 Sport 5W-40 100% Sintético

A diferença tem a ver com a aditivação e refinamento, são óleos distintos, tendo em comum o facto de serem 100% sintéticos (daí a denominação Visco 7000).

ATENÇÃO,

Não quero subjugar ou criticar as opções de cada um, apenas transmito o que é a minha opinião. Já tive um carro que levava 12l de óleo, gastava 1 ltr por cada 2000 kms e a preconização era 5W40 100% sintético, que cumpri sempre!

Por mim cada um aplica o que quer no seu carro, até conheço que adicione óleo de fritar ao gasóleo por ser mais barato e ecológico (segundo dizem, tenho as minhas dúvidas).

Bons kms!
 
Back
Top