Óleo no circuito de refrigeração - Audi 80 1.6TD

Boa tarde, caros amigos, gostava de vos pedir ajuda para tirar uma ou duas dúvidas.
É o seguinte, tenho um 80 1.6TD de '91 e neste momento, ou melhor, há já cerca de 8 meses que vem aparecendo óleo no reservatório do líquido de refrigeração do motor, não é muita quantidade, mas vai-se acumulando, já verifiquei no sítio da junta da cabeça e não se vê vestígios de "babar" óleo por aí, deve ser apenas pelo interior, penso.

Uma dúvida que gostaria de tirar era se estes motores têm algum arrefecedor do óleo com filtro e se sim, se poderá o óleo estar a sair por aí? ou então, se apenas poderá ser pela junta da cabeça?

Gostava que alguém me pudesse ajudar nesta questão, pois pus o carro na oficina ontem, e se não fosse necessário substituir a junta da cabeça e todas as despesas associadas, seria bem melhor.
Desde já obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos
 
Boa tarde, caros amigos, gostava de vos pedir ajuda para tirar uma ou duas dúvidas.
É o seguinte, tenho um 80 1.6TD de '91 e neste momento, ou melhor, há já cerca de 8 meses que vem aparecendo óleo no reservatório do líquido de refrigeração do motor, não é muita quantidade, mas vai-se acumulando, já verifiquei no sítio da junta da cabeça e não se vê vestígios de "babar" óleo por aí, deve ser apenas pelo interior, penso.

Uma dúvida que gostaria de tirar era se estes motores têm algum arrefecedor do óleo com filtro e se sim, se poderá o óleo estar a sair por aí? ou então, se apenas poderá ser pela junta da cabeça?

Gostava que alguém me pudesse ajudar nesta questão, pois pus o carro na oficina ontem, e se não fosse necessário substituir a junta da cabeça e todas as despesas associadas, seria bem melhor.
Desde já obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos


É provável que o óleo se esteja a passar no radiador de óleo ou seja no sitio onde o filtro de óleo aperta pois nesse local existe uma pressão elevada do óleo comparativamente com a da agua .

E existem alguns casos em que essa espécie de radiador se rompeu.
 
Boas, felizmente não tenho esse problema de mistura de óleo com água, mas o meu radiador de óleo tem uma fuga já á bastantes anos proveniente de um acidente, mas nunca deu problemas desse tipo, por isso penso que não seja dai.

Do filtro também me custa a crer, tudo indica mesmo que seja da junta da cabeça, seria a minha aposta. É relativamente normal os nossos 1.6TD queixarem-se da junta e da cabeça, principalmente se o motor já estiver com carga ou algo "mexido" ...

Mas diz lá, notas fumos brancos a frio? Rendimento algo diferente, ou a água/óleo a desaparecer ??

Abraços
 
Boas, obrigado pela rápida resposta...fumo branco a frio nunca teve, por acaso em termos de fumos nunca vi nada de anormal...água a desaparecer tb não, em termos de óleo acho que deve ter havido alguma fuga, pois mudei-lhe o óleo em Junho do ano passado (15w40) e há pouco tempo ao verificar o nível na vareta, estava a meio, coisa que creio não ter acontecido antes...mas, com a idade. Já agora, onde fica mesmo o radiador do óleo, será aquele pequeno radiador que fica no fundo do carro do lado direito por baixo do turbo? ou isso é o intercooler, se é que estes modelos tinham intercooler?

Portanto, e apenas para confirmar outra dúvida, junto do filtro do óleo não há nenhum tipo de filtro que possa ter a haver com este problema, certo?

Obrigado mais uma vez, um abraço.

Cumps
 
Ja tive 3 Golf 2 GTD com esse motor os ultimos dois até eram intercooler e em dois deles deu esse stress e o problema sempre foi o radiador de oleo perfurado.


O radiador de óleo está integrado na peça onde o Filtro de Óleo aperta.


Vê pelo melhor.
 
No meu, o radiador de oleo é relativamente do tamanho do próprio intercooler e fica do lado oposto do carro, ou seja, canto inferior esquerdo, no lado do condutor

O meu sempre teve um pingo a cair lá quando lhe apetece e nunca foi por aí que chateou ... Mas sempre é mais facil veres se o radiador tem fuga, se não tiver, ja sabes que é da junta ...
 
No meu, o radiador de oleo é relativamente do tamanho do próprio intercooler e fica do lado oposto do carro, ou seja, canto inferior esquerdo, no lado do condutor

O meu sempre teve um pingo a cair lá quando lhe apetece e nunca foi por aí que chateou ... Mas sempre é mais facil veres se o radiador tem fuga, se não tiver, ja sabes que é da junta ...
tens a certeza disso :S
e o intercooler situa-se onde?
 
Reactive, creio que nunca tive esse problema com o radiador de óleo, mas no radiador do óleo não passa água, não é? ou seja, nunca pode misturar-se com o circuito de refrigeração, certo? sendo assim só pode mesmo ser da junta... :-(
 
Last edited:
Já tive esse problema tanto no audi 1.6 td como num c 1.7 dti!
Nesse audi o radiador de óleo é mesmo só de óleo não é arrefecido com agua é simplesmente só com o ar, por isso se te tá aparecer óleo na água ou é uma racha no bloco ou na cabeça mas isso tinhas que ter um azar muito grande, pois esse motor onde é mais probelematico é na cabeça que tem tendência a inpenar muito , e dai no misturar o óleo na água no sitio da junta.
O que só tens a fazer é tirar a cabeça mandar rectificar e por uma junta nova.

Fiz isto no meu audi uma vez aos 80 mil kml a cabeça inpenou e outra aos 250 deixei queimar a junta , aquecimento a mais
 
rayzor, espero bem que não seja uma racha no bloco, quer dizer, pelo menos por fora o bloco não baba nada cá pra fora, agora internamente espero que seja, e já é nada bom, "apenas" problema da junta. Mesmo assim, o mecânico da oficina onde pus o carro disse que ainda ía fazer um teste a uma peça que fica no sítio onde aperta o filtro do óleo, pode ser que haja ali alguma fuga e possa entrar no circuito da água, se fôr isso porreiro, menos mal...pois eu acho que estes motores são "material de guerra" e mesmo quando o ano passado chegou a cerca de 100º durante alguns minutos, não sei se seria razão suficiente para queimar a junta, ou se calhar até bastou...logo se vê...vou ficar à espera do diagnóstico...
cumps
 
100º?? então tas a espera do kê claro k é a junta :lol:

porque ?

eu não percebo é como no corsa B de 96 aparece 100º depois mais um traço e depois o vermelho.. e qd lhe calco acerio aquilo passa os 100º a brincar e com grande facilidade e já levou sistema de refregiraçao todo novo. tudo mesmo. ou seja esta a fazer muita mal neh?

peço desculpa estar a utilizar este tópico para tirar a duvida :/

sim já lhe queimei uma colaça. :s nao queria novamente
 
Back
Top