Mantem o 5w40, e se mudares apenas ao fim de 2 anos, nao grave. Nao vivemos num pais de neve, nem de muito frio para ter de trocar passado 1 ano.
Nada de inventar com o óleo
É usar o que é recomendado para o motor e mais nada.
Sabes porque foi criado o 0W30, certo? Usar cá em Portugal, é assim um bocado parvo. A nao ser que estejas a viver em plena serra da estrela.Se é essa a norma 505.01 tens ver que viscosidades admite. Eu tenho um que a norma é a w507.00, admite so duas viscosidades 5w30 e 0w30, tanto meto um ou outro, é o que estiver mais barato na altura e da marca mais barata, mas aprovada pela vw, e dos km o fabricante recomenda fixo de 15 em 15 mil ou flexivel de 30 em 30 mil ou 2 anos, tanto já substiutui com 34 mil, como com 10 mil, tudo depende do tipo condução e isso o fabricante nao te diz, condução em auto estrada tranquilo velocidades normais, maioritariamente em cidade + complicado e com muitas interrupcoes de regeneracoes pior mistura-se gasoleo com o oleo é de substituir bem mais cedo.
Se fazes poucos km e sao normais, opah mudas 1 vez por ano e salvo melhor opinião não tens problemas relacionados com troca de oleo, atencao troca tb o filtro!
Ia dizer que se calhar no interior do país ou até mesmo em trás dos montes poderia fazer diferença, mas não é o caso.Sabes porque foi criado o 0W30, certo? Usar cá em Portugal, é assim um bocado parvo. A nao ser que estejas a viver em plena serra da estrela.
Com as viscosidade a certas temperaturas, nao faz sentido usar.
Pois pois, um bocado parvo é trocares alhos com bogalhos, repara que o meu critério de escolha não é a viscosidade ser menor, é o que tiver ao preço menor no momento de comprar, independentemente de ser 0w30 ou 5w30, o que são coisas completamente distintas, escolher em função do preço ou da viscosidade.Sabes porque foi criado o 0W30, certo? Usar cá em Portugal, é assim um bocado parvo. A nao ser que estejas a viver em plena serra da estrela.
Com as viscosidade a certas temperaturas, nao faz sentido usar.
Uma coisa que só se compra 1 vez por ano ou em 2 anos, são 5€ que vão influenciar a compra??Pois pois, um bocado parvo é trocares alhos com bogalhos, repara que o meu critério de escolha não é a viscosidade ser menor, é o que tiver ao preço menor no momento de comprar, independentemente de ser 0w30 ou 5w30, o que são coisas completamente distintas, escolher em função do preço ou da viscosidade.
Trocar alhos com bugalhos?Pois pois, um bocado parvo é trocares alhos com bogalhos, repara que o meu critério de escolha não é a viscosidade ser menor, é o que tiver ao preço menor no momento de comprar, independentemente de ser 0w30 ou 5w30, o que são coisas completamente distintas, escolher em função do preço ou da viscosidade.
Imagina eu no meu 8P.Ia dizer que se calhar no interior do país ou até mesmo em trás dos montes poderia fazer diferença, mas não é o caso.
O 5W30 já vai dos -35°C até aos +35°C
O 0W30 vai dos -40°C até aos +35°C
Portanto vai dar ao mesmo, o preço é que eventualmente pode ajudar na escolha.