Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Penso que o óleo indicado é o que cumprir a norma VW 507 00 e viscosidade 5W30 ou 0W30. Podes confirmar no manual de instruções e/ou manual de manutenção que deve lá estar isso.

Boas

Na B6 estava a usar o Castrol Edge turbo diesel 5w40 que cumpre a norma 505.01 com revisões de 15 em 15 mil ou 1 ano. Como estou a fazer menos km nela queria usar um 5w30 para alargar o prazo para os 2 anos já que nem os 15 mil estou a fazer.

A duvida aqui prende-se em se posso usar o Castrol EDGE 5W-30 LL ou o CASTROL Edge Profissional Longlife III 5W30 em que ambos cumprem apenas as normas VW 504.00;VW 507.00, e qual deles seria mais indicado.

Grato desde já!

edit: vou para o 5w40 já que o motor da B6 não permite Longlife segundo percebi.

Last edited:
Mantem o 5w40, e se mudares apenas ao fim de 2 anos, nao grave. Nao vivemos num pais de neve, nem de muito frio para ter de trocar passado 1 ano.

Mantem o 5w40, e se mudares apenas ao fim de 2 anos, nao grave. Nao vivemos num pais de neve, nem de muito frio para ter de trocar passado 1 ano.

Pois é isso! Sempre troquei no mínimo 2x por ano andava mt com ela, agora como quase não anda não deve haver stress de não fazer a manutenção tão regular.

Nada de inventar com o óleo
É usar o que é recomendado para o motor e mais nada.

Certo! Só me surgiu a duvida pq vi por aqui alguém recomendar 5w40 para fazer intervalos de 15K ou 5w30 para intervalos de 30k. Só depois da consulta do manual é que vi que diz especificamente que para motores turbo diesel de 96 kW só podem levar óleo com a normal 505.01.

Se é essa a norma 505.01 tens ver que viscosidades admite. Eu tenho um que a norma é a w507.00, admite so duas viscosidades 5w30 e 0w30, tanto meto um ou outro, é o que estiver mais barato na altura e da marca mais barata, mas aprovada pela vw, e dos km o fabricante recomenda fixo de 15 em 15 mil ou flexivel de 30 em 30 mil ou 2 anos, tanto já substiutui com 34 mil, como com 10 mil, tudo depende do tipo condução e isso o fabricante nao te diz, condução em auto estrada tranquilo velocidades normais, maioritariamente em cidade + complicado e com muitas interrupcoes de regeneracoes pior mistura-se gasoleo com o oleo é de substituir bem mais cedo.
Se fazes poucos km e sao normais, opah mudas 1 vez por ano e salvo melhor opinião não tens problemas relacionados com troca de oleo, atencao troca tb o filtro!

Se é essa a norma 505.01 tens ver que viscosidades admite. Eu tenho um que a norma é a w507.00, admite so duas viscosidades 5w30 e 0w30, tanto meto um ou outro, é o que estiver mais barato na altura e da marca mais barata, mas aprovada pela vw, e dos km o fabricante recomenda fixo de 15 em 15 mil ou flexivel de 30 em 30 mil ou 2 anos, tanto já substiutui com 34 mil, como com 10 mil, tudo depende do tipo condução e isso o fabricante nao te diz, condução em auto estrada tranquilo velocidades normais, maioritariamente em cidade + complicado e com muitas interrupcoes de regeneracoes pior mistura-se gasoleo com o oleo é de substituir bem mais cedo.
Se fazes poucos km e sao normais, opah mudas 1 vez por ano e salvo melhor opinião não tens problemas relacionados com troca de oleo, atencao troca tb o filtro!
Sabes porque foi criado o 0W30, certo? Usar cá em Portugal, é assim um bocado parvo. A nao ser que estejas a viver em plena serra da estrela.
Com as viscosidade a certas temperaturas, nao faz sentido usar.

Sabes porque foi criado o 0W30, certo? Usar cá em Portugal, é assim um bocado parvo. A nao ser que estejas a viver em plena serra da estrela.
Ia dizer que se calhar no interior do país ou até mesmo em trás dos montes poderia fazer diferença, mas não é o caso.
O 5W30 já vai dos -35°C até aos +35°C
O 0W30 vai dos -40°C até aos +35°C

Portanto vai dar ao mesmo, o preço é que eventualmente pode ajudar na escolha.

Pois pois, um bocado parvo é trocares alhos com bogalhos, repara que o meu critério de escolha não é a viscosidade ser menor, é o que tiver ao preço menor no momento de comprar, independentemente de ser 0w30 ou 5w30, o que são coisas completamente distintas, escolher em função do preço ou da viscosidade.

Pois pois, um bocado parvo é trocares alhos com bogalhos, repara que o meu critério de escolha não é a viscosidade ser menor, é o que tiver ao preço menor no momento de comprar, independentemente de ser 0w30 ou 5w30, o que são coisas completamente distintas, escolher em função do preço ou da viscosidade.
Uma coisa que só se compra 1 vez por ano ou em 2 anos, são 5€ que vão influenciar a compra??

Trocar alhos com bugalhos?
Oh amigo, queres inventar, faz favor! Inventa para aí. Queres poupar? Nao troques o oleo. Eu falei, queres seguir segues, nao queres, faz favor siga!
Depois nao me venham dizer que afinal há mais diferenças para além das temperaturas suportadas e viscosidades e seus efeitos. Faz favor. Vai la poupar. Poupar tambem o teclado, que na poupança está o ganho.

Ia dizer que se calhar no interior do país ou até mesmo em trás dos montes poderia fazer diferença, mas não é o caso.
O 5W30 já vai dos -35°C até aos +35°C
O 0W30 vai dos -40°C até aos +35°C

Portanto vai dar ao mesmo, o preço é que eventualmente pode ajudar na escolha.
Imagina eu no meu 8P.
Se mudasse para 0w30, só se fosse da serra da estrela e fizesse mini percursos sem o motor aquecer devidamente. E mesmo assim, nao sei não. Mesmo de condensação no oleo, nao temos temperaturas suficientemente baixas para ver isso.

Por falar de óleo recomendado, alguém me pode esclarecer sobre o óleo indicado para motores a gasolina? Eu uso um 10w 30 recomendado pela VW, notei uma diferença absurda quando mudei para esse óleo em termos de temperatura do motor, de facto o óleo é mesmo o sangue do carro, só não sei se teria melhor opção. Em fóruns já deu para ver que o pessoal dos 1.8t usa o óleo que lhe dá na gana, por isso tenho essa duvida.

Back